Brasil enfrenta a Colômbia em busca de vaga inédita na Copa do Mundo de Rugby Feminino

0

Em caso de vitória, seleção se classifica para o Mundial de 2025, na Inglaterra

A seleção brasileira feminina de rugby XV pode se tornar neste sábado, 29, a primeira equipe sul-americana na história a se classificar para a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em agosto e setembro de 2025, na Inglaterra. Para isso, as Yaras precisam vencer a Colômbia em jogo único, com sede neutra: a partida ocorre no estádio Héroes de Curupayti, em Assunção (Paraguai), às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube da Brasil Rugby.

“Sabemos que não será um jogo fácil, já que nunca vencemos a Colômbia no rugby XV feminino. Mas fizemos uma boa preparação e queremos fazer uma grande partida para tentar essa classificação inédita, o que seria fantástico para o desenvolvimento do rugby brasileiro”, afirma o treinador da seleção feminina, o uruguaio Emiliano Caffera.

Esta é a segunda vez que o Brasil disputa as Eliminatórias. Na edição anterior, as Yaras perderam justamente para as colombianas, por 23 a 19, em Medellín. Na ocasião, como a América do Sul ainda não tinha direito a uma vaga direta na Copa do Mundo, a Colômbia precisou disputar uma repescagem e acabou derrotada pela Escócia.

Para o duelo decisivo deste sábado, Caffera convocou 25 atletas, incluindo alguns destaques da seleção brasileira de sevens. São os casos de Luiza Campos, Raquel Kochhann, Mariana Nicolau, Marina Fioravanti e Isadora Lopes.

Vale destacar que, enquanto o rugby sevens é mais popular no Brasil entre as mulheres – com 21 títulos sul-americanos e duas medalhas de bronze em Jogos Pan-americanos –, o XV possui número superior de praticantes mundo afora. Até por isso, a Confederação Brasileira de Rugby vem desenvolvendo um projeto específico para a modalidade.

“Iniciamos o projeto do rugby XV feminino em 2019, com um amistoso contra a Colômbia. Aquele foi o primeiro jogo oficial da seleção brasileira desde uma partida pioneira contra a Holanda, em 2008. Estamos falando de uma modalidade que estava inativa no Brasil e ainda tivemos a pandemia no meio do caminho”, aponta a CEO da Brasil Rugby, Mariana Miné.

A partir de 2022, com a pandemia controlada, a confederação criou o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais nas categorias adulta e sub-19. Em paralelo lançou o Projeto Nina, voltado ao fomento das categorias de base dos clubes brasileiros, que tem ampliado o número de praticantes da modalidade. E, em outubro de 2023, anunciou a contratação do treinador Emiliano Caffera, com experiências em Mundiais masculinos por Uruguai e Chile, para comandar as duas seleções de rugby XV (Tupis e Yaras).

A 10ª edição da Copa do Mundo, na Inglaterra, contará com 16 seleções. Além do país-sede, já estão garantidas na competição: Nova Zelândia (atual campeã), Austrália, Fiji, Canadá, Estados Unidos, Escócia, França, Irlanda, Itália, África do Sul e Japão. Outras três vagas virão da liga mundial de rugby, que ocorre em outubro deste ano.

Confira abaixo a lista de convocadas para o duelo das Eliminatórias:

1 – Aline Bednarski – Pasteur (SP)
2 – Camilla Isis Carvalho – El Shaddai (RJ)
3 – Carolina Bastos – Poli (SP)
4 – Carolyne Carvalho Pereira – Delta (PI)
5 – Eshyllen Coimbra – El Shaddai (RJ)
6 – Fernanda Tenório – El Shaddai (RJ)
7 – Franciele Barros Martins – Sporting (Portugal)
8 – Giovanna Barth Costa – Maringá (PR)
9 – Iris Coluna – Poli (SP)
10 – Isabela Gomes – São José (SP)
11 – Isadora Lopes – Melina (MT)
12 – Julia Leni de Lima – Curitiba (PR)
13 – Larissa Alves de Carvalho – Curitiba (PR)
14 – Leticia Medeiros – Bond University (Austrália)
15 – Lohana Valente – Delta (PI)
16 – Luiza Campos – Charrua (RS)
17 – Marcelle Souza – El Shaddai (RJ)
18 – Mariana Nicolau – São José (SP)
19 – Marina Fioravanti – Poli (SP)
20 – Patrícia Lima – Melina (MT)
21 – Raquel Kochhann – Charrua (RS)
22 – Samara Vergara Costa – Pasteur (SP)
23 – Sofia Arantes – Poli (SP)
24 – Tais Leão – Melina (MT)
25 – Yasmim de Lima Soares – Melina (MT)

Por: Assessoria Brasil Rugby

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade