– Apresentado pela Prefeitura de Saquarema, festival tem patrocínios do Banco do Brasil, Cerveja Sol, Monster Energy Drink, G-Shock Brasil e Verde Campo
– Juçaí, TVB e Castelhana Praia Hotel são os apoiadores do evento, enquanto Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e ASS (Associação de Surfe de Saquarema) são os parceiros institucionais
– Em sua 4a edição, o festival cresceu, quase dobrou de tamanho, e reunirá várias atrações, ativações, shows com bandas locais e até uma competição de skate
Reforçando sua relevância para a economia do surfe nacional, o Saquarema Surf Festival, apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória a Leo Neves, chega a sua quarta edição com recorde de marcas parceiras. Realizado pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e chancelado pela World Surf League Latin America, o evento será válido pela segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe e ocorre entre os dias 15 e 21 de abril.
Para 2024, o festival conta com patrocínios de Banco do Brasil, Cerveja Sol, Monster Energy Drink, G-Shock Brasil e Verde Campo, além dos apoios de Juçaí, TVB e Castelhana Praia Hotel. A Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e a ASS (Associação de Surfe de Saquarema) são parceiras institucionais do evento.
Além do recorde de marcas parceiras, o evento contará ainda com uma área de 1200 metros quadrados na Praia de Itaúna – a maior de todas as edições até o momento – recebendo também competição de skate, shows de bandas locais e muitas ativações para o público presente.
“A parceria com a Prefeitura de Saquarema nestes quatro anos e o apoio da comunidade de surfe local fez do Saquarema Surf Festival um dos principais eventos de surfe do mundo e atraindo grandes empresas, que entendem este território como fundamental para construção de suas marcas. Estamos muito felizes em celebrar mais uma edição do Saquarema Surf Festival!”, explica Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports.
Confira abaixo todas as ativações de patrocinadores, apoiadores e parceiros:
Banco do Brasil – Na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, o BB levará à Itaúna uma série de ativações, que estarão distribuídas em quatro tendas que, juntas, somam mais de 54 metros quadrados. No Espaço BB, os visitantes poderão participar do Surfe Elástico, uma estrutura com prancha suspensa que permitirá aos fãs uma visão privilegiada da competição e das atrações de entretenimento presentes na arena. O local contará ainda com aulas de surfe, ritmo e ioga, onde os participantes ganharão brindes como shoulder bag, copo de fibra de arroz, óculos de sol e adesivos. Guardas-sóis e cadeiras também estarão disponíveis para empréstimo ao público presente. Já no Espaço BB Kids, as crianças desfrutarão de uma área de convivência com recreador infantil, que desenvolverá atividades como oficina de miçangas recicladas, além de contarem com livrinhos de colorir e baldinhos de areia. Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a economia local, o Banco do Brasil disponibilizará duas de suas tendas. Em uma delas, a ONG Eco Local fará ações de conscientização e a limpeza da praia durante o evento, enquanto a outra receberá a Vila Beach Surfing, comércio local especializado em artigos de surfe. Além disso, os espaços contarão com totens de protetor solar e hidratação, para que todos possam curtir o evento com segurança.
Cerveja Sol – A cerveja mexicana com mais de cem anos de história escolheu o maior festival de surfe da América do Sul para começar sua história com o esporte. A Cerveja Sol estará presente na Área Vip e na Área dos atletas do evento.
Monster Energy Drink – Reconhecida apoiadora de diversas modalidades do esporte brasileiro, a Monster também estará presente no Saquarema Surf Festival. Em seu estande, a marca oferecerá degustação de seus produtos e fará o sorteio de mais de 400 brindes exclusivos, como camisetas, bonés, garrafas de água, toalhas de praia e até um cooler de rodinhas personalizado, entre outros. A Monster levará à praia uma ação de surfe mecânico, que ocupará uma área de 25 metros quadrados e permitirá ao público experimentar a sensação de surfar na areia. Os participantes que conseguirem ficar mais de 30 segundos em cima da prancha ganharão uma lata de Monster gelada e um brinde exclusivo. Na entrada do evento, os visitantes terão ainda acesso ao Truck Monster, onde também serão realizadas degustações dos produtos da marca.
Verde Campo – Especializada em alimentação saudável, a Verde Campo levará ao Saquarema Surf Festival uma ativação de roleta, onde os participantes poderão ganhar brindes, como viseiras, ecobags e produtos da marca. Eles levarão ainda seus produtos para degustação. O estande contará também com um painel instagramável em formato de prancha, para que os fãs registrem em grande estilo sua presença no evento.
G-SHOCK – Conhecida por sua linha de relógios voltados para atividades esportivas, a G-Shock comercializará os seus produtos no evento. Além disso, a marca irá presentear os campeões do surfe e do skate com relógios da marca.
Prefeitura de Saquarema – Reforçando seu compromisso com a preservação da natureza saquaremense, a Prefeitura de Saquarema realizará diversas ações de conscientização do Programa Bandeira Azul durante o Saquarema Surf Festival. Realizadas no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a iniciativa contará com ações do Instituto BW – ONG que trabalha com conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos/RJ – nos dias 15 e 19 de abril, além de exposição sobre animais silvestres nos dias 20 e 21, elaborada pela Guarda Municipal da cidade.
TVB – Especializada na criação de roupas e acessórios para a comunidade do surfe, a TVB terá um estande de 9 metros quadrados para exibição e comercialização de seus produtos. A marca levará ainda uma mesa de ping pong, onde visitantes e atletas poderão curtir entre as baterias das competições.
Juçaí – Criada como solução contra o desmatamento da palmeira-juçara, a Juçaí utiliza o fruto desta jóia nativa da Mata Atlântica para criar produtos deliciosos, que prezam pela colheita sustentável, o respeito à fauna local e pelo comércio justo. A marca levará seus produtos para degustação dos atletas e convidados da Área Vip.
Sustentabilidade e inclusão social
Com o compromisso de preservar as praias brasileiras e tornar o surfe acessível para todos, a WSL e o Saquarema Surf Festival desenvolvem diversas ações de sustentabilidade e inclusão social durante o evento. Em parceria com a Planton, climatetech que oferece soluções inovadoras para o problema dos gases de efeito estufa, o Saquarema Surf Festival irá neutralizar as emissões realizadas durante o evento.
O festival fará ainda toda a gestão de resíduos e upcycling dos materiais utilizados no evento, contando com a expertise da ONG Eco Local, que há 22 anos atua para mitigar os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos no meio ambiente. A coleta dos resíduos é feita diariamente, com separação e pesagem realizada no local. O evento irá promover ainda ações de educação ambiental e coleta de lixo nas areias, em parceria com a ONG Blue Birds, além de plantio de mudas nativas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Saquarema.
O Saquarema Surf Festival receberá ainda o projeto Novas Ondas, que beneficia aproximadamente 70 crianças. Com uma variedade de atividades, incluindo palestras, aulas e momentos de interação, o projeto irá oferecer uma experiência enriquecedora para os participantes do evento, aproximando a nova geração de surfistas dos atletas da WSL.
O projeto Praia Para Todos, criado em 2018 pelo Instituto Novo Ser para garantir lazer, acessibilidade e esportes nas praias cariocas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, também estará presente, com suporte diário aos visitantes PCDs.
A praia de Itaúna é reconhecida com a certificação internacional de Bandeira Azul 2022/2023, criada pela Foundation for Environmental Education (FEE), que distingue localidades mundo afora que seguem critérios de gestão ambiental, qualidade da água e de responsabilidade social.
Para acompanhar a transmissão ao vivo: site da WSL Latin America, APP, Canal do YouTube da WSL Brasil e pelo Tik Tok da WSL Brasil.
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
Sobre a WSL – A World Surf League (WSL) é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague܂com.
Por: Mércia Suzuki – Casa do Bom Conteúdo