Ana Marcela Cunha, atleta do Time Ajinomoto, conquista a prata nas águas abertas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

0

Mesmo com grande arrancada na volta final, a nadadora brasileira não conseguiu alcançar a americana Ashley Grace, que ficou com a medalha de ouro

 Em uma prova onde precisou mostrar um grande poder de recuperação, a brasileira Ana Marcela Cunha, atleta do Time Ajinomoto, ficou com a medalha de prata neste domingo (29) na prova de 10 km das águas abertas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A brasileira, que buscava o bicampeonato na competição, esteve entre as três primeiras em todo o percurso. Na última volta, iniciou uma forte perseguição à americana Ashley Grace, que liderou boa parte da prova, mas terminou na segunda posição, com o tempo de 1h57min29s, 13s atrás da vencedora. A brasileira Viviane Jungblut completou o pódio, na terceira colocação.

Ana Marcela tinha consciência de que seria uma competição muito difícil, pelo contexto que cercou a temporada de 2023. Ela retomou a nadar em março, após passar por uma cirurgia no ombro em novembro do ano passado. Mesmo com pouco tempo de recuperação, foi para o Campeonato Mundial de Fukuoka (JAP), em julho, onde buscou uma vaga nos Jogos de Paris 2024 e não conseguiu. No segundo semestre, passou a morar e treinar na Itália, mudando uma rotina de preparação de quase seis anos.

Outro desafio foi nadar com o traje de neoprene, para proteger o corpo das águas geladas da Lagoa de Los Morros, onde foi realizada a prova. Foi usando esse traje que a atleta do Time Ajinomoto acabou aumentando a lesão no ombro esquerdo no ano passado, que a obrigou a passar por uma cirurgia.

“Não tinha certeza como eu conseguiria competir aqui nestas condições. Passei pela cirurgia tem 11 meses e foi justamente usando o traje que lesionei totalmente o ombro. Sempre há um receio de colocar novamente. Para mim, esta foi uma prova de superação”, disse Ana Marcela, que não ficou decepcionada com o seu desempenho.

“Eu nadei contra mim mesma o tempo inteiro, tanto que  a Ashley abriu por duas vezes. Uma eu consegui pegar, mas a segunda no final não deu. Fui no meu ritmo, sem sentir dores, que é o mais importante. Lógico que a gente sempre vem para buscar o ouro, o bicampeonato pan-americano era importante. Mas com toda certeza, nadar da forma como eu venho nadando, pensando na seletiva de fevereiro, no Mundial de Doha, consequentemente nos Jogos Olímpicos, a medalha de prata significa muito também.”

Na preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, Ana Marcela Cunha contou com o suporte e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional por meio do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” e dos suplementos alimentares aminoVITAL®.  

Sobre a Ajinomoto do Brasil 

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

Race Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade