Nos dias 22 e 23 de agosto de 2020, a Stock Car realizou duas corridas em Interlagos. Era o segundo fim de semana de Cesar Ramos na Ipiranga Racing, e ele conquistou a pole position na corrida de sábado e na corrida domingo. Ficou em segundo nas duas, sábado atrás de Nelsinho Piquet, domingo de Ricardo Zonta. Hoje, em sua quinta temporada sob o comando de Andreas Mattheis, Cesinha largou em segundo e venceu a corrida de abertura da 3ª etapa da temporada 2024. Seu companheiro de equipe, Thiago Camilo, foi terceiro, e entre os Toyota número 30 e 21 da Ipiranga chegou Felipe Massa.
“Muito feliz e muito grato pelo trabalho da equipe. A gente não vinha bem desde o fim da temporada passada, nas duas primeiras etapas desse ano não tivemos desempenho, a nos treinos de ontem o carro também não foi competitivo. Saí daqui tarde da noite, todos fomos sinceros, falamos o que achávamos de estava errado, discutimos como uma família, todos na Ipiranga Racing sabem que são minha segunda família, e hoje o carro estava bem melhor na classificação. Ainda não para voltar a andar entre os primeiros na classificação, mas competitivo o suficiente para botar a faca entre os dentes e brigar pela vitória”, disse Cesar, que classificou em 11º lugar e pelo critério de grid invertido dos doze primeiros largou em segundo, ao lado de Gabriel Casagrande.
Logo nas primeiras voltas Cesinha mostrou que não se contentaria com a segunda posição. “Eu fui pra cima desde o começo, quis mostrar para o Gabriel (Casagrande) que eu ia usar o botão de ultrapassagem quanto fosse necessário, não ia poupar o carro e queria a vitória”. Na primeira investida do piloto da Ipiranga o atual campeão, fechou a porta e quase jogou o Toyota número 30 para fora da pista, mas na investida seguinte, na 4ª volta, Cesinha assumiu a ponta, que foi confirmada após o fim da janela de pit stops. Cruzou a linha de chegada confortáveis 2,1 segundos à frente de Felipe Massa.
Thiago Camilo classificou em 9º e largou em 4º, atrás do companheiro de equipe. Logo na primeira volta conseguiu ultrapassar Nelsinho Piquet, que largou em 3º, e se manteve nessa posição até Cesar Ramos ultrapassar Casagrande. Camilo também ultrapassou Casagrande, que logo depois abandonou com problema no motor – e assumiu a segunda posição. Estava nessa posição quando abriu a janelas de troca de pneus obrigatória, e perdeu um pouco de tempo – e a posição – no pit stop.
“Mostramos muita evolução no fim de semana, que começou muito difícil. Tive um carro bom na corrida e poderia ter chegado em segundo, mas subir ao pódio em um momento difícil para a equipe, com meu companheiro vencendo, é um resultado muito bom. Amanhã tem mais corrida e vamos tentar fazer o máximo de pontos possível para subir no campeonato”, disse Camilo.
Por: Alexandre Kacelnik