Dando sequência ao Programa de Desenvolvimento do Tênis Feminino, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta quarta-feira (17), uma ação de suporte para treinadores(as) da área. A iniciativa tem o capitão do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup, Luiz Peniza, como coordenador e prevê mentorias de agosto a dezembro, com a participação de 20 profissionais que atuam em processos de formação do tênis feminino.
O projeto é uma ação conjunta da CBT com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao todo, serão 11 encontros, sendo oito online e três presenciais, realizados no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). Os custos de transporte e hospedagem serão custeados pela CBT e os profissionais serão convidados através de critérios.
A iniciativa pretende desenvolver os profissionais que atuam diretamente nas categorias de base, e serão chamados treinadores(as) que atuam com atletas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Em cada encontro presencial serão realizadas semanas de treinamentos com diferentes categorias juvenis, onde as discussões promovidas nos encontros on-line serão desenvolvidos na parte prática de forma presencial.
Durante os encontros, os profissionais irão debater sobre as dificuldades na realização dos trabalhos com as atletas e buscar soluções para que a modalidade possa alçar voos ainda maiores. Além de ajudar no crescimento da modalidade feminina no país, a mentoria também visa desenvolver uma filosofia de trabalho para o desenvolvimento do tênis feminino nacional.
“Esta é a etapa mais intensa do programa e talvez a mais importante, porque nos permite adquirir e disseminar o conhecimento para que a modalidade continue crescendo. A melhor forma de continuar dando passos importantes no tênis feminino é entender os contextos de cada treinador para que juntos consigamos encontrar soluções adequadas de desenvolvimento”, ressaltou Peniza.
Programa já vem desenvolvendo o tênis feminino desde fevereiro
As mentorias com os profissionais fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Tênis Feminino. Iniciado em fevereiro deste ano, a primeira etapa, intitulada etapa “Imersão In Loco”, levou Peniza a torneios juvenis da CBT e da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), como também a competições de nível WTA 1000 e Grand Slam, para observar e acompanhar o trabalho diário das nossas atletas.
Já em abril, foi realizado o Programa de Acolhimento “Estar lá”, onde as jogadoras do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup receberam algumas das principais atletas juvenis em São Paulo (SP) durante a preparação para o confronto contra a Alemanha. Na ocasião, os convidados puderam acompanhar e participar do dia a dia da equipe na semana anterior aos jogos.
“O programa visa fazer com que o tênis feminino cresça a curto, médio e longo prazo. Pensamos em gerar oportunidades e experiências para as atletas juvenis junto com nossas jogadores de referência a nível profissional. Além disso, poder construir uma filosofia de trabalho através da ação de suporte com os treinadores fazendo com que o nosso ambiente se fortaleça como um todo”, completou Peniza.
Por: Imprensa CBT