Circuito Loterias Caixa de natação reúne mais da metade dos nadadores convocados para Paris 2024

0

Competição será a última no Brasil antes dos Jogos Paralímpicos; 279 nadadores entrarão em ação nos dias 13 e 14 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação paralímpica acontecerá neste final de semana, dias 13 e 14 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O evento reunirá 279 atletas de 16 estados e do DF (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MT, MG, PR, PE , RJ, RN, RS, SC, SE e SP). Esta será a última competição brasileira da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

CONFIRA O BALIZAMENTO PRÉVIO DA COMPETIÇÃO

Para o evento na capital francesa, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os nomes de 37 atletas da modalidade – 21 homens e 16 mulheres – no último dia 25 de junho. Destes, 23 estão inscritos no Circuito, ou seja, 62,16% dos convocados estarão na competição em águas paulistas. 

Além deles, outros 87 representantes de nove esportes foram anunciados pela entidade na mesma data. Nessa quinta-feira, 11, foram conhecidos atletas de outras nove modalidades. Os tenistas serão divulgados na próxima quinta-feira, 18.

Entre os 279 inscritos para o Circuito estão nadadores que irão para Paris e que foram campeões paralímpicos em Tóquio 2020. A pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), é uma atleta que compõe as duas listas. Dona de três ouros, uma prata e um bronze na capital japonesa, ela foi a maior medalhista do Brasil na última edição dos Jogos. No Circuito, ela nadará três provas: 100m borboleta, 200m medley e 100m costas.

Outros campeões em Tóquio que foram convocados para Paris também vão competir na capital paulista neste final de semana. O mineiro Gabriel Araújoda classe S2 (limitação físico-motora), e o paulista Gabriel Bandeira, da classe S14 (deficiência intelectual), estarão na piscina do CT Paralímpico. Gabriel Araújo vai nadar os 50m e 100m costas, além dos 200m livre, enquanto Bandeira irá disputar os 100m borboleta. As provas do Circuito serão definidas em finais diretas.

O Centro de Treinamento Paralímpico também vai receber convocados para Paris que foram medalhistas mundiais neste ciclo. É o caso de Daniel Xavier Mendes, 22, natural de Resende, Rio de Janeiro. O nadador do Vasco, da classe S6 (limitação físico-motora), vai estrear em Jogos Paralímpicos, mas já foi campeão do mundo. Na Ilha da Madeira, em Portugal, no ano retrasado, subiu ao lugar mais alto do pódio no revezamento 4x50m livre. Já no Mundial de Manchester, Inglaterra, em 2023, faturou duas medalhas individuais: prata e bronze nos 50m e 100m livre, respectivamente. 

“É sempre bom estar em ritmo competitivo para entender como está a minha preparação. Ainda estou em fase de treinamentos, porque o pico será em Paris. Mesmo assim, será muito bom avaliar meu desempenho no Circuito Loterias Caixa e tentar melhorar cada vez mais dentro da piscina”, avaliou Daniel, que tem paraparesia espástica, doença que limita os movimentos dos seus membros inferiores. No evento paulista, ele nadará os 50m borboleta, bem como os 50m e 100m livre.  

Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira de natação esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou a modalidade ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.

Além disso, a natação é a segunda modalidade que mais garantiu pódios para o Brasil em Jogos Paralímpicos. Foram 125 – 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes. Apenas os esportistas do atletismo foram mais laureados: 170 medalhas (48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes).

Confira a lista de atletas convocados para Paris inscritos no Circuito Loterias Caixa de natação 
Ana Karolina
Andrey Madeira 
Beatriz Carneiro
Bruno Becker
Carol Santiago
Cecília Araújo
Daniel Xavier Mendes
Debora Carneiro 
Douglas Matera 
Edênia Garcia
Gabriel Araújo
Gabriel Bandeira
Gabriel Cristiano 
José Ronaldo
Lídia Cruz
Lucas Mozela
Lucilene Sousa 
Maiara Barreto
Mariana Gesteira
Matheus Rheine
Patrícia Santos
Phelipe Rodrigues
Raquel Viel

ImprensaOs profissionais de imprensa interessados em cobrir a Segunda Fase do Circuito Loterias Caixa de natação podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

ServiçoSegunda Fase do Circuito Loterias Caixa de nataçãoDatas: 13 e 14 de julho, a partir das 9h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

PatrocínioAs Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo e Gabriel Bandeira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Por: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade