Um curso rápido e especializado foi disponibilizado às 34 confederações brasileiras que estarão na capital francesa para o início dos Jogos em 26 de julho.
Além de atender a todo o TIME BRASIL e aos Atletas Paralímpicos brasileiros, totalizando mais de 1.000 pessoas entre atletas, delegação e staff, a iniciativa inclusiva também visa ensinar francês a 2.000 alunos e professores da rede municipal, fruto de uma parceria entre a Aliança Francesa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, uma delegação brasileira está se preparando linguisticamente no idioma do país anfitrião. Este é o curso “Partiu Paris”, resultado de uma parceria entre a Aliança Francesa e o COB e o CPB, para ensinar Francês a todo TIME BRASIL (atletas, delegação e staff). Mais de 1.000 pessoas no total.
– “Eu já sei falar bom dia que é ‘bonjour’, tchau que é ‘au revoir’, com licença que é ‘excusez-moi”. As palavras básicas do francês agora fazem parte do vocabulário de Giullia Penalber, única representante do Brasil na modalidade da luta livre nos Jogos de Paris 2024. O aprendizado recente é consequência da iniciativa da Aliança Francesa e do Comitê Olímpico do Brasil. Com um curso de francês básico, que engloba todas as necessidades de um iniciante no aprendizado no idioma e que tem como diferencial módulos que associam a cultura turística francesa e os esportes olímpicos e paralímpicos, assim como acontecerá nos Jogos de Paris. Já foi disponibilizado a todas as 34 confederações brasileiras que estarão na capital francesa para o início dos Jogos no dia 26 de julho. O objetivo é ampliar e facilitar a experiência da delegação do país e de viajantes que queiram visitar a capital do esporte olímpico em 2024.
A iniciativa foi idealizada em 2021 e partiu da Aliança Francesa, instituição sem fins lucrativos que visa promover a língua e a cultura francesa fora da França.
“Com o avançar das negociações percebemos a dificuldade logística de haver aulas síncronas, pois as agendas dos quase mil integrantes da equipe eram completamente individualizadas e não haveria estrutura para tal. Daí, partimos para o projeto de criar um curso online que pudesse dar aos atletas e delegações conhecimentos básicos do idioma, possibilitando a eles se expressarem minimamente como um visitante turístico e, como cereja do bolo, colocaríamos lições relacionadas aos esportes olímpicos e locais emblemáticos que seriam palco das competições” – explicou Luiz Carlos Carvalho, diretor de marketing da Aliança Francesa.
Aliança Francesa também firmou parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) visando difundir o idioma francês e contribuir para a promoção e valorização do esporte junto a delegação Paralímpica brasileira.
Uma grande oportunidade para o desenvolvimento linguístico, social, cultural e inclusivo dos atletas com deficiência e da sociedade, além dos diversos benefícios de acessibilidade para toda a comunidade PcD. Um desafio que atenderá de forma positiva os diferentes públicos e pessoas com diferentes condições físicas.
“Neste mês de junho começamos a entregar os cursos acessíveis voltados ao Comitê Paralímpico e pelo que sabemos, o primeiro no mundo a atender pessoas com deficiência visual. Nosso sonho é ver nossos atletas se comunicando em francês, conquistando novos fãs e contribuirmos para a vida de cada pessoa que estará nos jogos, em nome do Brasil a ser um cidadão melhor”, afirma Luiz Carlos Carvalho, diretor de marketing da Aliança Francesa.
A importância da língua francesa no contexto esportivo internacional é imensa. Contudo, para os atletas paralímpicos será ainda mais importante conhecer o idioma que ser constantemente usado durante as provas por juízes, staff, para anúncios oficiais, comentários de especialistas, entrevistas, além de auxiliar na locomoção e comunicação enquanto estiverem no país sede dos Jogos de 2024. Com a metodologia exclusiva da Aliança Francesa, o aluno desenvolverá habilidades para falar, escrever, ler e compreender em francês desde a primeira aula.
“Muito nos orgulha contar com a Aliança Francesa neste ciclo paralímpico. Uma parceria que contribui ainda mais com a nossa missão de incluir as pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, que renderá futuramente muitas conquistas ao nosso país”, afirma Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Além de beneficiar os atletas, o projeto tem um caráter inclusivo e educacional. Com o objetivo de impactar 2.000 pessoas das escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, incluindo alunos e professores, a iniciativa resulta de um acordo entre a Aliança Francesa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A mecânica é simples: o mesmo curso que os Time Brasil estarão recebendo, estará disponível para comercialização através da aliancafrancesaonline.com.br. A cada curso vendido, um aluno ou professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro receberá uma bolsa integralmente gratuita com duração de 1 ano.
O projeto lança uma iniciativa de desenvolvimento linguístico, social, cultural e inclusivo destinada aos atletas, à delegação brasileira e a todos os interessados em aprender francês através de um curso pensado exclusivamente para o público brasileiro, visando facilitar o aprendizado da língua francesa.
O curso conta com mais de 1.000 atividades, 100 videoaulas, exercícios interativos, técnicas modernas de aprendizagem como microlearning e gamificação, que levam o aluno a descobrir o idioma francês, Paris, com seus pontos turísticos e todas as modalidades esportivas que estarão nos jogos de Olímpicos em 2024. Ao final, caso seja um bom aluno, estará apto a fazer um exame de proficiência DELF A1, o primeiro oficial do governo francês. (*1)
“Ficamos muito felizes de ser o primeiro parceiro do esporte olímpico brasileiro no âmbito linguístico a poder capacitar atletas e delegação a se comunicarem no idioma francês, para os jogos de Paris 2024. Neste projeto também nos tornamos a primeira Aliança Francesa do Mundo a desenvolver um projeto linguístico, social e esportivo que visa os Jogos Olímpicos. Nous sommes la braise! Nous sommes le Brésil!”, afirma Jean Bourdin, coordenador das Alianças Francesas no Brasil
Os interessados podem adquirir o curso através do link: www.aliancafrancesaonline.com.br ao valor convidativo de 12X R$ 149,90.
(*1) O valor do Exame DELf é cobrado a parte para quem desejar fazê-lo.
O Projeto PARTIU PARIS – Primeira iniciativa de formação linguística do TIME BRASIL e dos Atletas Paralímpicos brasileiros, em preparação de uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – iniciou em 2021, quando as pessoas da Aliança Francesa se deram conta que os Jogos de Paris seriam uma excelente oportunidade para que os brasileiros pudessem se aproximar ainda mais da cidade luz e do idioma francês. Com essa ideia em mente, o projeto foi apresentado ao COB com a proposta de capacitar todo TIME BRASIL em francês, pensando nos Jogos de Paris. Com o avançar das negociações percebeu-se a dificuldade logística de haver aulas síncronas, pois as agendas dos quase 1.000 integrantes da equipe eram completamente individualizadas e não haveria estrutura para tal. Com isso, a AF começou a desenvolver o projeto e a criação de um curso online, que pudesse dar aos atletas e delegação conhecimentos básicos do idioma, possibilitando a eles se expressarem minimamente como um visitante turístico e, como cereja do bolo, colocaríamos lições relacionadas aos esportes olímpicos e locais emblemáticos que seriam palco das competições (cultura e esporte associados). Foi um trabalho de formar professores em e-learning, entender as técnicas mais adequadas e modernas, pensando principalmente em um público jovem, digitalizado e conectado em redes sociais. Assim, nasceu o Partiu Paris, com técnicas de micrlolearning e gamificado, de forma a cada aluno poder compartilhar em redes sociais seus avanços e conquistas linguísticas.
Sobre a parceria com o CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes paralímpicos no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.
O projeto, que começou a ser negociado em novembro de 2022, torna a Aliança Francesa parceira oficial do esporte paralímpico brasileiro. Afinal, para ajudar a preparar nossos paratletas para os Jogos em Paris, nada melhor do que o único curso que é oficialmente reconhecido pelo país sede e, ao mesmo tempo, é brasileiro há 138 anos.
A iniciativa se deu via Programa Atleta Cidadão, realizado pelo CPB e que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio da capacitação e orientação profissional. Entre as ações realizadas por meio dele estão o oferecimento de bolsas de graduação e pós-graduação e a concessão de matrículas para cursos de idiomas.
A partir de agora podemos afirmar: nous sommes la braise, nous sommes le Brésil.
A parceria com o COB:
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) oficializou acordo com a Aliança Francesa no segundo semestre de 2023 para proporcionar aos atletas e delegação olímpica brasileira poder se comunicar em francês e ainda aprender sobre esporte, geografia, sociedade e cultura geral do país sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Com isso, a Aliança Francesa se tornou Parceira Oficial do Esporte Olímpico Brasileiro. Confira a matéria publicada pelo portal do COB: (https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/em-evento-de-um-ano-para-paris-2024-cob-apresenta-planejamento-e-anuncia-premiacao-recorde-a-medalhistas-olimpicos/ ).
A importância da língua francesa no contexto esportivo internacional é histórica. Afinal, os Jogos Olímpicos modernos, que foram revividos pelo francês Pierre de Coubertin, seguem, até hoje, tendo este como um de seus idiomas oficiais. Usado para anúncios oficiais, comentários de especialistas e entrevistas. Nesta edição em Paris, falar francês se torna ainda mais relevante.
Neste sentido, a parceria entre o COB e a Aliança Francesa proporciona a todos os membros do Time Brasil a oportunidade de já chegarem em Paris com conhecimento básico do idioma local, além de aprenderem conteúdos de francês esportivo olímpico, que irão auxiliá-los durante competições ou em momentos que estejam acompanhando outras modalidades.
Afinal, para ajudar a preparar os atletas olímpicos do Brasil para os Jogos na capital francesa, nada melhor do que aprender com o único curso de francês que é oficialmente reconhecido pelo país sede dos jogos e que é brasileiro há 137 anos.
A parceria faz com que, 100 anos após os últimos Jogos em Paris, a delegação brasileira retorne à França preparada para agradecer por suas conquistas no idioma dos moradores locais, demonstrando, mais uma vez, toda capacidade diplomática e simpatia que tanto representam o povo brasileiro.
“Com 138 anos no Brasil, a Aliança Francesa faz parte da história deste país e do seu futuro. Ser o parceiro do Time Brasil para a aprendizagem da língua francesa rumo aos jogos de Paris é para nós uma grande honra. Com investimentos importantes na modernização e digitalização dos nossos conteúdos pedagógicos, a aprendizagem da nossa língua se torna cada vez mais fácil, flexível e prazerosa. O Time Brasil terá a oportunidade de usufruir deste novo formato de ensino e nada será mais satisfatório do que ver nosso sonho se realizar: os atletas brasileiros agradecendo em francês por suas medalhas, em seus momentos de vitória e demonstrando mais uma vez toda simpatia e generosidade que tanto marcam o povo brasileiro – nous sommes la braise, nous sommes le Brésil “, diz Jean Bourdin, coordenador das Alianças Francesas no Brasil
Sobre a Aliança Francesa
A Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros e no Brasil possui a maior rede mundial de Alianças Francesas, com 37 associações e 68 unidades. É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de diversas modalidades do TCF, destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo e que vale 2 anos.
Por: Anna Accioly