Ginásio recebe maior festa do basquete brasileiro após seis anos; programação do JDE terá atividades entre 11 a 17 de março que incluem disputas esportivas, seminário sobre esportes, exposição histórica e muitas ativações na fã zone ao redor da arena
São Paulo é o coração do Brasil. São Paulo é terra das oportunidades. São Paulo é casa de todos os povos. São Paulo é o berço do nosso basquete! Em 2024, o Jogo das Estrelas está de volta à capital paulista com uma extensa programação cultural e esportiva entre os dias 11 e 17 de março para entreter os apaixonados pela bola laranja, culminando nos aguardados desafios individuais e nos jogos entre os principais atletas em atividade no Brasil no Ginásio do Ibirapuera.
Esta será a terceira vez que o Ibirapuera recebe o Jogo das Estrelas. As edições anteriores em 2017 e 2018 foram um grande sucesso de público – que lotou as arquibancadas – e de crítica. Após o evento de 2017, o portal Exame publicou matéria intitulada “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas 2017”, exaltando o entretenimento e a organização proporcionada pelo evento.
A saudade desses 5 anos que o evento ficou ausente da capital paulista será recompensada pelas novidades que oferecerão mais opções para as famílias, os fãs, os patrocinadores, a mídia e os atletas. A atração principal continua sendo o próprio “Jogo das Estrelas”, acompanhada do show do intervalo, que acontecerá no sábado (16/3) com a disputa entre os quatro times – dois de estrelas brasileiras, um de estrelas internacionais e o último de jovens promessas – que se enfrentam em semifinal e final. Todas as partidas terão cobertura ao vivo do SporTV, ESPN e TV Cultura.
No dia anterior, sexta-feira (16/3), também com transmissão do SporTV e ESPN, a diversão também está garantida com os tradicionais Torneio de Habilidades, Torneio de Enterradas e Torneio de 3 Pontos. Haverá também o retorno do Desafio de Novas Estrelas, uma partida entre os times formados por jovens talentos sub-20 das ligas brasileira e argentina.
Como aconteceu em 2023 em Belo Horizonte, a programação não ficará restrita às atividades na quadra. O complexo do Ginásio do Ibirapuera terá uma extensa “Fan Zone”, com recreações para crianças e jovens, brincadeiras e desafios de arremessos, clínicas de basquete, torneios de 3×3, atividades de arte urbana, intervenções e apresentações musicais, quadras para o público jogar, ativações dos patrocinadores, praça de alimentação e muitas outras atrações.
Presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro garantiu que o Jogo das Estrelas 2024 será inesquecível para quem gosta de basquete.
“O Jogo das Estrelas é um marco na temporada do esporte brasileiro. É a grande festa do basquetebol nacional e a Liga vem trabalhando para, cada vez mais, tornar esse evento uma experiência inesquecível para quem ama basquete. Queremos que nossos atletas fiquem felizes em participar, nossos patrocinadores fiquem satisfeitos com a visibilidade e o engajamento alcançados e que nossos torcedores saiam do ginásio sonhando com o Jogo das Estrelas do próximo ano. Para isso, estamos trabalhando para termos disputas empolgantes, atrações musicais bacanas, ativações interessantes dentro e fora do ginásio e produtos e serviços de alta qualidade. Posso afirmar: será uma grande festa para o fã do basquete”, afirma o presidente da LNB.
As outras dimensões do Jogo das Estrelas
Reforçando o objetivo em expandir o Jogo das Estrelas como um evento diverso em suas múltiplas dimensões, a Liga Nacional de Basquete organizará novamente, em parceria com o blog Lei em Campo, debates para o desenvolvimento do esporte na sociedade durante o Seminário do Esporte, nos dias 11 e 12 de março. O encontro prevê a participação de autoridades e representantes governamentais, executivos do mercado esportivo, dirigentes de clubes, grupos de mídia, ex-atletas e especialistas em áreas de atuação do desporto. Será um momento para troca de experiências e reflexões sobre temas relevantes como políticas públicas voltadas para o esporte, a visão do mercado corporativo, a governança, o direito esportivo e a política ESG como compromisso social do esporte.
Não menos importante, outra meta da Liga é garantir o reconhecimento aos feitos daqueles que fizeram a história dos nosso basquete. Por isso, após o sucesso em 2023, o Jogo das Estrelas repetirá a exposição relembrando momentos históricos dos 16 anos da Liga a partir dos feitos dos atletas, dos clubes e da própria LNB. Fotos, objetos, estatísticas, conteúdo multimídia e atividades interativas levarão os fãs a uma viagem emocionante no tempo.
A programação inclui ainda o “Café com as Estrelas”, evento voltado para a mídia com a participação de dirigentes, patrocinadores e dos capitães dos quatro times que disputarão o Jogo das Estrelas; a partida entre Corinthians e União Corinthians válida pelo NBB CAIXA (13/3) e o Jogo das Celebridades.
O anúncio do Jogo das Estrelas 2024 no Ginásio do Ibirapuera é apenas o primeiro passo rumo à maior festa do basquete. No dia 3 de fevereiro, a liga divulgará a logomarca oficial do evento. Dois dias depois, serão anunciados os quatros capitães com seus respectivos times, que serão escolhidos no draft que a LNB transmitirá ao vivo no canal oficial do NBB CAIXA no YouTube.
A história do Jogo das Estrelas
Esta será a 15ª edição do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, que acontece desde 2009, e a terceira no Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O ginásio que mais recebeu o JDE é o Pedrocão, em Franca, que sediou o evento quatro vezes. Abaixo, relembre todas as sedes, campeões e MVPs da história do Jogo das Estrelas:
2009
Local: Maracanãzinho, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Equipe Rosa Branca
MVP: Shamell
2010
Local: Ginásio Sabiazinho, Uberlândia (MG)
Vencedor: Equipe Kanela
MVP: Marcelinho Machado
2011
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Robert Day
2012
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Murilo
2013
Local: Ginásio Nilson Nelson, Brasília (DF)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Alex Garcia
2014
Local: Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza (CE)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Alex Garcia
2015
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Ricardo Fischer
2016
Local: Ginásio Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Shamell
2017
Local: Ginásio do Ibirapuera, São Paulo (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Shamell
2018
Local: Ginásio do Ibirapuera, São Paulo (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Anderson Varejão
2019
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Jefferson William
2021
Local: Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Time Brabo
MVP: Lucas Dias
2022
Local: Arena Carioca 1, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Time Cablock
MVP: Lucas Mariano
2023
Local: Arena UniBH, Belo Horizonte (MG)
Vencedor: Time Lucas Dias
MVP: Lucas Dias
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete