Passagem do WEC pela principal pista do país foi a oportunidade para intercâmbio entre ativos Porsche no mundo e referenda excelência do evento no Brasil
Mesmo sem levar os carros de competição mais produzidos do planeta para o Autódromo de Interlagos, a Porsche Cup C6 Bank esteve presente no retorno do WEC ao palco que mais vezes recebeu os carros da montadora de Stuttgart após 10 anos.
Por intermédio do brasileiro Felipe Nasr, que compete nos Hypercar da Porsche no IMSA, a Porsche Penske Motorsport teve Guilherme Tristão, engenheiro da categoria no Brasil no corpo técnico do Porsche 963 que compete o principal campeonato de corridas de longa duração do planeta.
Responsável por intermediar ações entre a equipe que opera o protótipo que lidera o campeonato de pilotos do WEC com a organização e os prestadores de serviço no traçado de 4.309m da capital paulista, além de auxiliar na logística da equipe em Interlagos.
Além disso, os pilotos regulares do grid da categoria no Brasil e membros da direção da Porsche Cup também marcaram presença nas áreas de hospitalidade e prestigiaram a volta do mundial de endurance ao território nacional.
Outros membros do corpo de mecânicos freelancers da categoria também estiveram presentes em Interlagos integrando outras equipes tanto do grid dos Hypercars quanto dos LMGT3.
Diferente das outras passagens do WEC em São Paulo, a Porsche Cup não esteve presente como evento suporte para a prova de 6 Horas de duração. Nas três primeiras vezes que a categoria esteve no país, a Cup integrou o cronograma de atividades de pista em Interlagos com as corridas Sprint.
A categoria ainda viu seu atual campeão da Carrera Cup integrar a tripulação do carro #59 da LMGT3. Nicolas Costa foi o responsável por receber a bandeirada para o trio da United Autosport e encerrou a prova na quarta posição, brigando pelo pódio até as últimas voltas da corrida.
A Porsche Cup faz seu retorno ao território nacional no mês de agosto, com a quinta etapa do campeonato de Sprint, no mesmo Autódromo de Interlagos, entre os dias 22 e 25 de agosto.
O que ele disse:
“Tivemos um dos engenheiros do corpo da Porsche Cup representando a categoria na Porsche Penske Motorsport. Foi um pedido da própria equipe, intermediado pelo Felipe Nasr para facilitar na logística e no entendimento entre os envolvidos no evento. Também tivemos alguns mecânicos do nosso corpo de freelancers em outras equipes ao longo do fim de semana, além do atual campeão da Carrera Cup integrando uma das tripulações da LMGT3.”
Enzo Morrone
Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari