Piloto da Alpine Academy lidera pódio duplo da OAKBERRY Bassani F4, que ainda teve o estreante Matheus Comparatto em 3º. Fefo Barrichello é o 2º
Piloto da Alpine Academy, Matheus Ferreira venceu pela segunda vez na BRB Fórmula 4 Brasil, desta vez na corrida 3 da etapa mais importante do ano, a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Liderando a prova do início ao fim, o piloto da OAKBERRY Bassani F4 não deu chances aos adversários mesmo com duas entradas do safety car na corrida. Fefo Barrichello, da Cavaleiro Sports, foi o segundo, e Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4, melhor estreante da prova, completou o pódio.
Luan Lopes, da TMG Racing, terminou na quarta posição, seguido pelo companheiro Álvaro Cho, que completou a lista dos cinco primeiros colocados. Líder do campeonato, Vinícius Tessaro, da Cavaleiro Sports, teve a asa dianteira danificada e acabou abandonando com o pneu dianteiro esquerdo furado. Com o resultado, Matheus Comparatto assegurou o título entre os estreantes na temporada 2023.
Já com os descartes dos dois piores resultados aplicados, Vinícius Tessaro é o líder com 197 pontos, 24 à frente do vice-líder Matheus Comparatto, que também é o melhor estreante, com 173. Álvaro Cho é o terceiro, com 169. Luan Lopes é o quarto, com 145. Apenas estes quatro pilotos têm chances de conquistar o título de 2023. Fefo Barrichello fecha a lista dos cinco primeiros, com 106 pontos.
A decisão da BRB Fórmula 4 Brasil também vai ser disputada no mais tradicional palco do automobilismo brasileiro: o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, no fim de semana de 17 de dezembro, dentro da programação da Stock Car.
A corrida
A terceira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos começou com a pole Cecília Rabelo sendo engolida por Matheus Ferreira, Fefo Barrichello e Vinícius Tessaro. Ela ainda caiu para a sexta posição, sendo superada também por Arthur Pavie e Matheus Comparatto, que fechou a primeira volta em quinto.
Na segunda volta, Alexandre Machado bateu no muro externo da Curva Chico Landi após tirar o carro para evitar um acidente com Cecília Rabelo no momento da freada. Com isso, o safety car entrou na pista pela primeira vez e a vantagem de Matheus Ferreira, que já estava acima de um segundo logo no início da corrida, foi neutralizada.
Na relargada, Vinícius Tessaro tentou um ataque sobre Fefo Barrichello no S do Senna, mas não conseguiu ganhar a segunda posição. Quem avançou foi Matheus Comparatto, que ultrapassou Arthur Pavie e subiu para a quarta posição.
Tessaro seguia atacando Barrichello, mas Fefo dava uma aula de defesa de posição para segurar o segundo lugar na corrida. E o público presente às arquibancadas do Autódromo José Carlos Pace vibrava a cada defesa do filho de Rubens Barrichello. Mais atrás, Álvaro Cho e Luan Lopes se alternavam na briga pela sexta posição, com Lopes levando a melhor momentaneamente.
Na abertura da nona volta, Cecília Rabelo foi tocada por João Tesser na entrada do S do Senna e ficou parada na barreira de pneus do lado externo da curva. Com isso, o safety car entrou pela segunda vez na pista, para desespero do líder Matheus Ferreira, que já tinha mais de dois segundos de vantagem sobre Fefo Barrichello.
A relargada foi autorizada na décima volta. Matheus Ferreira manteve a liderança sem problemas, mas Vinícius Tessaro forçou a barra sobre Fefo Barrichello no S do Senna e acabou perdendo a asa dianteira. Com isso, ele caiu para a oitava posição. E Fefo passou a ser pressionado por Comparatto, novo terceiro colocado.
Na parte final da corrida, Matheus Ferreira abriu uma vantagem segura sobre Fefo Barrichello para conseguir a segunda vitória na BRB Fórmula 4 Brasil. Melhor estreante, Matheus Comparatto completou o pódio na terceira posição, à frente de Luan Lopes. Álvaro Cho fechou a lista dos cinco primeiros colocados. Líder do campeonato, Vinícius Tessaro não terminou a corrida com um pneu furado.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz em vencer duas provas da F4 Brasil aqui em Interlagos. Vencer uma corrida preliminar da F1 e correr no mesmo palco desses caras é um sonho realizado. Quero agradecer a todos da equipe OAKBERRY Bassani F4 pelo excelente trabalho e apoio no fim de semana.”
Matheus Ferreira
“Estou muito feliz. Acho que a gente teve um fim de semana muito sólido. Estou um pouco angustiado, com um sentimento de de injustiça para ser bem honesto. Na segunda relargada, o safety car só apagou a luz na saída da Junção. A regra diz que ele tem que apagar, se for relargar, antes do Bico de Pato. E não foi cumprido. E bem na hora em queestou ali concentrado, esperando para ver o primeiro piloto acelerar, porque qualquer milésimo de segundo que ele acelerar, preciso conseguir cumprir, o diretor de provas entrou no rádio para falar. E nessa hora eu me distraí porque ele estava conversando comigo, não sabia se ia relargar, até quando ele falou que ia ser dada a largada. E o piloto já tinha acelerado e levou vantagem nessa. A gente não teve a chance de batalhar. Fica a angústia. A gente podia ter brigado pela vitória, mas a gente não teve a oportunidade de brigar por ela. Ficamos a uma distância grande, mas virando o mesmo tempo. Não tive a oportunidade de tentar pelo erro da direção de prova. Mas estou feliz porque a Cavaleiro me trouxe pra cá, o Beto Cavaleiro, a Mahrte, a Porto, a Lwart e a Cimed que acreditaram em mim, botaram essa fé em mim. Então é um prazer poder participar deste fim de semana e um sonho meu, eu espero poder chegar lá um dia.”
Fefo Barrichello
“A gente teve um sábado conturbado. Na sexta-feira, a gente teve um treino muito bom, lideramos o treino livre. A expectativa estava alta, mas nem tudo são flores. Choveu na classificação e a gente esperou muito para sair. Enfim, largamos de quinto. Não era uma posição ruim, porém na corrida 1, acabei errando, deixei o carro morrer na largada e acabei batendo com outro piloto. Para a segunda corrida, saímos em 11º e conseguimos uma recuperação e fui quarto colocado. Neste domingo, larguei em sétimo, uma posição não tão favorável, mas a gente fez uma corrida com cabeça. E acabamos a corrida no pódio, que era o objetivo. Fiquei muito feliz com isso.”
Matheus Comparatto
Resultado da corrida 3 da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos:
1 – Matheus Ferreira (OAKBERRY Bassani F4) – 15 voltas em 28:09.626
2 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 3.309
3 – Matheus Comparatto (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 4.969
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – a 5.094
5 – Álvaro Cho (TMG Racing) – a 5.191
6 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 7.197
7 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – a 10.521
8 – Arthur Pavie (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 12.021
9 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – a 14.123
10 – João Tesser (TMG Racing) – a 28.488
11 – Vinicius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 2 voltas
Não completaram:
Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports/R) – a 8 voltas
Alexandre Machado (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 14 voltas
* R – Estreante
Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil (COM DESCARTES):
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 197 pontos
2 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 173
3 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 169
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – 145
5 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 106
6 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 100
7 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 86
8 – João Tesser (TMG Racing) – 67
9 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 61
10 – Matheus Ferreira (Oakberry Bassani F4) – 57
11 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 53
12 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 41
13 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
14 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 24
15 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 17
* R – Estreante
Por: Luis Ferrari