Liga Nacional de Basquete promove clínicas entre técnicos da LDB com práticas técnicas e teóricas ministradas pelos mentores Léo Figueiró e Demétrius Ferracciú
Depois de uma sequência de três dias intensos de disputas, o último domingo (23/7) foi o momento de pausa na segunda etapa da LDB. No entanto, a ausência de jogos não significou a interrupção na jornada de aprendizado e desenvolvimentodos personagens da competição. Isso porque o dia foi marcado por mais uma edição das já tradicionais Clínicas Técnicas, uma ação programada pela LNB, contemplando práticas teóricas e também técnicas em quadra, que tem por objetivo a conexão entre treinadores consolidados no basquete profissional brasileiro com os comandantes da LDB. As clínicas deste domingoforam ministradas em São José dos Campos e São Paulo, respectivamente pelos técnicos Léo Figueiró (Vasco) e Demétrius Ferracciú (Paulistano), comandantes escolhidos para serem mentores e orientadores técnicos dos comandantes desta edição da principal competição de base do Brasil.
Responsável pela atividade desenvolvida para os técnicos envolvidos no grupo do Paulistano, Demétrius festejou a oportunidade de trocar experiências: “Está sendo uma experiência fantástica pelo fato de eu estar conhecendo um pouco mais os técnicos de cada equipe, estar trocando ideias sobre basquete, sabendo um pouco mais da realidade de cada um, de como cada um trabalha, como a gente poderia ajudar a todos terem algum ganho de conhecimento, alguma dica. Está sendo muito produtivo. A gente está mapeando o perfil, a característica de cada time, para poder fazer uma avaliação, e junto com a liga, saber direcionar como a gente pode fazer com que cada equipe tenha um crescimento, uma estrutura, uma experiência de jogo”, comentou Demétrius.
Técnico com experiência na Liga Ouro e no NBB, Bruno Lopes, que já havia comandado o Londrina na LDB em 2012, retornou à competição nos últimos dois anos como comandante do time do Caxias, que, nesse ano, acumula 7 vitórias em 8 jogos, segundo melhor time do Grupo A. O paranaense ressaltou que o fato de Demétrius trabalhar com um time tão jovem no NBB contribui ainda mais para essa troca de experiências: “Esses encontros são muito importantes, ainda mais por ser com um técnico como o Demétrius, que no último ano trabalhou com uma equipe formada em sua maioria por jovens com idade LDB e sendo assim ele sabe realmente o que os técnicos que hoje estão na LDB passam nessa relação com os garotos. Além disso, lógico, o Demétrius é um técnico com passagens por várias equipes e que já foi campeão do NBB”.
Em São José, Léo Figueiró foi o responsável por direcionar a atividade. Ex-técnico de LDB (Rio Claro em 2015), ocomandante, que disputou o último NBB pelo Corinthians e será o treinador do Vasco em seu retorno no profissional essa temporada, confessou que esse tipo de experiência tem um impacto positivo também para os mentores: “Para mim é uma honra, é a segunda vez que já trabalho nessa função. É uma oportunidade que me alegra muito, que me traz muitas coisas boas, me traz um ânimo renovado de ver esse trabalho de base sendo feito. Poder compartilhar o conhecimento com os técnicos que estavam aqui é um barato. Eu saio ganhando mais que eles até, digo assim por ver a energia deles, o comprometimento deles, pessoas que são realmente compromissadas em fazer o basquete crescer e desenvolver os jogadores. Os profissionais que estão trabalhando na LDB são de extrema competência e capacidade, temos nessa etapa equipes que são novidades, que trazem uma energia nova, com uma perspectiva nova, como é a equipe de Avaré que veio pela camisa do Bauru, uma equipe que está surpreendendo na etapa, que está jogando de uma maneira muito dinâmica, com um treinador que leva o projeto no braço, sozinho. Ver o fruto desse esforço aqui é muito bacana, é renovador para as minhas energias, então só tenho a agradecer por essa oportunidade de estar aqui novamente, compartilhando conhecimento e, também,adquirindo conhecimento com esse pessoal”.
Citado por Léo Figueiró como exemplo de grande trabalho na LDB, Artur Leandro é o comandante do projeto Cestinhas do Futuro, ligado à prefeitura da cidade do interior de São Paulo, Avaré, que fica a 120km de Bauru. O time da cidade sem limites estabeleceu uma parceria com o projeto, gerando a possibilidade de que o time de Avaré jogasse a LDB pela tradicional equipe do Bauru Basket. Com 5 vitórias em 8 jogos, o time está na briga por uma vaga na próxima fase, condição reforçada com o grande triunfo contra o Minas Tênis Clube nesta segunda etapa. Sobre a experiência, Artur comemorou: “Para mim é um enriquecimento na minha formação como técnico, aprendendo sobre o basquete com o Léo, um grande técnico consagrado, que trouxe um conteúdo de basquete dos dias atuais. Vejo como um momento muito importante. Não tenho dúvidas que, para a sequência de um trabalho meu, isso vai contribuir muito. Tive uma oportunidade também dois dias atrás, em um feedback com o Léo, receber inúmeras informações, uma conversa muito boa. É minha primeira experiência, tendo essa oportunidade de parceria com o Bauru Basket, a grande referência no basquete da nossa região, então para uma sequência de trabalho nosso, não tenho dúvida que muito do que vivenciei e ouvi na clínica vou levar e aplicar nos nossos trabalhos para sequência do nosso trabalho.
Outro técnico que disputa LDB com base em parceria é Guilherme Araújo, comandante de uma das sensações da temporada: a Unifacisa, que estabeleceu uma parceria com o Sport para montar o elenco. Guilherme foi mais específico ao comentar o conteúdo da clínica de Léo Figueiró: “Gostei muito das ações que ele abordou, as questões pontuais sobre posse, como o jogo mais dinâmico aumenta os pontos por posse e como a necessidade de chegar com as vantagens do jogo de transição fazem o nível de pontuação da equipe aumentar. Ele passou vídeos, exemplos, foi dinâmico, didático, e muito interessante. A gente faz algumas coisas, mas absorvi várias outras vertentes e outras ideias também para tentar evoluir cada vez mais nosso trabalho”.
A segunda etapa da LDB vai até a próxima quarta-feira (26/7), com partidas a serem disputadas em São Paulo e São José dos Campos.
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete