A três etapas do fim da temporada, seleção feminina precisa ganhar uma posição na classificação geral para se manter na elite do rugby mundial
A seleção brasileira feminina de rugby sevens faz sua estreia na sexta etapa do Circuito Mundial, na madrugada desta sexta-feira, 5, em Hong Kong. Embalada pelas boas campanhas recentes em Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá), as Yaras ocupam a nona colocação na classificação geral, com 25 pontos, e têm um duelo decisivo contra a Grã-Bretanha, com 26, para decidir qual será o oitavo país a permanecer na elite do rugby mundial sem a necessidade de disputar uma repescagem.
E, após sorteio das chaves, o Brasil está no Grupo A, ao lado de França, Nova Zelândia e justamente das britânicas. Os primeiros jogos da equipe ocorrem nesta sexta, às 5h45 (horário de Brasília), contra as francesas e, às 9h10, ante as neozelandesas. No dia seguinte, 1h35, ocorre o duelo decisivo contra a Grã-Breanha por uma vaga nas quartas de final do evento e, consequentemente, por um lugar entre as oito melhores seleções da temporada. Todas as partidas têm transmissão ao vivo do Star +.
“Nunca vamos estar felizes com o lugar que ocupamos, porque sempre queremos melhorar e superar os nossos limites. Realizamos um camping de treinamento para esta etapa e conseguimos elevar nosso nível. Vejo as Yaras bem preparadas, animadas e buscando uma evolução ainda maior”, afirmou o treinador da seleção feminina, o britânico Will Broderick.
A vitória mais recente das Yaras sobre a Grã-Bretanha foi em 2021, enquanto o último confronto entre as seleções, no ano passado, terminou com derrota brasileira por 26 a 12. A partida foi válida pela segunda etapa do Circuito Mundial, na África do Sul.
De acordo com o regulamento da competição, após sete etapas, as oito seleções mais bem classificadas disputam o título da temporada em Madri (Espanha), enquanto as quatro últimas enfrentam as melhores equipes da segunda divisão para duelos em jogos únicos valendo a permanência na elite mundial.
Hong Kong é considerada a etapa mais tradicional do Circuito Mundial, pois foi no país que o rugby sevens ganhou relevância no cenário internacional, em 1976, abrindo caminho para a criação de uma liga internacional de seleções, em 1999.
Após este torneio, a seleção feminina retorna ao Brasil para um período de treinamentos antes de embarcar para Cingapura, onde disputa a sétima etapa do Circuito Mundial, entre os dias 3 e 5 de maio. A decisão da temporada, por sua vez, ocorre na capital espanhola, de 31 de maio a 2 de junho.
Confira abaixo os horários dos jogos da seleção brasileira e a lista de convocadas:
Sexta-feira (5/4)
5h45 – Brasil x França
9h10 – Brasil x Nova Zelândia
Sábado (6/4)
1h35 – Brasil x Grã-Bretanha
4h35 às 6h10 – Quartas de final
Atletas convocadas
Luiza Campos (Charrua)
Rafaela Zanellato (Curitiba)
Milena Mariano (São José)
Thalia Costa (Delta)
Thalita Costa (Delta)
Raquel Kochhann (Charrua)
Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis)
Marina Fioravanti (Poli)
Aline Furtado (USP)
Camilla Isis Carvalho (El-Shaddai)
Yasmim Soares (Melina)
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)
Gabriela Lima (El-Shaddai)
Por: Assessoria Brasil Rugby