A escuderia BWT Alpine F1 Team marcou doze pontos no Grande Prêmio de Las Vegas com Esteban Ocon, que largou em décimo sexto, avançou doze posições e cruzou a bandeira quadriculada em quarto. Depois de largar em sua melhor posição no grid nesta temporada, seu companheiro de equipe Pierre Gasly teve falta de sorte e terminou quase no top 10.
Disputado no sábado sob os holofotes da cidade, o Grande Prêmio de Las Vegas se tornou rapidamente um espetáculo, com incidentes já na largada. Ocon aproveitou para avançar oito posições logo na primeira volta, assumindo o oitavo lugar, enquanto Gasly se mantinha em quarto.
Gasly passou no box na 17ª volta para colocar pneus duros novos, seguido por Ocon três voltas mais tarde, para executar a parada obrigatória. A partir de então, o desafio foi gerenciar os pneus até a chegada. Os dois pilotos brigaram muito na 34ª volta, quando Ocon conseguiu ultrapassar Gasly, assumindo a quinta posição. Depois disso, Ocon subiu mais uma posição depois do pit stop tardio de Oscar Piastri, partindo para cima de George Russell, cuja penalidade de 5 segundos permitiu que o francês marcasse 12 pontos bem merecidos. Enquanto isso, Gasly teve dificuldade para gerenciar os pneus duros e acabou se contentando com a 11ª posição ao cruzar a bandeira quadriculada.
Agora a equipe segue para Abu Dhabi para a última corrida da temporada 2023 do Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1.
Corrida
Ocon largou em 16º com pneus médios novos, que foram trocados por duros novos na 20ª volta.
Melhor volta da corrida: 1’36’’637.
Gasly largou em 4º com pneus médios novos. Ele colocou pneus duros novos na 17ª volta.
Melhor volta da corrida: 1’36’’913.
Esteban Ocon — Largada: 16º / Chegada: 4º
“Que noite em Las Vegas, largando fora dos pontos e terminando em 4º! Gostaria de agradecer a equipe por este grande resultado e esta excelente recuperação. A largada foi caótica, mas conseguimos evitar problemas e ganhar oito posições já na primeira volta. Depois disso, tivemos que ser pacientes, executar uma corrida bem feita em que gestão dos pneus teve um papel-chave. Fiz boas ultrapassagens e foi muito bacana terminar em quarto neste circuito incrível, principalmente depois das minhas qualificações. Ainda temos uma corrida na próxima semana em Abu Dhabi e vamos buscar continuar neste ritmo para a última etapa da temporada”.
Pierre Gasly — Largada: 4º / Chegada: 11º
“O resultado foi decepcionante do meu lado da garagem, pois terminamos fora dos pontos depois de largar em quarto lugar no grid. Temos muitas coisas para analisar. Este não era nosso objetivo hoje. Fizemos uma boa largada em condições traiçoeiras, o primeiro stint foi bem gerenciado e estávamos confortavelmente posicionados no top 4. Mas quando colocamos os pneus duros, tivemos dificuldades com a granulação e o segundo stint acabou sendo um desafio até a chegada. Foi uma noite frustrante e é uma pena que isso tenha acontecido. Apesar disso, a equipe teve um bom fim de semana com o meu quarto lugar nas qualificações e o quarto lugar do Ocon na corrida. Vamos analisar o que aconteceu e voltar com tudo para o combate final no próximo fim de semana em Abu Dhabi, prontos para terminar a temporada da melhor forma possível”.
Bruno Famin, diretor interino da equipe
“De maneira geral, foi um fim de semana encorajador para a equipe em Las Vegas. Ontem foi o dia do Gasly, que fez uma volta fantástica nas qualificações, e hoje foi a vez do Ocon, que pilotou de maneira incrível subindo do 16º para o 4º lugar, marcando 12 pontos. Ele conseguiu evitar o caos na largada e fez dois excelentes stints para cuidar dos pneus e manter um ritmo competitivo até a chegada. Mas agora temos alguns pontos para estudar do lado do Gasly. Como equipe, vamos analisar com atenção as performances deste fim de semana, melhores do que o previsto, durante os preparativos para Abu Dhabi, onde faremos a última corrida da temporada”.
Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil