Velocitta é o circuito que mais exige dos freios na Stock Car e será palco de três corridas

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Ingo Hoffmann, embaixador da Hipper Freios e maior campeão da categoria, explica desafios em uma das pistas mais travadas da temporada; provas serão realizadas neste final de semana

A Stock Car chega para sua quinta etapa na temporada 2024 e o palco das disputas será o Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu(SP), que recebe a categoria pela segunda vez no ano. A etapa traz o desafio de abrigar três provas no mesmo final de semana e justamente em um circuito conhecido por ser o mais exigente com os freios do calendário.

O Velocitta possui uma característica única entre outros traçados espalhados pelo Brasil: cerca de 25% da volta acontece com os freios acionados e isso ocorre por conta da sua particularidade de ter grandes variações impostas pelo relevo da região.

“O Velocitta é uma das pistas mais técnicas do Brasil. Considero a mais difícil por causa da enorme variedade de curvas. Freadas de todas as intensidades, em subida e em descida. É um circuito completo, o que só destaca a importância de se ter um carro bem ajustado no equilíbrio de freio, porque isso se traduz em um bom tempo de volta”, diz Gabriel Casagrande, atual campeão da categoria.

Os discos de freios produzidos pela Hipper Freios usam a tecnologia da retífica cruzada Hipper Grinding, permitindo que freios estejam prontos para uso desde os primeiros quilômetros. Os discos também contam com niobium steel na composição. Este material traz uma maior resistência mecânica e térmica, fazendo com que os freios aqueçam menos.

Embaixador da Hipper Freios e maior campeão da história da Stock Car com 12 títulos, Ingo Hoffman destacou também as frenagens no circuito e comentou como a tecnologia da Hipper Freios contribui para que os pilotos consigam efetuar as frenagens com maior eficiência.

“O Velocitta é uma pista que tem cinco pontos de frenagens bastante fortes e as retas não são tão longas, o que exige muito da técnica dos pilotos e também dos freios. Os pilotos têm demonstrado uma boa adaptação com a resposta dos freios, muitos elogiaram isso para mim, e em um final de semana com mais de 2h10 de corrida somando as três provas, os discos da Hipper Freios com certeza trazem uma componente extra de eficiência e segurança a todos”, diz Ingo.

A programação da Stock Car em Mogi Guaçu terá início na sexta-feira (28), quando os pilotos terão um shakedown, um treino livre e a primeira corrida do final de semana, que completará a segunda etapa do campeonato, às 14h40. O sábado será marcado por mais um treino livre, a classificação e a corrida Sprint, às 16h. O final de semana se encerra no domingo com a corrida principal da quinta etapa, com largada às 14h e transmissão de Band, Sportv e YouTube.

Por: Luiz Felipe Chaguri – RF1 Jornalismo

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