Eduardo Taurisano gabarita etapa de Interlagos na Sprint Challenge
A segunda metade da temporada 2023 do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard começou quente em Interlagos, com disputas intensas nas duas provas realizadas no domingo. No fim do dia, depois de um festival de ultrapassagens e algumas intervenções do safety-car, prevaleceram Miguel Paludo, na Carrera Cup, e Eduardo Taurisano, na Sprint Challenge.
Eles foram os primeiros a ver as bandeiras quadriculadas em Interlagos.
Paludo assumiu a liderança na primeira volta e conduziu o Porsche #7 com segurança a prova toda, para se isolar como o maior vencedor dos 19 anos de história da categoria. O heptacampeão chegou a 40 triunfos e mais uma vez está credenciado a lutar por um título.
Em segundo lugar na Carrera Cup chegou Marçal Muller, mais uma vez batalhando intensamente por posições. Ele cruzou a linha de chegada à frente de Nicolas Costa, vencedor na véspera. Costa lidera o campeonato após quatro das seis etapas realizadas.
Pilotos da Carrera Sport, Lucas Salles e Raijan Mascarello completaram o pódio geral nesta ordem. Já a vitória na Carrera Rookie coube a Edu Guedes.
A corrida da Challenge teve o líder do campeonato, Marcelo Tomasoni, assumindo a liderança no início. Ele então batalhou com Antonella Bassani e Eduardo Taurisano. O estreante, vencedor na véspera, soube conduzir bem o Porsche #88 para gabaritar a etapa em altíssimo estilo.
A vitória na Challenge Sport ficou com Sadak Leite, enquanto Celio Brasil também repetiu o triunfo do sábado.
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza sua próxima etapa, a penúltima de sprint em 2023, na pista argentina de Termas de Río Hondo no primeiro fim de semana de setembro.
As corridas
Carrera Cup
Uma manhã ensolarada, mas de temperatura baixa para a largada da Carrera Cup: no ambiente, apenas 19ºC; no asfalto, 28ºC. Arquibancadas lotadas no Autódromo José Carlos Pace para a corrida que teve a inversão de sete posições do resultado da primeira corrida no grid. Com isso, a pole ficou com Raijan Mascarello, da classe Sport, com Alceu Feldmann ao lado dele.
Na largada, Raijan Mascarello manteve a liderança, mas Miguel Paludo pulou muito bem e subiu para a segunda posição. E no contorno do Pinheirinho, Paludo fez a ultrapassagem sobre Mascarello e assumiu a liderança pouco antes da direção de provas acionar o safety car por causa de uma enorme confusão na parte de trás do pelotão.
Alceu Feldmann e Marçal Müller disputavam espaço após a Descida do Lago. Quando Feldmann voltou para a pista, acabou tocando com força no carro de Werner Neugebauer, que rodou no meio do Laranjinha. O carro do gaúcho ficou atravessado e acabou atingido por Nelson Monteiro. Com isso, os dois acabaram abandonando a corrida naquele momento e Feldmann recolheu seu carro para os boxes. O incidente passou a ser avaliado pelos comissários esportivos da CBA.
A relargada foi autorizada na quarta volta, a pouco mais de 18 minutos do fim do tempo regulamentar. Paludo manteve a liderança, com Mascarello em segundo. Müller ultrapassou Peter Ferter, ganhou a terceira posição logo no S do Senna e atacou Mascarello na Descida do Lago para subir para a segunda posição. Mascarello e Ferter se estranharam na sequência no Laranjinha e, com isso, acabaram cedendo a liderança da classe Sport para Lucas Salles. E Nicolas Costa, líder do campeonato, assumiu a terceira posição.
Enquanto isso, na classe Rookie, Piero Cifali, então líder, teve de entrar nos boxes. E a primeira posição da subcategoria passou às mãos de Bruno Campos, com Paulo Sousa em sua cola, a menos de dois décimos, na segunda posição.
No início da sétima volta, a briga pela liderança passou a envolver três carros. O líder Paludo passou a ser muito pressionado por Marçal Müller e também por Nicolas Costa, que começou a marcar bons tempos de prova. Apenas um segundo e meio separavam os três primeiros colocados da prova da Carrera Cup.
Na classe Rookie, Bruno Campos bateu de frente na parte interna da Descida do Lago e provocou a segunda entrada do safety car na corrida. Com isso, Edu Guedes assumiu a liderança da subcategoria.
A segunda relargada foi autorizada na 12ª volta, a pouco mais de cinco minutos do fim do tempo regulamentar. Miguel Paludo não teve trabalho para manter a liderança, mas com Marçal Müller e Nicolas Costa muito próximos. Mais atrás, Peter Ferter acabou rodando no meio do pelotão enquanto contornava a Curva do Sol ao lado de Costa e Raijan Mascarello. Por sorte, não foi atingido por quem vinha atrás. Mais um incidente para ser avaliado pelos comissários esportivos.
Marçal Müller ainda tentou pressionar nas últimas duas voltas da prova, mas Miguel Paludo chegou à sua 40ª vitória na Porsche Cup, tornando-se o recordista isolado de triunfos na categoria. Müller foi o segundo, com Nicolas Costa, líder do campeonato, em terceiro. Lucas Salles chegou em quarto no geral e venceu na classe Sport, com Raijan Mascarello em quinto. Na classe Rookie, Paulo Sousa ainda tentou um bote em Edu Guedes na última volta, mas acabou tomando o troco. No fim, vitória de Edu Guedes.
Sprint Challenge
Com a inversão dos seis primeiros de sábado, Miguel Mariotti saiu na pole position neste domingo. E na largada, Marcelo Tomasoni, que saía em segundo, assumiu a ponta, com Mariotti em segundo e Antonella Bassani, que saía na quinta posição, pulando para o terceiro lugar. Gustavo Zanon era o quarto, o melhor entre os carros da classe Sport. Mais atrás, Carlos Campos acabou rodando na segunda perna do Pinheirinho.
Na abertura da segunda volta, Antonella Bassani deu o bote em Miguel Mariotti na freada para o S do Senna e fez a ultrapassagem para ganhar a segunda posição. Na liderança, Tomasoni já tinha quase um segundo de vantagem para o resto do pelotão neste momento.
Na quarta volta, Eduardo Taurisano, vencedor da corrida de sábado, fez uma bela ultrapassagem sobre Sadak Leite e ganhou a quinta posição. Mas na sequência, Taurisano exagerou na tentativa de ganhar o quarto lugar sobre Gustavo Zanon no Laranjinha e acabou fazendo o adversário rodar. Com isso, Sadak Leite acabou assumindo a liderança da classe Sport. E o incidente entrou em avaliação pelos comissários esportivos da CBA.
Taurisano seguia atacando. E na quinta volta, atacou Miguel Mariotti na Descida do Lago e ganhou a terceira posição com uma bela ultrapassagem. Na frente, Antonela Bassani, de pneus usados, seguia reduzindo a vantagem do líder Marcelo Tomasoni, que guardou pneus novos para a corrida deste domingo.
Na classe Rookie, Célio Brasil, 13º colocado no geral, fazia uma corrida tranquila na liderança. Ele tinha quase cinco segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Totaro, o 15º. Luiz Souza era o terceiro na subcategoria, em 17º no geral.
Antonella Bassani tentou pela primeira vez a ultrapassagem sobre Marcelo Tomasoni na abertura da sétima volta. Ela foi por fora na primeira perna do S do Senna, mas tomou o troco de Tomasoni. Com isso, ela acabou perdendo o segundo lugar para Eduardo Taurisano no fim da reta oposta, em mais uma bela disputa.
Embalado, Taurisano foi para cima de Tomasoni. E atacou o então líder da prova na freada para o S do Senna no início da oitava volta. E com uma bela manobra, o vencedor da corrida de sábado assumiu também a liderança da prova de domingo, deixando Tomasoni em segundo e Antonella Bassani em terceiro.
Líder da classe Sport, Sadak Leite foi para o ataque para buscar a quarta posição no geral. E com uma bela manobra na freada para o S do Senna, ultrapassou Miguel Mariotti para ganhar mais um posto na prova deste domingo, confirmando o grande desempenho em Interlagos.
O líder Eduardo Taurisano vinha com uma liderança folgada, mas perdeu rendimento repentinamente por problemas de refrigeração ainda por causa do toque dado em Gustavo Zanon, acabou sendo ultrapassado por Marcelo Tomasoni na reta oposta na 12ª volta. Taurisano caiu para a segunda posição.
Mesmo com os problemas, Eduardo Taurisano deu o troco em Marcelo Tomasoni na 14ª volta no fim da reta oposta para recuperar a liderança. Após fazer a ultrapassagem, o vencedor da corrida de sábado abriu oito décimos de segundo em apenas uma volta. Correndo sem lastro de sucesso, o carro de Taurisano tinha um desempenho melhor que o dos rivais.
Com isso, Eduardo Taurisano se tornou o primeiro piloto da temporada da Sprint Challenge a vencer as duas provas do fim de semana, com Marcelo Tomasoni em segundo e Antonella Bassani em terceiro. Sadak Leite foi o quarto no geral e o vencedor na classe Sport. Miguel Mariotti completou o pódio na quinta posição. Na classe Rookie, mais um triunfo para Célio Brasil na subcategoria, também o segundo no fim de semana.
O que eles disseram:
“Falei ontem depois da classificação. É duro largar lá atrás, a gente sabia do nosso potencial. Mas nada acontece por acaso. Na inversão do grid, deu sete no sorteio, largamos em quarto, por fora. Para mim, uma posição de vantagem na largada, ontem perdi várias posições porque saí por dentro e consegui uma excelente largada. O Alceu me espremeu muito. Ele em vez de fazer a curva, ele eliminou meu carro, mas eu não tirei o pé. E ali definiu a corrida. Desalinhou meu carro, o volante entortou. Estava andando o mais rápido possível, sem cometer erros. É um domingo muito especial, com esse público maravilhoso, queria agradecer à Brandt, o Rick está aqui. 40 vitórias, especial para mim, espero que ainda tenham muitas por vir. Hoje foi muito bom e agora é usar esse momento para o fim da temporada, que a gente está na briga pelo campeonato.”
Miguel Paludo
“Foi mais uma prova que teve bastante tensão na curva 4. Deu uma pequena desalinhada, mas a gente se manteve forte na prova, veio recuperando Consegui botar uma pressão no Miguel Paludo. Pena que teve muitas entradas do safety car e não conseguimos crescer mais na prova, porque nosso setup estava para melhorar no final. Então, paciência, mas pontuamos bem. Agora é foco no campeonato.”
Marçal Muller
“O cenário mudou de ontem para hoje. Estava em primeiro, tomei um toquezinho e acabei em terceiro na categoria. Na largada, fiquei preocupado em bater em alguém e cair para o último lugar. E sabia que precisava fazer uma corrida de recuperação, mas estava sentindo que estava mais rápido. Então, vinha calculando quantos precisava passar e qual era a melhor hora para passar. Então, acabei bem. É muito emocionante. Antes da largada, eu estava bem concentrado, mas ver as arquibancadas lotadas assim é demais.”
Edu Guedes
“A etapa foi muito positiva. Estou bem feliz com o resultado. Foram duas corridas limpas, sem contato com ninguém, com a cabeça. Nessa segunda bateria, nas primeiras voltas foi uma questão de sobrevivência, estava tentando não ser acertado para não comprometer o carro. Não tinha ritmo para atacar o Paludo e o Marçal. Então procurei ficar ali. Se sobrasse alguma coisa pra mim, tentaria capitalizar. Não aconteceu, então parabéns para o Miguel, fez um corridão, liderou, acredito eu, quase de ponta a ponta. Mas estou muito satisfeito com o resultado.”
Nicolas Costa
“O carro estava perfeito. A gente teve um problema na hora em que relargou, quando o Peter Ferter acabou tocando a gente na lateral e fomos para fora da pista. Infelizmente isso acontece, mas a gente tenta evitar. Isso acabou com a minha corrida. Ia sair daqui vencedor, mas o segundo lugar é um bom resultado. O que importa é o campeonato como a gente vem falando há anos. Mas o carro estava muito bom, acho que agora, a gente vai começar a evoluir bastante. Metade do campeonato acabou. Daqui para frente é outra história.”
Raijan Mascarello
“O fim de semana todo foi muito puxado. Todo mundo estava muito próximo na classificação, a gente largou um pouquinho mais para trás dessa vez, mas deu pra manter um ritmo bom de prova. A largada foi boa. E tive de acelerar até a última volta, o Raijan estava muito rápido atrás. Estou muito feliz por ter ganhado na Sport.”
Lucas Salles
“Fácil nunca é, até porque estamos no meio de muitos pilotos profissionais e que estão aqui já com grande experiência. Nem eu sei te responder porque estava tão rápido. Sou estreante na categoria e só treino no simulador. O resto eu acho que é o dom mesmo. Na corrida, primeiro tive um aquecimento da água, da pressão da água, e depois foi a temperatura do óleo. Precisei dosar o pé, acabei tirando e perdendo a posição, mas deu certo no final.”
Eduardo Taurisano
“Que ano abençoado! Aprendi muito no ano passado e esse ano essa evolução tem mostrado efeito. Temos que comparar sempre um ano com o outro quando comentamos sobre evolução do carro de corrida. Ajustamos o carro e ele estava muito equilibrado hoje. O Taurisano veio em um ritmo muito forte, sem peso e fora da disputa do campeonato, então não me preocupei com ele. Mais um pódio, mais um segundo lugar e terminar na frente dos meus concorrentes diretos. Estamos construindo esse campeonato passo a passo. Muito feliz com o resultado e com a solidez do ano.”
Marcelo Tomasoni
“Muito feliz com o resultado, estamos subindo aos poucos no campeonato e esse é nosso objetivo. Infelizmente não consegui passar o Marcelo, ele estava em uma condição melhor do que a minha de pneu. Mas, vamos caminhando pouco a pouco.”
Antonella Bassani
“Ontem fiz uma corrida conservadora, pensando no campeonato. Hoje o objetivo era ir para cima e pensar na vitória. Pódio geral e vitória na classe hoje e vamos para Termas, uma pista que eu adoro.”
Sadak Leite
“Que delícia de dia! Mais uma vitória e essa uma tranquilidade! Estive em uma boa posição para vencer na classe ao longo do dia inteiro e me mantive até o final, sem atrapalhar a corrida dos outros pilotos de outras categorias também.”
Célio Brasil
Resultados
Carrera Cup
1. #7 Miguel Paludo 27:05.452
2. #544 Marçal Muller +0.372
3. #999 Nicolas Costa +1.835
4. #70 Lucas Salles* +5.691
5. #800 Raijan Mascarello* +6.149
6. #80 Rouman Ziemkiewicz* +8.408
7. #888 Lineu Pires* +8.737
8. #199 Nelson Marcondes* +9.044
9. #3 Franco Giaffone* +9.472
10. #88 Georgios Frangulis* +11.035
11. #17 Ricardo Fontanari* +11.327
12. #29 Rodrigo Mello +13.407
13. #85 Eduardo Menossi* +14.569
14. #9 Edu Guedes** +16.275
15. #56 Peter Ferter* +17.270
16. #25 Paulo Sousa** +18.007
17. #99 Nasser Aboultaif** +18.818
DNF
#8 Werner Neugebauer
#1 Alceu Feldmann
#87 Nelson Monteiro*
#555 Ayman Darwich*
#74 Piero Cifali**
#33 Bruno Campos**
*Sport
**Rookie
Sprint Challenge
1. #88 Eduardo Taurisano 26:58.409
2. #5 Marcelo Tomasoni +0.700
3. #72 Antonella Bassani +1.232
4. #66 Sadak Leite* +4.311
5. #21 Miguel Mariotti +6.816
6. #3 Cristian Mohr +7.955
7. #57 Ramon Alcaraz* +8.362
8. #100 Sebá Malucelli* +12.085
9. #71 SangHo Kim* +13.367
10. #15 Artur Ramos* +14.640
11. #33 Gustavo Zanon* +15.281
12. #139 Célio Brasil** +27.017
13. #45 Paulo Totaro** +37.948
14. #19 Walter Lester* +41.230
15. #55 Marco Tulio** +42.652
16. #7 Luiz Souza** +47.395
17. #38 Eric Santos** +47.820
18. #133 Israel Salmen* +1:39.112
DNF
#77 Josimar Junior
#14 Carlos Campos*
#10 Americo Lanzoni**
*Sport
*Rookie
Campeonatos*
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa, 167 pontos
2. #544 Marçal Muller, 156
3. #7 Miguel Paludo, 153
4. #8 Werner Neugebauer, 133
5. #70 Lucas Salles, 119
6. #88 Georgios Frangulis, 106
7. #1 Alceu Feldmann, 100
8. #888 Lineu Pires, 92
9. #800 Raijan Mascarello, 92
10. #199 Nelson Marcondes, 87
11. #87 Nelson Monteiro, 82
12. #3 Franco Giaffone, 75
13. #26 Rodrigo Mello, 64
14. #85 Eduardo Menossi, 49
15. #17 Ricardo Fontanari, 47
16. #555 Ayman Darwich, 46
17. #56 Peter Ferter, 45
18. #77 Francisco Horta, 44
19. #80 Rouman Ziemkievicz, 44
20. #9 Edu Guedes, 43
21. #121 João Barbosa, 42
22. #84 Gustavo Farah, 38
23. #33 Bruno Campos, 25
24. #25 Paulo Sousa, 19
25. #74 Piero Cifali, 10
26. #99 Nasser Aboultaif, 4
Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 96 pontos
2. #88 Georgios Frangulis, 77
3. #888 Lineu Pires, 65
4. #800 Raijan Mascarello, 64
5. #199 Nelson Marcondes, 56
6. #87 Nelson Monteiro, 54
7. #3 Franco Giaffone, 54
8. #77 Francisco Horta, 26
9. #555 Ayman Darwich, 25
10. #56 Peter Ferter, 25
11. #80 Rouman Ziemkievicz, 24
12. #85 Eduardo Menossi, 21
13. #17 Ricardo Fontanari, 21
Carrera Cup Rookie
1. #9 Edu Guedes, 105 pontos
2. #84 Gustavo Farah, 84
3. #121 João Barbosa, 80
4. #33 Bruno Campos, 60
5. #25 Paulo Sousa, 58
6. #74 Piero Cifali, 52
7. #99 Nasser Aboultaif, 46
Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 180 pontos
2. #3 Cristian Mohr 164
3. #72 Antonella Bassani 156
4. #21 Miguel Mariotti 126
5. #16 Antonio Junqueira 109
6. #66 Sadak Leite 107
7. #100 Seba Malucelli 93
8. #1 Urubatan Junior 90
9. #15 Artur Ramos 81
10. #77 Josimar Junior 80
11. #33 Gustavo Zanon 79
12. #57 Ramon Alcaraz 75
13. #88 Eduardo Taurisano 69
14. #139 Célio Brasil 58
15. #71 SangHo Kim 56
16. #7 Luiz Souza 49
17. #14 Carlos Campos 48
18. #19 Walter Lester 46
19. #38 Eric Santos 43
20. #133 Israel Salmen 40
21. #002 Junior Dinardi 25
22. #10 Americo Lanzoni 23
23. #45 Paulo Totaro 19
24. #55 Marco Túlio 17
25. #222 Gabriel Vallone 13
26. #58 Claudio Simão 11
27. #14 Andre Gaidzinski 9
Sprint Challenge Sport
1. #66 Sadak Leite 83 pontos
2. #16 Antonio Junqueira 82
3. #100 Seba Malucelli 61
4. #57 Ramon Alcaraz 61
5. #33 Gustavo Zanon 60
6. #15 Artur Ramos 57
7. #139 Célio Brasil 37
8. #14 Carlos Campos 33
9. #71 SangHo Kim 33
10. #19 Walter Lester 23
11. #002 Junior Dinardi 16
12. #133 Israel Salmen 15
13. #38 Eric Santos 13
14. #7 Luiz Souza 11
15. #45 Paulo Totaro 11
16. #58 Claudio Simão 4
17. #14 Andre Gaidzinski 4
18. #222 Gabriel Vallone 4
19. #55 Marco Túlio 0
20. #10 Americo Lanzoni 0
Sprint Challenge Rookie
1. #139 Célio Brasil 99 pontos
2. #7 Luiz Souza 92
3. #38 Eric Santos 74
4. #133 Israel Salmen 53
5. #10 Americo Lanzoni 45
6. #55 Marco Túlio 36
7. #45 Paulo Totaro 27
8. #222 Gabriel Vallone 23
9. #58 Claudio Simão 21
(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari