Porsche Cup C6 Bank Endurance Challenge será aberto no sábado, 22 de junho, em Portugal

0

Autódromo do Estoril terá duas semanas seguidas de ação da categoria

A temporada 2024 do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank já tem data e local para seu início: 22 de junho, um sábado, em Portugal, no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril e palco da primeira vitória da carreira de Ayrton Senna na F1.

Serão duas semanas seguidas de ação no país europeu, com o campeonato de Sprint, as corridas curtas, realizando sua etapa nos dias 29 e 30.

Será a primeira ida ao exterior em 2024 para a categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo. Além da Europa, com Portugal, está prevista uma viagem a um vizinho de América do Sul: a Argentina, no Autódromo de Termas de Río Hondo, no fim de semana dos dias 21 e 22 de setembro, para a segunda das três etapas do Endurance Challenge.

No total, são 14 etapas internacionais na história da Porsche Cup C6 Bank. Portugal já recebeu seis eventos: quatro no Estoril (2011, 2012, 2014 e 2019) e dois em Portimão (2012 e 2013). Ja a Argentina voltou a receber a categoria no ano passado, após cinco anos de ausência. Antes, o país da América do Sul sediou corridas em Buenos Aires (2010, 2011 e 2017) e em Termas (2016, 2017, 2022 e 2023). O outro país a receber um evento dos carros de competição mais produzidos no planeta foi a Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya, em 2013.

A primeira etapa do Endurance Challenge será no traçado de 4.182 metros e 13 curvas do Estoril. A corrida terá a extensão de 300 quilômetros ou um limite de tempo de 2h30. Será o mesmo tamanho da segunda etapa internacional, em Termas de Río Hondo, na Argentina. A decisão do campeonato das provas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank será em Interlagos, na tradicional prova de encerramento da temporada, com extensão de 500 quilômetros.

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade