Fortunato e Peppe venceram na Extreme. Bassetti e Baptista triunfaram na Sport.
A segunda etapa da Copa Joy ACDelco foi extremamente emocionante do começo ao fim. Desde os treinos livres até a formação do grid de largada, testemunhamos um equilíbrio gigantesco, com Aleandro Fortunato marcando a pole position e Alexandre Peppe ao seu lado na primeira fila. Na categoria esporte, Marcos Bassetti mostrou um grande desempenho e garantiu a pole.
A largada da primeira corrida foi emocionante. O carro de Fortunato acabou não tendo a tração adequada e, com isso, todo o pelotão se aproximou rapidamente. Apesar disso, o carro #40 conseguiu se manter na primeira posição, trazendo consigo Ale Peppe, que voltou a utilizar o número #44 na categoria.
Enquanto os dois primeiros carros despontavam no traçado, o restante do pelotão se digladiava. Diversos toques e disputas ocorreram entre Edgard Amaral, Paulo Cocco, Rafael Silva, Daniel Dias, Nilson Patrone, todos buscando seu espaço. Às vezes, alguns toques e escapadas de pista mostraram que a vontade de todos os pilotos era, acima de tudo, a vitória.
À medida que as voltas foram passando, os líderes foram se distanciando dos demais. No final, um toque mais severo acabou deixando alguns carros avariados. Aleandro Fortunato ficou com a vitória na categoria extreme, enquanto Marcus Bassetti garantiu a primeira posição na categoria Sport.
Confira a classificação final da primeira corrida:
1 #40 A.FORTUNATO/M.GALLIAN EXTREME
2 #44 Alexandre PEPPE EXTREME
3 #81 M.BASSETTI/L.GABRIEL SPORT
4 #32 Eber GOMES EXTREME
5 #111 P.COCCO/JP VELARD EXTREME
6 #3 André/Sylvio BAPTISTA SPORT
7 #12 Daniel DIAS EXTREME
8 #2 Nilson PATRONE EXTREME
9 #10 Ricardo MARTINES Filho SPORT
10 #19 André MAGNO SPORT
11 #80 C.ASCIUTTI/R.PINTO EXTREME
12 #27 Leandro /Vinicius HENRIQUE SPORT
13 #99 A.ADRIANI/R.ZEMA SPORT
14 #117 Renzo ZAMBOLINI SPORT
15 #7 Vinicius MENDES SPORT
16 #86 Gerson LOVATO SPORT
17 #11 Sandro SIQUEIRA SPORT
18 #33 Ramon GIRALDI SPORT
19 #126 RAFAEL SILVA SPORT
20 #5 Rudi MAHLE SPORT
21 #29 Victor MAHLE SPORT
22 #50 E.AMARAL/D. CARVALHO EXTREME
23 #14 Gianlucca TANCREDO SPORT
24 #77 Luciano VISCARDI EXTREME
Segunda corrida
Para a segunda corrida um fato inusitado aconteceu, pela primeira vez não tivemos a inversão de nenhum carro no grid e com isso o Joy #40 de Fortunato se manteve na posição de honra, mas agora era comandado por Maurício Gallian. Alexandre Peppe partiu na segunda colocação enquanto o #81 que passou a ser comandado por Luiz Gabriel partiu do terceiro lugar.
Logo no começo da prova o que se viu foram grandes disputas Peppe partiu para a disputa da primeira colocação com Gallian, Vellard que havia assumido o carro #111 foi para cima de Eber Gomes e de Luiz Gabriel. Douglas Carvalho e Luciano Viscardi que largaram no final do pelotão começaram a fazer diversas ultrapassagens e com isso a disputa ficou interessantíssima.
As voltas foram se passando e mais uma vez a disputa ficou maravilhosa. Claro que alguns toques aconteceram, alguns pilotos acabaram saindo da pista, mas nada que não fosse toque de corrida JP Vleard acabou tendo um pneu furado e foi obrigado a abandonar a disputa. Outro que ficou pelo caminho também foi Daniel Dias. No final das contas o que se viu foi um domínio de Alexandre Peppe que assumiu a liderança ainda nas primeiras voltas e após abrir mais de 5 segundos de vantagem olhou o pelotão se reunir em virtude da entrada do safety car.
Quando o carro de segurança deixou a pista o pelotão partiu para as disputas finais, mas com isso o carro #44 mas uma vez se manteve na ponta ainda assegurou a investida de Nilson Patrone mas rumou para mais uma Vitória na carreira e na categoria.
O carro #2 de Patrone cruzou a linha de chegada na segunda colocação seguido de perto por Maurício Gallian e Eber Gomes que mais uma vez foi ao pódio. O pódio da Extreme ainda foi completo por Luciano Viscardi que ganhou 19 posições na corrida e Douglas Carvalho que angariou 16.
Na categoria Sport, André Baptista triunfou, Ricardo Martines ficou em segundo, o piloto do carro #10 fez uma grande prova sempre com grandes disputas. Vinicius Henrique, Rafael Silva, Romero Zema e Vinicius Mendes fecharam o top-6.
Confira a classificação final da segunda corrida da Copa Joy ACDelco:
1 #44 Alexandre PEPPE EXTREME
2 #2 Nilson PATRONE EXTREME
3 #40 M.GALLIAN/A.FORTUNATO EXTREME
4 #32 Eber GOMES EXTREME
5 #77 Luciano VISCARDI EXTREME
6 #50 E.AMARAL/D.CARVALHO EXTREME
7 #3 André/Sylvio BAPTISTA SPORT
8 #80 C.ASCIUTTI/R.PINTO EXTREME
9 #10 Ricardo MARTINES Filho SPORT
10 #27 Leandro/Vinicius HENRIQUE SPORT
11 #126 Rafael SILVA SPORT
12 #99 A.ADRIANI/R.ZEMA SPORT
13 #7 Vinicius MENDES SPORT
14 #19 André MAGNO SPORT
15 #81 M.BASSETTI/L.GABRIEL SPORT
16 #86 Gerson LOVATO SPORT
17 #5 Rudi MAHLE SPORT
18 #29 Victor MAHLE SPORT
19 #117 Renzo ZAMBOLINI SPORT
20 #12 Daniel DIAS EXTREME
21 #14 Gianlucca TANCREDO SPORT
22 #11 Sandro SIQUEIRA SPORT
23 #111 P.COCCO /JP VELARD EXTREME
24 #33 Ramom GIRALDI SPORT
O que eles disseram:
“Nossa primeira corrida foi intensa com grandes disputas e cheguei a dar uma escapada no miolo. Após esse acontecimento voltamos para o traçado e conseguimos uma grande evolução no pelotão. Na primeira prova terminamos em oitavo no geral, sexto dentro da nossa categoria. Na segunda disputa nos aproveitamos de alguns embates e mostramos um bom ritmo de prova. Mais uma vez protagonizamos grandes batalhas e fomos coroados com um ótimo segundo lugar”, Nilson Patrone #2.
“Estou muito feliz com o acontecido nesta etapa. Na primeira etapa tivemos diversos problemas, mas nessa etapa conseguimos ir para o pódio e na primeira corrida. Já na segunda disputa tinha uma grande expectativa, mas acabei perdendo posições na largada e tive que fazer uma corrida de recuperação. A categoria é muito equilibrada e o pessoal está guiando muito e acabei salvando um sétimo lugar”, André Magno #19.
“Começamos bem o final de semana durante os treinos e na formação do grid garantimos a primeira fila, o que é um grande resultado para uma categoria tão equilibrada quanto a Copa Joy ACDelco. Nas provas tive disputas interessantes com o carro #40. Na primeira prova com o Fortunato, que guiou demais e não cometeu erros, e na segunda prova com o Gallian. Depois de muito tentar na primeira disputa, fui para o tudo ou nada na segunda prova, o que deu certo, conseguiu assumir a primeira posição e abri uma boa vantagem. Mesmo após o safety car consegui manter um bom ritmo e conquistamos a vitória, Ale Peppe #44.
“Foi um final de semana que tudo deu certo. Conseguimos a pole position na quinta-feira. Na corrida de sexta feira conquistamos a vitória apesar de não ter largado bem. Foi uma corrida onde conseguimos (eu e o Ale Peppe) abrir uma grande vantagem sobre o pelotão e com isso veio a vitória. Quero destacar também a grande pilotagem do meu parceiro Maurício Gallian que também largou na pole na segunda corrida e andou demais e finalizou a prova no terceiro lugar e anotou mais um pódio para o #40”, Aleandro Fortunato #40.
Calendário da temporada de 2024 da Copa Joy ACDelco:
03 e 04/5 – Interlagos
24 e 25/5 – Interlagos
21 e 22/6 – Interlagos
19 e 20/7 – Interlagos
06 e 07/9 – Interlagos
20 e 21/12 – Interlagos
*calendário sujeito a alterações A Copa Joy ACDelco conta com o apoio da ACDelco, Goodyear, Hipper Freios, Wurth, Impacto Amortecedores Especiais, Pro Tune, Portal e TV High Speed Brazil
As emoções da Copa Joy ACDelco poderão ser acompanhadas no canal do Portal e TV High Speed Brazil, www.youtube.com/@highspeedtvbr , no https://www.youtube.com/@PortaleTVHighSpeed e no canal da equipe Alpie, organizador da categoria, www.youtube.com/@alpieoficial
Por: Matheus Furlan MTB: 73748SP – Portal e TV High Speed Brazil