Vice-líder da Stock Car, Ricardo Zonta busca a liderança com três corridas no Velocitta, onde vence há três anos

0

Piloto da Shell-RCM chegou em segundo na sprint da segunda etapa da categoria, em março. Fim de semana atípico terá 140 minutos de provas

Não poderia existir um circuito melhor para a Stock Car realizar três corridas no mesmo fim de semana na temporada 2024. Pelo menos, essa é a visão de Ricardo Zonta, o Rei da Pista do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O paranaense da equipe Shell-RCM tem o recorde de poles no local, com três, e o maior número de vitórias, também com três, ao lado de Thiago Camilo.

O piloto Shell venceu corridas nos últimos três anos no Velocitta, um dos circuitos mais técnicos da temporada, com 3.443 metros e 12 curvas. Além disso, na corrida sprint da etapa de março, que será enfim finalizada neste fim de semana, Ricardo Zonta chegou na segunda posição. Com isso, o paranaense está na segunda posição do campeonato com 255 pontos, 30 atrás do líder Rafael Suzuki. Quando os pontos da sprint forem adicionados à classificação, a desvantagem vai diminuir para apenas 18 pontos.

O piloto que conta com o apoio da Shell V-Power vem em franco crescimento no campeonato. Após enfrentar problemas de motor na abertura do campeonato, em Goiânia, ele se recuperou e subiu nada menos que 11 posições na classificação nas últimas duas etapas, após Interlagos e Cascavel. Agora, o objetivo de Ricardo Zonta é, enfim, chegar à liderança do campeonato após o fim de semana do Velocitta.

Por isso, a importância de se encontrar o melhor acerto rapidamente, algo sempre essencial no circuito do interior paulista, aumenta ainda mais. Antes da corrida de 50 minutos da sexta-feira, os pilotos terão apenas o shakedown e um treino livre para fazer os ajustes em seus carros para a etapa do Velocitta. Quem parte de um acerto base mais eficiente, tende a levar vantagem neste fim de semana atípico da Stock Car.

A atípica programação da etapa do Velocitta será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown, um treino livre e a corrida principal da segunda etapa. No sábado, as atividades serão abertas pelo segundo treino livre, com a classificação na sequência. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:

“O Velocitta é uma pista em que o nosso retrospecto é muito bom! Somos os maiores vencedores da pista, sou o único que venceu três vezes seguidas no mesmo lugar, além de ser o recordista de poles, ocupando a primeira posição do grid por três ocasiões na Stock Car. Na nossa última passagem por lá em março subi mais uma vez no pódio conquistando a segunda colocação em uma prova extremamente disputada. O final de semana será diferente, pois teremos três corridas no mesmo final de semana. Sexta-feira disputaremos a corrida principal, válida pela segunda etapa, e no sábado e domingo duas provas da sexta etapa. Teremos um final de semana bem intenso e achar o melhor acerto já no início dos trabalhos será fundamental. O nosso histórico me deixa bastante confiante para buscarmos grandes resultados.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 5 – Velocitta, Mogi Guaçu, SP

Sexta-feira, 28 de junho:
08:30 – Shakedown
10:50 – Treino Livre 1
14:40 – Corrida Principal da 2ª etapa (50 minutos +1 volta)

Sábado, 29 de junho:
08:25 – Treino Livre 2
11:00 – Classificação
16:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade