Nona e décima etapas do Campeonato Mundial serão disputadas nesse fim de semana, em Berlin
O aeroporto de Tempelhof, em Berlin – Alemanha, volta a receber neste fim de semana as disputas do Campeonato Mundial de Fórmula-E. O espaço, que desde a segunda temporada recebe a competição, será sede de mais uma rodada dupla com as provas que serão validas pela nona e décima etapas da competição.
Vindo de uma temporada de crescimento o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara, da equipe ERT Fórmula-E, está animado para as atividades na Alemanha. Nas últimas etapas o desempenho dos carros de sua equipe tem melhorado bastante em relação ao começo do ano e, com isso, naturalmente as expectativas são de repetir os bons resultados conquistados na Itália e no Japão.
O campeonato correu ao redor do icônico Aeroporto de Tempelhof em 17 ocasiões, em diversos traçados. Além de receber o E-Prix de Berlim, o local tornou-se a sede única do Campeonato para realizar as últimas seis corridas em apenas nove dias durante a pandemia em 2020. Nessa ocasião, inclusive, foi quando Sette Câmara fez a sua estreia oficial na categoria.
O traçado mais recente – usado em 2023 – tinha 2.355 metros de extensão e gerou incríveis 362 ultrapassagens ao longo dos dois dias – incluindo oito líderes de corrida diferentes, foi um novo recorde para a Fórmula E. Porém, para 2024, o circuito foi ampliado e agora o traçado passa a ter 2.585 mts. com 15 curvas e três longos trechos de aceleração plena.
Os objetivos de Sette Câmara neste fim de semana são muito claros tendo como base a sequência para a fase de duelos nas duas sessões classificatórias. Com base em suas posições de largada, naturalmente, os objetivos para as corridas giram em torno de acumular o maior número de pontos possíveis e, com isso, subir na classificação do Campeonato.
“Estou bastante animado para as corridas aqui de Berlin. Nosso carro tem melhorado ao longo das etapas se mostrando um pouco mais veloz nas sessões de classificação e sobretudo mais confiável com o gerenciamento de energia nas corridas. Apesar de não ter conseguido um bom resultado na última etapa, viemos em uma curva crescente ao longo do ano com bons resultados em Diriya, Misano e Tokyo. Pelas características do novo traçado as duas corridas serão, com certeza, naquele formato de pelotão em que nenhum piloto terá vontade de liderar. Assim, quem tiver a melhor estratégia no gerenciamento de energia levará uma grande vantagem para o resultado final. Outro ponto interessante a se observar nesse fim de semana é que teremos alguns novos pilotos no grid o que, de alguma forma, dará aos pilotos com mais experiência a oportunidade de se destacar diante do grid como um todo”, destacou o brasileiro patrocinado pela MRV e BET7K.
SOLIDARIEDADE COM O POVO DO RIO GRANDE DO SUL
Apesar de morar na Europa há 10 anos Sérgio sempre teve suas raízes muito fortes no Brasil e, sempre que possível, está em Belo Horizonte curtindo seus momentos de lazer com a família e amigos.
Diante da tragédia que assola nos últimos dias o Rio Grande do Sul, o piloto brasileiro se preocupou em oferecer sua solidariedade. “É impressionante o que temos visto acerca da situação das enchentes no Rio Grande do Sul. Não me lembro de ter visto algo assim no Brasil e estou, realmente, muito consternado com a morte de tantas pessoas, outras tantas desabrigadas e, naturalmente, de todas as perdas materiais que isso irá acarretar num futuro próximo. Tenho vários amigos gaúchos e, nesse momento de dor e tristeza, me solidarizo com eles e com toda a população do Rio Grande do Sul. Sei que vocês são um povo forte, de luta e que lá na frente sairão ainda mais fortalecidos de tanta dor. Quero estender o meu abraço e minha força a todos aqueles que não estão medindo esforços oferecendo ajuda humanitária seja pessoal, com doações de alimentos ou mesmo doações financeiras. Eu, meus familiares e meus patrocinadores estamos engajados também nessa corrente de apoio. Na próxima semana, passada a nossa etapa de Berlin, vamos organizar o leilão de um item importante de minha carreira para que, com a renda da arrecadação, possamos ajudar ainda mais aos que precisam reconstruir suas vidas. A todos o meu fraterno e sincero abraço”.
Confira abaixo a programação oficial do fim de semana (Horário de Brasília)
Sexta-feira (10/maio)
Treino livre 1 – 11:55hs (YouTube Grande Prêmio)
Sábado (11/maio)
Treino livre 2 – 02:55hs. (YouTube Grande Prêmio | Band Sports)
Classificação – 05:20 hs. (YouTube Grande Prêmio | Band Sports)
E-Prix – 10:00hs. (YouTube Grande Prêmio | Band)
Domingo (12/maio)
Treino livre 3 – 02:55hs. (YouTube Grande Prêmio)
Classificação – 05:20 hs. (YouTube Grande Prêmio | Band Sports)
E-Prix – 10:00hs. (YouTube Grande Prêmio | Band Sports)
Por: Sérgio Sette | Assessoria de Comunicação