Partidas acontecem em Bolonha, na Itália, de 10 e 15 de setembro
Está definido o Time Brasil BRB que vai à fase de grupos das finais da Copa Davis. Nesta segunda-feira (15), o capitão Jaime Oncins convocou os atletas que irão representar o país no Grupo A da Copa do Mundo do Tênis diante da Itália, anfitriã e atual campeã, Bélgica e Holanda. As partidas acontecem de 10 a 15 de setembro, na Unipol Arena, em Bolonha.
Para o confronto, foram chamados Thiago Monteiro, número 85 do ranking ATP, Felipe Meligeni (#144), Gustavo Heide (#178), João Fonseca (#218) e Rafael Matos (39° no ranking de duplas da ATP). Se ficar entre as duas primeiras colocadas do grupo, a equipe brasileira avança à fase final, que acontecerá de 19 a 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.
Esta é a mesma equipe que venceu a Suécia, por 3 a 1, nos Qualifiers do ano passado e garantiu a inédita vaga para a fase final da Copa Davis, desde o novo formato criado em 2019. Segundo Oncins, a escolha foi baseada na confiança que tem nos atletas. “Como tive que fazer a convocação dois meses antes dos jogos, optei por manter o mesmo time que buscou a vitória num momento difícil do confronto. Tenho muita confiança nesses jogadores e todos vêm passando por bom momento”, pontuou.
Mesmo com a convocação definida para a competição, os capitães podem mudar a lista até 10 dias antes dos confrontos.
A primeira fase das finais é realizada no formato round-robin (todos contra todos) e os confrontos são disputados por equipes, onde são jogadas duas partidas de simples e uma de duplas. Vence o duelo a equipe que conquistar duas vitórias primeiro.
Os atletas
Thiago Monteiro
Mais experiente da equipe, o cearense ocupa a 85a colocação da ATP e recebe a 14a convocação. Ao todo, o tenista soma 14 títulos, sendo nove deles de nível Challenger. Os maiores são o ATP Challenger de Salzburg, na Áustria; o ATP Challenger 125 de Gênova, na Itália; e o ATP 100 de Campinas, em São Paulo.
O brasileiro ainda possui um bom retrospecto recente contra os principais adversários do mundo. No ano passado, Monteiro teve a maior vitória da carreira ao vencer o então número 4 do mundo, Holger Rune, pela Copa Davis contra a Dinamarca. Já em 2024, o tenista bateu Stefanos Tsitsipas, quando o grego era o sétimo da ATP, além do ex-top 10 Gael Monfils, da França.
Felipe Meligeni
O paulista de 26 anos terá sua oitava oportunidade na Copa Davis. Número 144º no ranking da ATP, Meligeni conta com três títulos ATP challengers, o último deles no ano passado, na França. Este ano, ele estreou em Grand Slams, passando os qualifyings de Roland Garros e Wimbledon.
Gustavo Heide
O jovem paulista de 22 anos faz parte da nova geração do tênis brasileiro e recebe a terceira convocação para o Time Brasil BRB. Atual 178º do mundo, Heide chega na sua melhor fase, após garantir o título do Challenger de Assunção, o vice-campeonato do ATP 125 de Bogotá, na Colômbia, e conquistar a medalha de ouro nas duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No torneio, ainda alcançou o quarto lugar na chave de simples, após disputa pelo bronze contra Thiago Monteiro.
João Fonseca
Com apenas 17 anos, o carioca vem realizando grandes feitos na carreira e integra o Time Brasil BRB pela segunda vez. Fonseca encerrou seu ciclo juvenil no ano passado como número 1 do ranking da ITF, além de conquistar o título do US Open Junior. Nesta temporada, já no profissional, ele alcançou sua primeira semifinal de Challenger e se tornou o primeiro atleta nascido em 2006 a conseguir o feito. Também brilhou no Rio Open, ao chegar às quartas de final do ATP 500 e foi finalista do Challenger de Assunção no Paraguai. Representando o país, João fez história ao conquistar o inédito título da Copa Davis Juvenil, em 2022. Atualmente ocupa a 218a colocação do ranking.
Rafael Matos
Atual 39° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na sexta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani.
Por: Imprensa CBT