Rei dos domingos, Werner Neugebauer vence pela Porsche Cup C6 Bank em Interlagos e assume a liderança da Carrera Cup

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Antonella Bassani vence na Challenge depois de boa largada, e Gabriel Liber triunfa na Trophy

Os domingos da Porsche Cup C6 Bank têm um rei em 2024 e ele atende pelo nome de Werner Neugebauer. Diante de mais de 20 mil pessoas no principal autódromo do Brasil, o competidor do carro #8 novamente venceu a corrida 2 da Carrera Cup, como já fizera em Goiânia e Velocitta. O multicampeão Miguel Paludo terminou em segundo, com Thiago Vivacqua, pole e vencedor da véspera em terceiro. 

Lineu Pires venceu na Sport com o quarto lugar geral e Marcos Regadas completou o pódio, repetindo a vitória da véspera na Rookie.

O campeonato de Sprint completou sua primeira metade com três gaúchos nas três primeiras posições. Neugebauer é o novo líder com 131 pontos, seguido por Muller (126) e Paludo (125) Esta a pontuação desconsidera os dois descartes previstos no regulamento, que são aplicados após a etapa final do campeonato de sprint.

Pela classe Challenge, depois de 50% da temporada de sprint realizada, o campeonato se anuncia em um embate direto entre a atual campeã Antonella Bassani e Miguel Mariotti. Só os dois venceram em 2024, com Antonella brilhando neste domingo. 

Ela assumiu a liderança na largada e sustentou em todas as voltas para vencer pela primeira vez em Interlagos e a quinta na temporada. De quebra a piloto catarinense de 18 anos recém completados foi favorecida pelo abandono do concorrente direto na volta 11 das 14 da prova, tirando pontos importantes da margem de Mariotti no topo da tabela de classificação. 

Mais cedo, a Trophy realizou sua corrida com direito a vitória de Gabriel Liber, segundo lugar de Jose Moura Neto depois de importante recuperação ao largar de oitavo e o primeiro pódio de Leticia Bufoni, em quarto atrás do pole Silvio Morestoni.

A Porsche Cup C6 Bank retoma sua temporada no mês de junho, quando disputa corridas em fins de semana consecutivos no Estoril. A viagem a Portugal será a primeira internacional da vigésima temporada dos carros de competição mais produzidos no planeta. Em setembro, há ainda outra etapa internacional, na Argentina.

As corridas

Carrera 

Werner Neugebauer logo atacou o pole Lineu Pires e assumiu a liderança antes do S do Senna. Marçal Muller tentou acompanha, mas chegou muito rápido na freada e Miguel Paludo subiu para segundo lugar. O #544 e o #7 então fizeram meia volta lado a lado, disputando cada palmo de asfalto em Interlagos numa disputa limpa.

Werner fechou a primeira volta na liderança, seguido por Paludo, Muller, Christian Hahn e Thiago Vivacqua. Em sexto, Peter Ferter liderava na Sport, com Marcos Regadas, em décimo, liderando na Rookie.

Na volta 3, Paludo havia se livrado da pressão de Marçal e buscava atacar Werner. E Hahn se aproximou bastante do #544.

Na volta 8, Paludo mergulhou por dentro no S do Senna e chegou a ultrapassar. Mas Werner foi hábil na defesa de sua linha aplicando um “X” com estilo. Muller viu a brecha e tentou atacar Paludo no Lago. Imediatamente atrás, Alceu Feldmann, que havia passado Vivacqua, ensaiava ataque sobre Hahn.

Os cinco primeiros abriram a volta 9 separados por 1.133s e, na volta seguinte, foi acionado o safety-car, interrompendo o que se apresentava como a melhor disputa da temporada.

A relargada veio na volta 12, com Paludo embutido em Werner. Marçal atacou o #7 no Laranjinha por fora, em ousada manobra. O #544 fez um verdadeiro drift para controlar o carro, permitindo o troco de Paludo. Então Feldmann atacou Hahn no Bico de Pato, acertando Muller como dano colateral. Muller caiu para 14º, Hahn ficou uma posição atrás e Feldmann recolheu para os pits.

O safety-car novamente foi acionado por incidente no S do Senna entre outros competidores e ficou até a bandeirada. 

Assim Werner ganhou sua terceira corrida 2 no ano. Paludo foi segundo com Vivacqua em terceiro. Lineu Pires, venceu na Sport com o quarto lugar no geral. E Marcos Regadas completou o pódio em quinto, triunfando novamente na Rookie.

Challenge

O pelotão se apresentou desordenado e não foi dada a largada na primeira tentativa. Na volta seguinte, Antonella Bassani saltou de terceiro lugar para um mergulho decidido por dentro e passou tanto Celio Brasil quanto o pole Matheus Roque. Miguel Mariotti também teve um início forte, saltando de sexto para terceiro.

Ao término da primeira volta, a campeã liderava, seguida por Brasil, Mariotti, Roque e Leonardo Herrmann. 

Na volta 3 foi acionado o carro de segurança para remoção de um carro parado na área de escape da curva do Sol. No giro seguinte veio a relargada. Os cinco primeiros sustentaram suas posições. Em sétimo, Gerson Campos foi tocado por Caio Castro na freada do S do Senna. Gerson conseguiu voltar, em último. Caio teve que abandonar.

Antonella logo tratou de abrir mais de 1s de vantagem sobre Brasil, que liderava na Sport sob extrema pressão de Mariotti. Roque seguia em quarto com Herrmann em quinto e, em nono, Caio Chaves vinha na liderança da Rookie.

Na volta 11, Mariotti tentou atacar Brasil por fora na tomada do Lago e os carros resvalaram. O  #21 acabou atolado na caixa de brita e o safety-car novamente foi acionado.

Sob regime de bandeira amarela, Sadak Leite perdeu o controle do carro #66 e travou Roque. O pelotão passou e os dois então recuperaram suas posições na fila de largada.

Matheus largou em terceiro, mas Sadak a seguir ficou para o fim do pelotão antes da bandeira verde.

Antonella relargou com autoridade, seguida por Celio Brasil, Roque, Herrmann e Sebá Malucelli. E eles receberam a bandeirada nesta ordem na volta seguinte. Gerson Campos se recuperou com autoridade, para ser sexto depois de cair a 16º no toque de Caio Castro. Caio Chaves terminou em nono, vencendo de novo na Rookie.

Trophy

Silvio Morestoni logo foi pressionado por Gabriel Liber pela liderança. Leticia Bufoni era terceira e Denis Ferrer vinha a seguir. 

Na abertura da volta 2, Andre Cytrynbaum rodou no S do Senna e a liderança na classe Sport ficou para Fernando Arruda. 

Jose Moura Neto passou William Araujo, Ferrer e Leticia, avançando para terceiro entre as voltas 2 e 3. Ferrer depois recolheu para o box, aparentemente com furo no pneu.

No fim da volta 4, Heverton Cardoso passou Arruda na subida do Café e os dois vieram disputando na sequência.

Araujo atacou Leticia no fim da volta 6 e chegou a ultrapassar na tomada do S do Senna, mas a piloto do carro #13 aplicou um “X” clássico e conservou o quarto lugar. Então no Mergulho Araujo acabou rodando. Fernando Arruda, que havia novamente passado Cardoso pela liderança na Sport, era quinto no geral como consequência do lance.

A dois minutos da bandeirada, Morestoni rodou e bateu na parede interna na primeira perna do S do Senna. Liber avançou para a liderança. Moura Neto alcançou o #8 na penúltima volta e superou Morestoni por fora na segunda perna do S do Senna na volta final.

Liber venceu com tranquilidade, Moura Neto selou uma formidável recuperação de oitavo no grid para segundo. Morestoni conseguiu ir até o fim apesar dos danos na parte frontal de seu Porsche. 

Em quarto, Leticia Bufoni conquistou seu primeiro pódio. Fernando Arruda foi quinto, vencendo na Sport.

O que eles disseram:

“Não tinha ritmo, o Miguel (Paludo) era muito mais rápido que eu. Acho que o mais importante foi ter cabeça. Tive de segurar bastante ele. Não sei o que aconteceu, o carro ontem estava bem melhor. Não sei se tivemos algum problema nos pneus, mas desde o início, desde a segunda volta, eu vi que não tinha ritmo. Não conseguia frear como eles, não tinha a mesma velocidade de contorno das curvas. Tive de dar um jeito. Foi uma corrida difícil.”

Werner Neugebauer

“Minha primeira vitória em Interlagos foi especial! Todo piloto sonha em ganhar uma corrida aqui e me deixou muito emocionada por conseguir isto. Os treinos não foram dentro do que esperávamos, classificamos na 11ª posição ontem, mas sabia que o ritmo de corrida era muito bom e conseguimos provar isso. Ontem largamos de P11 e terminamos em P4, hoje de P3 para P1 na primeira volta. Vi que o Mariotti abandonou e isso vai equilibrar o campeonato, pois também tive um abandono no Velocitta e agora estamos mais vivas do que nunca na disputa pelo título.”

Antonella Bassani

“Foi uma disputa muito boa com o Werner (Neugebauer) e o Marçal (Müller). Não dava para ser mais limpa que isso, com todos se respeitando muito lado a lado. Passei meia volta ao lado do Marçal, depois mais meia volta ali de novo. E no fim com o Werner também. Parabéns a ele pela performance. Estava mais rápido, mas infelizmente não consegui me posicionar para fazer a ultrapassagem. Ao mesmo tempo também estava pensando nos pontos. A gente vinha de resultados não tão bons e nada melhor que voltar a estar competitivo, brigando por vitórias. Agora é pensar no campeonato e partir para a próxima depois da Endurance em Portugal.”

Miguel Paludo


“Foi uma corrida definida como uma redação, com início, meio e fim. Todos completamente diferentes. Fui bastante agressivo no início para me posicionar, até porque sabia que tinha um bom carro. Foi essencial se posicionar bem. O meio já foi cadenciado, com todo mundo virando igual. E no fim, sabia que ia estar todo mundo junto, então alguma coisa poderia acontecer, por isso que a minha ideia foi, não. Mostrar muita resistência ao Alceu (Feldmann), porque sabia que todo mundo ia ficar junto até a última volta. E poderia me aproveitar disso. Foi o que aconteceu. Cheguei em terceiro. Pontuei bem no fim de semana. Estou muito feliz. Chegar no pódio nas duas corridas é gratificante nesse circuito histórico.”

Thiago Vivacqua

“Foi um fim de semana perfeito. Fiz a pole na Sport, ganhei ontem e hoje. A largada não foi muito boa, mas nas corridas temos que ter sorte. Demos sorte, eles se enroscaram e sobrou pra mim. Está ótimo, é mérito.”

Lineu Pires

“A gente vinha fazendo uma briga limpa com o Miguel (Paludo), bem disputada, mas infelizmente tem pilotos que acham que estão sozinhos na pista. Não estavam brigando pelo campeonato e fazem quem está brigando jogar os pontos fora. Isso é inadmissível. Já perdi um campeonato no passado por um toque assim desse mesmo piloto. É muito lamentável o que aconteceu hoje aqui.”

Marçal Müller

“Conseguimos levar a Rookie no ano passado e agora tento repetir na Sport, sem colocar pressão, com um passo por vez e evolução consistente. Neste ano venci na primeira etapa, na segunda não foi como esperava. E agora consegui ganhar de novo em Interlagos que é uma pista que eu gosto bastante”

Celio Brasil

“Consegui manter a liderança hoje. Foi uma corrida de muito aprendizado. Acabei tomando uma batida no começo, caí para quarto na minha categoria. E fiz sempre o que meu coach falou: manter a cabeça no lugar, ter paciência e manter o ritmo para ir buscando um por um. Consegui fazer isso ontem e hoje de novo. Ou seja, serviu muito de aprendizado essas duas corridas em Interlagos.”

Caio Chaves

“É uma sensação maravilhosa vencer em Interlagos! Consegui trazer o carro para bandeirada, tive um problema no câmbio e tive que batalhar com o carro e com a embreagem para vencer aqui. Tive que me preocupar muito com o Silvo, depois que passei ele que comecei a ter os problemas com as marchas, então era um olho no espelho e um na pista para conquistar a vitória.”

Gabriel Liber

“Agradeço a todos que estiveram comigo até aqui e me ensinaram tudo que eu sei. Tem pouco mais de um ano que eu ando de carro de corrida e não imaginava que venceria na minha primeira corrida em Interlagos, eu estou muito emocionado com essa vitória.”

Fernando Arruda

“Eu estava muito tensa hoje de manhã, comecei em uma posição muito boa, mas os carros atrás de mim eram bem rápidos, então sabia que não poderia cometer nenhum erro ao longo da prova. No comecinho perdi a terceira posição, mas ele estava mais rápido que eu e o resto da prova foi de muito foco para me manter bem e não acontecer o mesmo que aconteceu no Velocitta de ter rodado no finalzinho, então isso estava muito na minha cabeça e consegui terminar em quarto.

Quando vi a bandeira indicando na última volta, tinha um carro se aproximando muito e isso me deixou bem tensa, mas estava focado e consegui trazer o carro até a bandeirada.

Muito feliz com o resultado, na sexta eu estava achando quase impossível melhorar meu tempo de volta em Interlagos e ontem consegui um quali muito bom, então foi um dia muito especial e eu posso afirmar que Interlagos é a minha pista favorita até aqui.”

Leticia Bufoni

Resultados
Carrera Cup

1. #8. Werner Neugebauer 27:31.729
2. #7. Miguel Paludo +0.120
3. #10. Thiago Vivacqua +0.410
4. #888. Lineu Pires (S) +0.728
5. #17. Marcos Regadas (R) +1.282
6. #56. Peter Ferter (S) +1.572
7. #199. Nelson Marcondes (S) +3.063
8. #33. Bruno Campos (R) +3.401
9. #70. Lucas Salles +4.900
10. #87. Nelson Monteiro (S) +5.586
11. #14. Carlos Campos (S) +5.994
12. #24. Gustavo Zanon (R) +6.312
13. #121. João Barbosa (R) +7.558
14. #544. Marçal Muller +8.804
15. #26. Christian Hahn +9.465
16. #20. Pedro Aguiar +11.372
17. #12. Marco Pisani (R) +12.273
18. #77. Francisco Horta (S) +13.024
19. #29. Rodrigo Mello +13.805
20. #85. Eduardo Menossi (R) +14.622
21. #9. Edu Guedes (R) +15.290
22. #84. Gustavo Farah (R) +16.487
23. #51. Israel Salmen (R) +18.214
24. #60. Ramon Alcaraz (R) -1 volta
25. #15. Leonardo Sanchez (R) -2 voltas
26. #27. Josimar Junior (S) -2 voltas
27. #1. Alceu Feldmann -2 voltas
DNF
#3. Franco Giaffone 
#74. Piero Cifali (R)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Challenge
1. #72. Antonella Bassani +4.3032. #139. Celio Brasil (S) +11.0823. #32. Matheus Roque (S) +11.4904. #23. Leonardo Herrmann (S) +0.802
5. #100. Sebá Malucelli (S) +11.839
6. #82. Gerson Campos +22.325
7. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +15.630
8. #54. Caio Chaves (R) +21.527
9. #55. Marco Tulio (S)
10. #99. Wagner Pontes (R) +27.414
11. #58. Claudio Simão (R)
12. #1. Alceu Feldmann Neto (R)
13. #9. Claudio Reina (R) +1:12.532
14. #38. Eric Santos (R) +48.113
15. #45. Paulo Totaro (R) +46.528
16. #66. Sadak Leite +2.128
17. #71. SangHo Kim (S) +13.232
18. #21. Miguel Mariotti 27:39.051
DNF
#177. Lucas Locatelli (R)
#7. Luiz Souza (S) +41.533
#22. Caio Castro +20.056
#3. Cristian Mohr
(S) Sport / (R) Rookie

Trophy
1. #14. Gabriel Líber 22:50.778
2. #45. José Moura Neto +8.422
3. #8. Silvio Morestoni +9.191
4. #13. Leticia Bufoni +33.711
5. #129 Fernando Arruda (S) +33.988
6. #33. William Araujo +49.019
7. #7. André Cytrynbaum (S) +49.217
8. #22. Heverton Cardoso (S) +53.249
9. #77. Vitor Marques (S) +53.844
10. #331. Neto Heil (S) +53.953
11. #1. Gustavo Costa (S) +1:00.342
12. #777. Lucas Lucco +1:13.311
13. #12. Marcelo Seiroz (S) +1:23.968
14. #121. Denis Ferrer -2 voltas
DNF
#11. Thiago Rios (S)
#18. Ricardo Zylberman (S)
(S) Sport

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

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