Eduardo Taurisano larga na pole, perde a posição para Antonella Bassani e dá o troco para vencer na Sprint Challenge em Interlagos
O estreante Nicolas Costa inaugurou a segunda metade da temporada 2023 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard Carrera Cup da mesma forma como iniciou o ano: com vitória em Interlagos. O competidor do carro #99 não cravou a pole, mas soube se aproveitar de disputa entre Werner Neugebauer e Marçal Muller na primeira freada da prova, assumiu a liderança e, com uma tocada segura, foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada em São Paulo.
Marçal caiu para quarto na volta inicial, mas construiu uma formidável recuperação ultrapassando Peter Ferter no meio da corrida e Werner Neugebauer no fim para terminar na segunda posição.
Depois de um quali complicado, no qual obteve apenas a nona posição, o heptacampeão Miguel Paludo terminou em quarto. Em quinto, Ferter completou o pódio e venceu na Sport mesmo levando 5s de punição pelo entrevero com Muller na primeira volta. Já o tirunfo na Rookie coube a Paulo Sousa, sua primeira vitória na categoria.
Pela Sprint Challenge o nome do sábado em São Paulo foi Eduardo Taurisano, competidor do carro #88. Ele cravou a pole, perdeu momentaneamente a liderança para Antonella Bassani, mas teve sangue frio para recuperar a dianteira e controlar o pelotão nas duas relargadas após intervenções do safety-car. Foi sua primeira vitória na categoria.
Antonella recebeu a bandeirada em segundo. Cristian Mohr soube se aproveitar as neutralizações do carro de segurança para avançar a terceiro lugar no fim da corrida. Em quarto, Gustavo Zanon conquistou sua primeira vitória da carreira na Sport e o primeiro pódio geral nos carros da geração 991.2. E o líder Marcelo Tomasoni, com uma tocada segura, levou o #5 ao pódio em quinto lugar e fechou 100% de pódios em 2023.
No domingo a programação é iniciada às 11h40 com a largada da Carrera Cup. Raijan Mascarello parte na pole. A Sprint Challenge tem início previsto para 12h20, com Miguel Mariotti partindo da posição de honra. A jornada tem transmissão ao vivo pela Band, canal Acelerados no Youtube e canais de mídias digitais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard.
As corridas
Carrera Cup
Uma tarde ensolarada, mas de temperatura baixa para a largada da Carrera Cup: no ambiente, apenas 18ºC; no asfalto, 27ºC. Tudo isso prometia dificultar a vida dos pilotos nas primeiras voltas.
Logo na reta dos boxes, após as luzes vermelhas serem apagadas, Werner Neugebauer e Marçal Müller duelaram por cada palmo de asfalto e houve contato entre os carros. Com isso, o #8 perdeu a liderança para Nicolas Costa, segundo no grid. E Peter Ferter pulou para a terceira posição, à frente de Müller, ganhando quatro postos, sendo o melhor da classe Sport. Mais atrás, Franco Giaffone foi tocado e rodou no contorno do Bico de Pato.
Ao fim da primeira volta, Nelson Marcondes já era o quinto, avançando oito posições. E Ayman Darwich era o nono, subindo nove postoso. Enquanto isso, Miguel Paludo fez uma bela ultrapassagem sobre Raijan Mascarello na primeira perna do Pinheirinho, ganhando a sexta posição.
Na terceira volta, Ayman Darwich disputava a oitava posição com Georgios Frangulis na Junção, mas os dois se tocaram. Darwich levou a pior, rodou e perdeu muito terreno. Mais à frente, Paludo ganhava outra posição, ultrapassando Nelson Marcondes.
Na liderança, Nicolas Costa voava, estabelecendo uma série de voltas mais rápidas. Na quarta volta, já tinha uma vantagem acima de um segundo sobre Werner Neugebauer, o segundo colocado.
Na abertura da sexta volta, Raijan Mascarello fez uma bela ultrapassagem sobre Nelson Monteiro para ganhar a sexta posição no geral, a segunda na classe Sport. Ele colocou de lado na curva do Sol e concluiu a manobra na freada para a Descida do Lago. Enquanto isso, na classe Rookie, Bruno Campos, 17º no geral, travava uma bela disputa pela vitória com Edu Guedes.
Na oitava volta, os comissários esportivos anunciaram uma punição a Peter Ferter, então quarto colocado no geral e líder da Sport: um acréscimo de cinco segundos por um incidente com Marçal Müller ainda na primeira volta. Mais atrás, Edu Guedes ultrapassou Bruno Campos e assumiu a liderança na Rookie com uma bela manobra na freada da Descida do Lago.
Miguel Paludo começou a pressionar Peter Ferter na 11ª volta em busca do quarto lugar. O heptacampeão da categoria reduziu a vantagem do rival para apenas dois décimos e passou a buscar a ultrapassagem. Ferter, por sua vez, tentava manter um bom ritmo para neutralizar os cinco segundos da punição, não ser ameaçado por Raijan Mascarello e manter a vitória na classe Sport.
Na 13ª volta, a disputa pela vitória na classe Rookie terminou em toque na freada para o S do Senna. Bruno Campos tentou a ultrapassagem e acabou fazendo Edu Guedes rodar. Por causa disso, o incidente entrou em avaliação pelos comissários esportivos. Mais à frente, Mascarello cometeu um erro no Mergulho e perdeu a sexta posição para Alceu Feldmann.
Marçal Müller se aproximou muito de Werner Neugebauer nas voltas finais. E iniciou uma perseguição em busca da segunda posição na corrida. Ele tentou a ultrapassagem no Laranjinha na 15ª volta e completou uma bela manobra para conseguir a vice-liderança da prova. Enquanto isso, Gustavo Farah cometeu um erro na saída do S do Senna e bateu forte no guard rail, mas a direção de provas não colocou o carro de segurança na pista.
Na frente, Nicolas Costa apenas administrava uma liderança tranquila para vencer pela terceira vez em sete corridas de Sprint na temporada 2023, com Marçal Müller em segundo, Werner Neugebauer em terceiro e Miguel Paludo em quarto. Mesmo com a punição, Peter Ferter chegou em quinto no geral e venceu na classe Sport. Na classe Rookie, vitória de Paulo Sousa após a punição de 20 segundos a Bruno Campos.
Após a cerimônia de pódio foi sorteado o número 7, determinando a respectiva inversão de grid para a corrida de domingo. Assim a pole fica com Raijan Mascarello.
Sprint Challenge
Na largada, Antonella Bassani e Eduardo Taurisano dividiram o S do Senna lado a lado, com direito até a um leve toque lateral. Mas Antonella levou a melhor e completou a manobra na Curva do Sol, assumindo a liderança logo no início da corrida. Gustavo Zanon se manteve em terceiro, na liderança da categoria Sport.
Na abertura da terceira volta, Artur Ramos conseguiu atacar Miguel Mariotti e ganhar a sexta posição após uma bela manobra na reta dos boxes. Na frente, Antonella já abria quase um segundo na liderança da corrida, mas Taurisano vinha em um bom ritmo, com direito à melhor volta da prova na terceira passagem.
Eduardo Taurisano começou a ganhar terreno na quarta volta, quando tirou meio segundo em relação à líder Antonella Bassani. Ele tentou um ataque no contorno da primeira perna do Pinheirinho, bem defendido pela piloto do carro #72. Mas a pressão seguia muito forte e Taurisano conseguiu assumir a liderança com uma bela manobra na freada para a Descida do Lago na sexta volta.
Na classe Rookie, Célio Brasil, 16º colocado no geral, fazia uma corrida tranquila na liderança. Ele tinha quase seis segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Marco Túlio, o 17º. E a tranquilidade aumentou quando o rival rodou na sétima volta na Junção, junto com Luiz Souza, então terceiro colocado na subcategoria.
Na frente, Taurisano já tinha aberto quase um segundo e meio sobre Antonella na abertura da nona volta. E Gustavo Zanon, líder da Sport e terceiro colocado no geral, tentava se aproximar para brigar pelo segundo lugar com a piloto do carro #72. A diferença estava pouco acima de um segundo e um décimo.
Na décima volta, Cristian Mohr começava a ser pressionado por Marcelo Tomasoni na briga pelo quarto lugar na prova. Disputa que valia muito para o campeonato também. Mais atrás, Américo Lanzoni e Walter Lester rodaram quase sincronizadamente na Junção. Mas o carro de Lanzoni ficou parado na pista, provocando uma rápida intervenção do carro de segurança a pouco mais de cinco minutos do fim da corrida.
A relargada foi autorizada a quatro minutos do fim e, novamente a máxima de “bandeira amarela chama bandeira amarela” se mostrou precisa.
Eduardo Taurisano manteve a ponta, seguido por Antonella Bassani. Cristian Mohr ultrapassou Gustavo Zanon e Marcelo Tomasoni completou a lista dos cinco primeiros. Mais atrás, Carlos Campos rodou na Curva do Sol e Urubatan Jr. foi parar na barreira de pneus no mesmo local após um toque com Artur Ramos. E o carro de segurança entrou pela segunda vez na pista.
A corrida terminou neutralizada com bandeira amarela para a primeira vitória de Eduardo Taurisano, com Antonella Bassani em segundo e Cristian Mohr em terceiro. Gustavo Zanon foi o quarto no geral e o vencedor na classe Sport. Marcelo Tomasoni completou o pódio na quinta posição. Na classe Rookie, triunfo de ponta a ponta para Célio Brasil.
O que eles disseram:
“Largada foi maravilhosa, consegui dar um pulo muito bom. Tenho que destacar o quão honesto o Werner foi, ele deu espaço, a gente fez a curva lado a lado como a gente fez das outras vezes quando eu larguei na pole. Fiquei muito contente com a esportividade, apesar da nossa agressividade um com o outro. Daí para a frente, eu sabia que a gente tinha uma condição de pneu um pouquinho melhor, fui tentando gerir a corrida. Estava forçando até ver que ele começou a brigar com o Marçal e aí comecei a administrar um pouco mais. A gente acabou rápido mesmo assim. Nunca é fácil abrir vantagem aqui, é só ver que no quali os quatro primeiros ficaram separados por menos de um décimo. É muito competitivo. Então o importante é não errar, tentar ser suave com o carro e manter os pneus bem até o final. Tem mais amanhã, que vai ser mais difícil largando de trás.”
Nicolas Costa
“Estou emocionado, realizado. Estou muito feliz, só quero agradecer. Estou muito feliz, sem palavras agora.”
Eduardo Taurisano
“Foi uma corrida muito conturbada para mim. Na largada, já estava com o carro ao lado do Werner, mesmo assim, ele tocou o carro para cima, quase que acaba com nossas duas corridas. Depois, na mesma volta, o Ferter me tocou para fora da pista, sujou todos os meus pneus, quase que a minha corrida acaba ali de novo. Então, depois dali, fui recuperando até a segunda colocação. Estou feliz com o resultado, pelo que foi a corrida, mas não muito satisfeito com o que aconteceu.”
Marçal Müller
“Foi uma vitória muito louca! Andei muito bem e no ritmo de caras renomados da categoria. Muito feliz com o resultado. Meu primeiro ano na categoria, estou muito feliz com isso.”
Peter Ferter
“Foi uma vitória que estava entalada desde a primeira etapa, quando perdi a vitória por conta de punição. Mas, tem um ditado que diz que todo cachorro tem seu dia e hoje foi o meu. Larguei numa marcha mais alta e perdi posições, fiz uma corrida conservadora, sem arriscar muito. Deixei para o final a ultrapassagem da vitória contra o Cifali, que se defende muito bem.”
Paulo Sousa
“Foi uma corrida muito boa em comparação com os pilotos que estão à minha frente no campeonato. Cheguei na frente de todos eles. É isso que importa agora, não é mais ganhar a corrida, mas brigar pelo campeonato. Foi uma ótima corrida e, aliás, o Eduardo Taurisano está com zero de peso, e eu carrego quarenta quilos no carro. São corridas, eu tentei, só que eu pensei no campeonato. Foi isso que eu fiz.”
Antonella Bassani
“O layout novo deu muita sorte, foi muito bom. A corrida estava indo muito bem, a gente conseguiu abrir distância. Infelizmente, deu o safety car e aí eu dei uma errada ali na segunda perna do S do Senna e perdi o terceiro lugar. Mas foi sensacional. Consegui chegar em quarto no geral, e em primeiro na categoria. Mérito do time, sem dúvida nenhuma.”
Gustavo Zanon
“Foi uma corrida difícil. Os outros competidores da Rookie estão muito bem e deram uma pressionada grande no início. Mas consegui manter a cabeça, fazer o meu ritmo. Depois, muita pancada, safety car… Tinha conseguido abrir dos outros competidores da Rookie e acabou vindo um safety car. Aí fica aquela dúvida do que que vai acontecer. Os outros vão se aproximar de novo, mas consegui botar a cabeça no lugar mais uma vez, fazer meu ritmo e terminar a corrida bem.”
Célio Brasil
“100% de de pódios neste ano, estou feliz demais. Hoje a gente tinha um pouquinho mais de ritmo, mas acho que o carro não estava legal para a classificação. Na corrida a gente vinha melhor que o Mohr, pressionamos, mas chega uma hora em que o campeonato fala um pouquinho mais alto, sabe? Estou fazendo contas, já tenho um terceiro que era descarte, então a gente vai somando já começou a segunda parte da temporada. E depois do safety car, acho que eu deixei os pneus ficarem muito quentes, gastei uma meia ali, mas está ótimo. Estou feliz e a constância vai fazer o resultado no final.”
Marcelo Tomasoni
Resultados
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa 27:39247
2. #544 Marçal Muller +3.059
3. #8 Werner Neugebauer +5.256
4. #7 Miguel Paludo +7.217
5. #56 Peter Ferter* +11.183
6. #1 Alceu Feldmann +13.586
7. #800 Raijan Mascarello* +14.311
8. #199 Nelson Marcondes* +18.203
9. #70 Lucas Salles* +18.766
10. #888 Lineu Pires* +21.382
11. #80 Rouman Ziemkiewicz* +26.283
12. #88 Georgios Frangulis* +27.582
13. #17 Ricardo Fontanari* +27.827
14. #87 Nelson Monteiro* +28.856
15. #85 Eduardo Menossi* +29.983
16. #29 Rodrigo Mello +34.532
17. #555 Ayman Darwich* +43.901
18. #25 Paulo Sousa** +45.861
19. #74 Piero Cifali** +48.660
20. #9 Edu Guedes** +48.811
21. #33 Bruno Campos** +57.283
22. #84 Gustavo Farah** – 3 voltas
DNF
#3 Franco Giaffone*
#99 Nasser Aboultaif**
*Sport
**Rookie
Sprint Challenge
1. #88 Eduardo Taurisano 25:45.347
2. #72 Antonella Bassani +0.405
3. #3 Cristian Mohr +2.817
4. #33 Gustavo Zanon* +3.735
5. #5 Marcelo Tomasoni +4.466
6. #21 Miguel Mariotti +5.598
7. #66 Sadak Leite* +6.080
8. #77 Josimar Junior +6.872
9. #57 Ramon Alcaraz* +7.382
10. #139 Célio Brasil** +8.003
11. #45 Paulo Totaro** +9.008
12. #100 Sebá Malucelli* +10.155
13. #38 Eric Santos** +11.360
14. #71 SangHo Kim* +12.052
15. #19 Walter Lester* +13.079
16. 5. #14 Carlos Campos* +33.588
17. #7 Luiz Souza** +38.375
18. #15 Artur Ramos* – 2 voltas
19. #1 Urubatan Junior – 2 voltas
20. #55 Marco Tulio** – 2 voltas
21. #133 Israel Salmen* – 2 voltas
DNF
#10 Americo Lanzoni** – 5 voltas
*Sport
*Rookie
Campeonatos*
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa, 147 pontos
2. #544 Marçal Muller, 134
3. #8 Werner Neugebauer, 133
4. #7 Miguel Paludo, 128
5. #70 Lucas Salles, 101
6. #1 Alceu Feldmann, 100
7. #88 Georgios Frangulis, 96
8. #87 Nelson Monteiro, 82
9. #888 Lineu Pires, 79
10. #800 Raijan Mascarello, 76
11. #199 Nelson Marcondes, 75
12. #3 Franco Giaffone, 64
13. #26 Rodrigo Mello, 56
14. #555 Ayman Darwich, 46
15. #77 Francisco Horta, 44
16. #121 João Barbosa, 42
17. #85 Eduardo Menossi, 42
18. #56 Peter Ferter, 40
19. #84 Gustavo Farah, 38
20. #17 Ricardo Fontanari, 38
21. #9 Edu Guedes, 37
22. #80 Rouman Ziemkievicz, 30
23. #33 Bruno Campos, 25
24. #25 Paulo Sousa, 15
25. #74 Piero Cifali, 10
26. #99 Nasser Aboultaif, 1
Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 81 pontos
2. #88 Georgios Frangulis, 74
3. #888 Lineu Pires, 57
4. #87 Nelson Monteiro, 54
5. #800 Raijan Mascarello, 52
6. #3 Franco Giaffone, 50
7. #199 Nelson Marcondes, 50
8. #77 Francisco Horta, 26
9. #555 Ayman Darwich, 25
10. #56 Peter Ferter, 25
11. #85 Eduardo Menossi, 20
12. #17 Ricardo Fontanari, 19
13. #80 Rouman Ziemkievicz, 14
Carrera Cup Rookie
1. #9 Edu Guedes, 90 pontos
2. #84 Gustavo Farah, 84
3. #121 João Barbosa, 80
4. #33 Bruno Campos, 60
5. #74 Piero Cifali, 52
6. #25 Paulo Sousa, 46
7. #99 Nasser Aboultaif, 36
Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 158 pontos
2. #3 Cristian Mohr 150
3. #72 Antonella Bassani 136
4. #21 Miguel Mariotti 110
5. #16 Antonio Junqueira 109
6. #1 Urubatan Junior 94
7. #66 Sadak Leite 89
8. #100 Seba Malucelli 81
9. #77 Josimar Junior 80
10. #15 Artur Ramos 71
11. #33 Gustavo Zanon 70
12. #57 Ramon Alcaraz 62
13. #139 Célio Brasil 50
14. #14 Carlos Campos 48
15. #7 Luiz Souza 45
16. #71 SangHo Kim 45
17. #88 Eduardo Taurisano 44
18. #19 Walter Lester 40
19. #38 Eric Santos 40
20. #133 Israel Salmen 35
21. #002 Junior Dinardi 25
22. #10 Americo Lanzoni 23
23. #222 Gabriel Vallone 13
24. #45 Paulo Totaro 12
25. #58 Claudio Simão 11
26. #55 Marco Túlio 11
26. #14 Andre Gaidzinski 9
Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 82 pontos
2. #66 Sadak Leite 68
3. #33 Gustavo Zanon 56
4. #15 Artur Ramos 51
5. #100 Seba Malucelli 51
6. #57 Ramon Alcaraz 49
7. #139 Célio Brasil 34
8. #14 Carlos Campos 33
9. #71 SangHo Kim 25
10. #19 Walter Lester 22
11. #002 Junior Dinardi 16
12. #133 Israel Salmen 15
13. #38 Eric Santos 13
14. #7 Luiz Souza 11
15. #45 Paulo Totaro 9
16. #58 Claudio Simão 4
17. #14 Andre Gaidzinski 4
18. #222 Gabriel Vallone 4
19. #55 Marco Túlio 0
20. #10 Americo Lanzoni 0
Sprint Challenge Rookie
1. #139 Célio Brasil 84
2. #7 Luiz Souza 84
3. #38 Eric Santos 68
4. #133 Israel Salmen 53
5. #10 Americo Lanzoni 45
6. #55 Marco Túlio 26
7. #222 Gabriel Vallone 23
8. #58 Claudio Simão 21
9. #45 Paulo Totaro 15
(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova
Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 5 – Interlagos:
Domingo, 16 de julho:
11:40 – 12:08 – Corrida 2 – Carrera Cup
12:20 – 12:48 – Corrida 2 – Sprint Challenge
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por Luis Ferrari