Quinto colocado, Matheus Comparatto é o melhor estreante da prova
Após um breve susto na largada, Vinícius Tessaro dominou amplamente e venceu com propriedade a terceira corrida da segunda etapa da temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil, realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. O piloto da equipe Cavaleiro Sports perdeu momentaneamente a liderança por duas curvas, mas recuperou rapidamente e sumiu na frente: venceu com uma vantagem de 4s283 sobre Luan Lopes, da TMG Racing, o segundo colocado. Foi a terceira vitória de Tessaro neste campeonato, na primeira prova da F4 Brasil com pista molhada desde sua fundação, em 2022.
O americano Carl Bennett, convidado da equipe OAKBERRY Bassani F4, fez uma corrida consistente, segurou a pressão de Álvaro Cho durante boa parte da corrida, e completou o pódio na terceira posição. Cho, da TMG Racing, foi o quarto colocado. Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4, foi mais uma vez o melhor estreante da corrida e terminou na quinta posição.
No campeonato, Vinícius Tessaro ampliou a liderança com 97 pontos, 20 à frente de Luan Lopes. Terceiro nos pontos, Matheus Comparatto é o melhor estreante, com 65, empatado com Álvaro Cho. Matheus Callejas está na quinta posição, com 46 pontos.
A próxima etapa da BRB Fórmula 4 Brasil está marcada para o Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, no fim de semana entre os dias 4 e 6 de agosto.
A corrida:
Com pista molhada, o pole Vinícius Tessaro largou mal e perdeu a liderança para Luan Lopes, que saía da terceira posição. Mas recuperou a primeira posição ainda no início da reta oposta. João Tesser ficou parado no grid, mas conseguiu sair depois de algum tempo. E Fefo Barrichello, que sairia na oitava posição, optou por largar dos boxes para arriscar usar pneus para pista seca.
No fim da primeira volta, Lucca Zucchini escapou na freada para o S do Senna em uma disputa com o americano Carl Bennett pela sexta posição. Mas conseguiu voltar para a corrida perdendo algumas posições. Mais atrás, Fefo seguia arriscando com os pneus de seco, mas com um ritmo 16 segundos mais lento que o dos líderes.
Na quarta volta, Álvaro Cho começou a pressionar o americano Carl Bennett na briga pela terceira posição, que vale a última vaga do pódio. Cho colocou por fora na freada do S do Senna, freou tarde demais, acabou passando reto e teve de passar pela área de escape. Bennett se manteve à frente. Com isso, Matheus Comparatto chegou também para a disputa.
Isolado na liderança, Vinícius Tessaro estabelecia um bom ritmo de prova. Na sétima volta da prova, já tinha mais de dois segundos de vantagem sobre Luan Lopes, o segundo colocado da corrida. E o piloto da TMG Racing também já mantinha uma diferença segura sobre Carl Bennett, acima dos quatro segundos.
Na nona volta, Nelson Neto e Lucca Zucchini travaram uma bela briga pela nona posição que durou quase toda a volta. Zucchini conseguiu completar a manobra na Junção, após uma disputa roda a roda no molhado com o rival, ganhando a nona posição.
A chuva aumentou a oito minutos do fim da corrida. E a aposta na estratégia de Fefo Barrichello foi estragada. Ele teve de entrar nos boxes para fazer a troca dos pneus slicks para os pneus de chuva, já que as condições de pista se tornaram muito perigosas.
Na 13ª volta, Alexandre Machado tentou a ultrapassagem sobre Arthur Pavie no fim da reta oposta. Ele até conseguiu ficar à frente, mas pisou na linha branca externa do Laranjinha, foi traído pela pista molhada e acabou rodando e perdendo um tempo precioso. Mais atrás, João Tesser também rodou na Descida do Lago.
No fim, Tessaro cruzou tranquilo na primeira posição, mais de quatro segundos à frente de Luan Lopes, o segundo colocado. Carl Bennett ficou em terceiro, estreando na BRB Fórmula 4 Brasil com um pódio debaixo de chuva.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz com esse domingo. A gente conseguiu levar a vitória na primeira corrida na chuva da categoria. Eu nunca tinha corrido antes, já tive outras experiências na chuva, mas só em treino. Então, estou muito contente com o resultado que a gente teve. A gente conseguiu ampliar a distância no campeonato e manter a liderança, que era o nosso objetivo principal. Então fiquei muito feliz com a vitória. Agora vamos comemorar.”
Vinícius Tessaro
“Foi uma experiência muito nova, uma das corridas mais divertidas da minha vida. Nunca tinha sentado em um carro na chuva, tinha feito um treino só de tração dianteira. A gente teve uns 10 minutos em que comecei a me adaptar na corrida. Fui me virando do jeito que dava. No fim, a gente conseguiu achar um ritmo bem legal e me diverti a corrida inteira. Foi um fim de semana muito bom pra gente. A gente conseguiu vencer a corrida 1 e agora um segundo lugar na corrida 3. Foi muito bom para o nosso campeonato. A gente conseguiu pontuar mais que o Tessaro, tirar um pouco da diferença. Vamos focar agora para o resto do campeonato, que é longo, para a gente chegar no final do ano brigando para ser campeão.”
Luan Lopes
“Foi um fim de semana incrível. Eu acho que saio daqui pronto para qualquer desafio que venha pela frente. No geral foi uma experiência ótima. Nunca tinha estado aqui, e dividir a pista com uma categoria como a Stock Car correndo pela F4 Brasil é uma oportunidade única. Toda vez que entro em um carro de corrida eu dou o meu máximo e assim me sinto feliz sempre que estou correndo. Quero muito voltar e correr mais vezes aqui! Vou chegar meu calendário de corridas lá fora e se tiver a oportunidade de vir aqui e correr mais uma vez vai ser importante para meu desenvolvimento.”
Carl Bennett
“Foi uma corrida muito difícil, a chuva é uma loteria e todos nós sabemos disso. Era muito rápido no começo da corrida, principalmente quando começou a formar um trilho. Quando a chuva voltou, nosso carro tinha uma frente muito boa, o que pode ter prejudicado um pouco a traseira dele. Estamos nas primeiras posições do campeonato e liderando entre os estreantes, então foi um fim de semana positivo.”
Matheus Comparatto
CLASSIFICAÇÃO:
1. Vinicius Tessaro – 97 pontos
2. Luan Lopes – 77
3. Álvaro Cho – 65
– . Matheus Comparatto – 65
5. Mateus Callejas – 46
6. Arthur Pavie – 41
7. João Tesser – 38
8. Lucca Zucchini – 36
9. Nelson neto – 31
10. Carl Bennet – 20
11. Rafaela Ferreira – 7
12. Alexandre Machado – 5
13. Fefo Barrichello – 1
14. Cecília Rabelo – 1
Por: Luis Ferrari