A melhor volta do dia na classe Hypercar, a principal do FIA WEC, ficou com a Toyota Gazoo Racing, com direito a dobradinha no treino da tarde. A sexta-feira também marcou a primeira vez de Valentino Rossi na pista de Interlagos
Finalmente, depois de dez anos, o “espírito de Le Mans” está de volta ao Brasil. A sexta-feira (12) representou o início das atividades de pista da Rolex 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada 2024 do FIA WEC. O Autódromo de Interlagos foi palco de duas sessões de treinos livres, nas quais 37 carros, sendo 19 hypercars e 18 LMGT3, aceleraram em busca dos melhores tempos e da melhor compreensão do mais curto traçado do calendário, com 4.309 metros, que oferece um grande desafio aos mais de 100 pilotos inscritos para a jornada deste fim de semana.
Na pista onde venceu pela primeira vez no FIA WEC, em 2012, a Toyota Gazoo Racing foi a grande protagonista na principal classe do Mundial de Endurance e registrou dobradinha, com os dois melhores tempos da sexta-feira: Sébastien Buemi virou 1min25s727 em volta mais rápida com o Toyota GR010 – Hybrid #8, enquanto Kamui Kobayashi — piloto e chefe da equipe — foi o segundo colocado. Na LMGT3, Nicolas Costa foi o mais rápido do treino livre 1 com a McLaren 720S Evo #59 da United Autosports e concluiu o dia com o segundo melhor tempo, só atrás do argentino José María “Pechito” López, que comandou a segunda sessão do dia na capital paulista com o Lexus RC F #87 da Akkodis ASP Team ao anotar 1min35s725.
Os carros aceleraram no “templo do automobilismo brasileiro” em um dia típico de inverno paulistano. O primeiro treino do dia começou com pista molhada em razão da insistente garoa que deu as caras no circuito paulistano.
O melhor tempo do treino livre 1 entre os hypercars ficou com o suíço Nico Müller, que anotou 1min26s341 em sua volta mais rápida a bordo do Peugeot 9X8 #93 da Peugeot TotalEnergies. Earl Bamber colocou a Cadillac Racing na segunda colocação, a 0s179 do primeiro lugar, enquanto André Lotterer, com o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport que lidera o campeonato, foi o terceiro.
Nicolas Costa voltou a acelerar em Interlagos, desta vez como um dos integrantes do grid do Campeonato Mundial de Endurance liderando a classe LMGT3 na primeira atividade do dia. O piloto da United Autosports marcou 1min35s881 na sua melhor passagem com a McLaren 720S LMGT3 Evo #59 — tripulado também por James Cottingham e Grégoire Saucy —, em uma sessão de muito equilíbrio, onde o segundo colocado, o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 da Heart of Racing Team ficou atrás por apenas 0s003.
Tendo o brasileiro Augusto Farfus na sua tripulação, a BMW M4 LMGT3 #31 finalizou a manhã em sétimo lugar na LMGT3. O carro foi pilotado pelo indonésio Sean Gelael. Logo atrás, em oitavo, ficou a lenda mundial do esporte a motor Valentino Rossi, que pela primeira vez pilotou em Interlagos, com a BMW M4 #46 do Team WRT.
O treino livre da manhã foi finalizado com bandeira vermelha minutos antes do previsto em razão de um forte acidente sofrido pelo francês Arnold Robin, que perdeu o controle do Lexus RC F LMGT3 #78 da Akkodis ASP Team. O piloto foi levado para o hospital para a realização de exames, mas foi liberado pouco depois da batida e regressou a Interlagos no começo desta tarde. Entretanto, a equipe salientou que os “danos irreparáveis” impedem a continuidade do carro na sequência do fim de semana no Brasil.
Toyota com 1-2 em treino apertado — Com duas horas e 15 minutos, o treino livre da tarde teve uma duração bem maior que o previsto anteriormente (90 minutos) em razão do tempo de paralisação na sessão da manhã.
Tal qual no primeiro treino, a atividade que complementou o cronograma da sexta-feira foi de muito equilíbrio, que vem sendo uma das grandes características da temporada 2024. Os tempos registrados nas duas classes foram mais rápidos na comparação com o treino 1.
Na Hypercar, por exemplo, cinco carros foram separados por meros 0s142, sendo que a diferença entre os quatro primeiros colocados foi de apenas 0s049. A Toyota Gazoo Racing liderou com dobradinha, e o GR010 – Hybrid #8 foi o mais rápido tendo ao volante Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley. A tripulação do #7, formada por Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi, registrou 1min25s760 em sua melhor passagem, enquanto a Ferrari 499P #51, pilotada por Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado concluiu a sessão e o dia em terceiro lugar.
Depois do revés sofrido pela manhã, a Akkodis ASP Team liderou o treino da tarde e cravou a volta mais rápida do dia na LMGT3 pelas mãos de José María “Pechito” López: 1min35s725 a bordo do Lexus RC F LMGT3 #87, em carro pilotado também pelo francês Esteban Masson e o japonês Takeshi Kimura. A diferença para o carro segundo colocado, o Lamborghini Huracan LMGT3 #60 da Iron Lynx, foi de 0s325, enquanto a Ferrari 296 #55 da Vista AF Corse foi a terceira melhor colocada da sessão. Com foco no ritmo de corrida, a McLaren #59 de Nicolas Costa finalizou a tarde no top-10 e a BMW M4 #31 de Farfus, Sean Gelael e Darren Leung fechou a sessão em 13º lugar.
Brasileiros explicam sexta-feira — Líder do primeiro treino e dono do segundo melhor tempo na LMGT3 nesta sexta-feira, Nicolas comemorou a performance e revelou ter ficado até surpreso. “Fizemos ótimos treinos hoje aqui. O primeiro foi em condições mistas, de molhado e seco: conseguimos acertar uma volta muito boa e lideramos, o que foi muito legal. Na segunda sessão testamos outras condições do carro, acertos diferentes, não focamos tanto no tempo de volta, mas sim em simulação de corrida. Mesmo assim, conseguimos nos colocar bem. Para minha surpresa, ficamos com o segundo melhor tempo de todo o dia”, declarou.
“No geral, fecho hoje bem feliz com o dia que tivemos e fico ansioso para ver o quanto vamos evoluir amanhã”, complementou o piloto da United Autosports.
Por sua vez, Augusto Farfus revelou uma preocupação para a sequência dos trabalhos em Interlagos, mas reafirmou a confiança no trabalho do Team WRT para deixar a BMW M4 competitiva o bastante para buscar um grande resultado no domingo em São Paulo.
“O consumo de pneus aqui é mais alto que o esperado, então esse é um ponto crucial para a corrida. Acho que temos um carro com muito trabalho pela frente e vamos precisar trabalhar bastante nesta noite para tentar encontrar um equilíbrio melhor para amanhã. Mas a equipe vem fazendo um bom trabalho, e amanhã vamos acordar com um acerto melhor”, afirmou o paranaense.
Programação e transmissão — O sábado promete ser empolgante em Interlagos desde a manhã. Depois do treino livre 3, marcado para 10h30 e com duração de 60 minutos, os pilotos do FIA WEC voltam à pista paulistana a partir 14h30 para as sessões classificatórias: primeiro para a LMGT3 e, com início às 15h10, a tomada de tempos e a hyperpole da classe Hypercar, definindo assim os poles da Rolex 6 Horas de São Paulo.
A programação dedicada aos entusiastas do mundo automobilístico garante ainda exposições com fotos, troféus e carros clássicos, desfiles inéditos da Ferrari, Porsche e pilotos, e o mais esperado, Pit Walk, uma oportunidade única para os fãs, que adquiriram o passe de visitação, se aproximarem dos boxes das equipes e interagirem com os pilotos antes da corrida, aproveitando o clima do paddock de perto.
Domingo reservará o ápice do fim de semana. Com 37 carros na pista, sendo 19 hypercars e 18 GT3, e um total de quase 110 pilotos acelerando em Interlagos, a prova tem largada marcada para 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.
A partir deste sábado, o fã poderá acompanhar cada minuto de ação na pista da Rolex 6 Horas de São Paulo. Na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir, a partir de sábado, as atividades de pista previstas para a sequência do fim de semana de forma integral, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida, no domingo, durante o programa ‘Show do Esporte’.
E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, o treino livre 3, a sessão classificatória e a hyperpole, no sábado, e o evento principal, a Rolex 6 Horas de São Paulo, no domingo.
FIA WEC, temporada 2024
Rolex 6 Horas de São Paulo, Autódromo de Interlagos
Treino Livre 1
Classe Hypercar
1º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 1min26s341
2º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 1min26s520
3º- Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 1min26s567
4º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 1min26s777
5º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 1min26s824
6º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 1min26s871
7º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 1min27s344
8º – Mike Conway / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 1min27s647
9º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 1min28s158
10º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 1min28s426
11º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, 1min29s025
12º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 1min29s806
13º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 1min31s069
14º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 1min31s289
15º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 1min31s498
16º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 1min32s022
17º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 1min32s471
18º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 1min32s846
19º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 1min34s277
Classe LMGT3
1º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 1min35s881
2º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 1min35s884
3º- Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 1min36s104
4º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 1min36s160
5º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 1min36s198
6º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 1min36s636
7º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 1min36s646
8º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 1min36s657
9º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Joshua Caygill (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 1min36s701
10º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / José María López (ARG) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 1min36s831
11º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 1min37s030
12º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (SKN) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 1min37s336
13º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 1min37s423
14º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Christian Ried (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 1min38s079
15º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 1min38s440
16º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 1min39s564
17º – Arnold Robin (FRA) / Clemens Schmid (AUT) / Kelvin Van der Linde (AFS) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 1min40s108
18º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 1min46s368
Treino Livre 2
Classe Hypercar
1º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 1min25s727
2º – Mike Conway / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 1min25s760
3º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 1min25s770
4º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 1min25s776
5º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 1min25s869
6º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 1min25s931
7º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 1min25s979
8º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 1min26s131
9º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 1min26s442
10º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 1min26s693
11º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 1min26s759
12º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 1min26s892
13º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 1min27s001
14º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 1min27s156
15º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 1min27s165
16º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 1min27s219
17º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 1min27s295
18º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 1min27s743
19º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, 1min27s792
Classe LMGT3
1º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / José María López (ARG) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 1min35s725
2º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 1min36s050
3º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 1min36s201
4º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 1min36s203
5º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 1min36s248
6º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Joshua Caygill (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 1min36s409
7º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (SKN) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 1min36s567
8º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 1min36s655
9º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 1min36s692
10º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Christian Ried (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 1min36s734
11º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 1min36s794
12º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 1min36s829
13º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 1min36s852
14º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 1min36s881
15º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 1min37s230
16º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 1min37s541
17º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 1min37s735
FIA WEC, temporada 2024
Hypercar
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – André Lotterer, Kévin Estre, Laurens Vanthoor: 99 pontos
2º – Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen: 90
3º – Kamui Kobayashi, Nyck de Vries: 82
4º – Callum Ilott, Will Stevens: 60
5º – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell, Michael Christensen: 56
6º – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi, James Calado, 48
7º – Mike Conway, 46
8º – Brendon Hartley, Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi, 44
9º – José María López, 36
10 – Norman Nato, 35
Campeonato de Construtores:
1º – Porsche: 108
2º – Ferrari: 99
3º – Toyota: 96
4º – Alpine: 23
5º – BMW, 21
6º – Peugeot, 14
7º – Cadillac, 14
8º – Lamborghini, 11
9º – Isotta Fraschini, 0
LMGT3
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – Morris Schurring, Richard Lietz, Yasser Shahin: 75
2º – Klaus Bachler, Joel Sturm, Alex Malykhin: 75
3º – Augusto Farfus, Sean Gelael, Darren Leung: 73
4º – Erwan Bastard, Marco Sørensen: 42
5º – Michelle Gatting, Sarah Bovy: 41
6º – Alessio Rovera, François Heriau, Simon Mann, 41
7º – Alex Riberas, Daniel Mancinelli, Ian James, 37
8º – Dennis Olsen, Giorgio Roda, Mikkel Pedersen, 37
9º – Valentino Rossi, Maxime Martin, Ahmad Al Harthy, 36
10º – Rahel Frey, 36
Rolex 6 Horas de São Paulo, programação
Sábado, 13 de julho
10h30 – Treino Livre 3 (60 minutos)
12h00 – Pit Walk
12h05 – Sessão de autógrafos
14h30 – Classificação LMGT3
14h50 – Hyperpole LMGT3
15h10 – Classificação Hypercar
15h30 – Hyperpole Hypercar
16h00 – Entrevista coletiva pós-classificação FIA WEC
Domingo, 14 de julho
08h40 – Pit Walk
08h45 – Sessão de autógrafos
08h55 – Desfile de Ferrari
09h20 – Desfile de Porsche
09h45 – Desfile dos pilotos FIA WEC
11h30 – Rolex 6 Horas de São Paulo – largada
18h25 – Entrevista coletiva pós-corrida
NÚMEROS GERAIS
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Equipes: Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Equipes: Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – Bapco Energies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo
Por: Rolex 6 Horas de São Paulo