O que os técnicos que estarão na Copa Super 8 esperam da competição

0

Às vésperas da Copa Super 8, os oito treinadores envolvidos na competição revelam a expectativa para a disputa do primeiro título nacional da temporada

Finalmente chegou a Copa Super 8! Serão quatro confrontos das quartas de final envolvendo os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA 2023/24. Assim, no sábado (27/01) ocorrerão os duelos entre Sesi Franca (3º) x (6º) UNIFACISA, às 17h, e, depois, Minas (2º) x (7º) Fortaleza Basquete Cearense, às 19h. No outro lado da chave, no domingo (28/01) os embates serão R10 Score Vasco da Gama (4º) x (5º) Paulistano, às 11h, e, em seguida, Flamengo (1º) x (8º) Bauru Basket, às 16h. Todos os jogos terão o mando das melhores campanhas. A Liga Nacional de Basquete ouviu os comandantes das oito equipes para saber de suas estratégias para avançarem desse primeiro confronto e continuarem a sonhar com o primeiro título da temporada. Para saber o que cada técnico falou sobre seu confronto, acesse a matéria completa no link

Gustavo de Conti (Flamengo) x Paulo Jaú (Bauru Basket)

Não dá para falar que é um confronto desequilibrado por se tratar do primeiro contra o oitavo. O Flamengo, que tenta o tricampeonato da Copa, vem de uma janela de duas vitórias na BCLA, porém perdeu recentemente a liderança do NBB CAIXA. Já o Bauru vive um momento de ascensão com oito vitórias nos últimos nove jogos, mas nunca venceu a Super 8. Na partida do turno, vitória do Flamengo no Maracanãzinho por 89 a 73. No duelo dos técnicos, o experiente Gustavinho, que recentemente foi o primeiro treinador a completar 500 partidas no NBB CAIXA e que é bicampeão da Copa com o Rubro-Negro (2019 e 2021), contra Paulo Cézar Jaú, contratado nessa temporada como auxiliar, mas que assumiu o comando do Bauru Basket com a saída de Guerrinha e está atrás do seu primeiro título na elite nacional.

Léo Costa (Minas) x Flávio Espiga (Fortaleza Basquete Cearense)

O duelo do segundo contra o sétimo reúne técnicos que tiveram ou ainda têm história no Minas, já que Léo Costa sucedeu Flávio Espiga no comando do time mineiro. O Minas chega embalado para tentar o bicampeonato da Copa Super 8, com as 10 vitórias seguidas e a retomada da liderança do NBB CAIXA. Léo Costa já era o treinador da Tempestade no único título da Copa, em 2022. Flávio Espiga, por sua vez, promoveu a melhor arrancada do Fortaleza Basquete Cearense na sua história dentro do NBB CAIXA e isso foi preponderante para se classificar pela segunda vez para a Super 8. O Carcalaion busca a primeira vitória de um time do Nordeste na competição. Na partida do turno, o Minas bateu o Fortaleza por 93 a 88, na Arena UniBH, mesmo local do duelo no final de semana.

Helinho Garcia (Sesi Franca) x César Guidetti (UNIFACISA)

O Sesi Franca é o atual campeão da Copa Super 8 e também tenta o tricampeonato, após sua primeira conquista em 2020. Assim como Gustavinho no Flamengo, Helinho pode ser o primeiro comandante tricampeão da história por um mesmo clube. A equipe paulista vem de uma classificação antecipada às quartas de final da BCLA 2023/24. Por outro lado, a UNIFACISA é uma das duas equipes que se mantém invictas dentro de seu ginásio na temporada 2023/24 do NBB CAIXA. César Guidetti está em sua terceira temporada à frente do time de Campina Grande, ainda buscando o primeiro triunfo do Jack na história da Copa Super 8, onde vive situação semelhante à do Fortaleza, com a terceira participação tentando avançar às semifinais. É o único entre os confrontos da Super 8 que já teve os dois duelos do NBB CAIXA, com uma vitória para cada lado. A UNIFACISA aplicou 101 a 98 e o Sesi Franca devolveu com 110 a 96.

Léo Figueiró (R10 Score Vasco da Gama) x Demétrius Ferracciú (Paulistano)

Quem lembra do basquete nacional dos anos 90 sabe o quanto Demétrius foi identificado como armador do Vasco da Gama. Agora, como técnico, veste o branco e vermelho do Paulistano, embalado da conquista do último Campeonato Paulista. Léo Figueiró assumiu o projeto de conduzir o R10 Score Vasco da Gama em seu retorno após quatro anos longe do NBB CAIXA e já colocou o cruzmaltino como quarto melhor do primeiro turno. As duas equipes tiveram a mesma campanha, com a vantagem carioca para os cariocas, que venceram o confronto direto por 76 a 70, jogando no Ginásio Antônio Prado Jr, casa do Paulistano. É o único confronto que conta com duas equipes que ainda não foram campeãs da Copa Super 8: quem vencer estará um passo mais próximo desse sonho.

Assim, com as cartas postas na mesa, os oito treinadores iniciam uma jornada em busca da glória na Copa Super 8. Alguns tentando repetir conquistas anteriores, outros querendo entrar para história da competição pela primeira. O certo é que a expectativa de todos é enorme para a disputa do primeiro grande título da temporada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade