Segundo colocado, Arthur Pavie fica a apenas 919 milésimos da vitória
Segundo colocado no grid, Matheus Callejas venceu pela primeira vez na BRB Fórmula 4 Brasil na segunda corrida da segunda etapa da temporada 2023, realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. O piloto da equipe Cavaleiro Sports pulou para primeiro logo na largada, com o problema do pole Carl Bennett, que ficou parado e segurou a forte pressão de Arthur Pavie nas voltas finais da prova, em um duelo de estreantes.
Pavie terminou na segunda posição, apenas 919 milésimos atrás do vencedor. O piloto da OAKBERRY Bassani F4 ficou quatro segundos à frente de Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, que completou o pódio, na terceira posição, após segurar uma forte pressão de João Tesser, da TMG Racing. Zucchini assegurou o pódio por apenas 151 milésimos. Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4, fechou a lista dos cinco primeiros colocados na corrida.
O resultado da corrida 2 mostrou a força dos novatos nesta temporada. Os dois primeiros colocados são rookies, e três dos cinco pilotos a fechar a prova no top5.
O pole Carl Bennett, que ficou parado no grid, teve de fazer uma corrida de recuperação. O piloto da OAKBERRY Bassani F4 fez uma corrida agressiva e acabou em nono, após uma bela disputa com Rafaela Ferreira e Luan Lopes.
No campeonato, Vinícius Tessaro manteve a liderança com 71 pontos, 12 à frente de Luan Lopes. Terceiro nos pontos, Matheus Comparatto é o melhor estreante, com 55. A seguir aparece Álvaro Cho, com 53. O vencedor Matheus Callejas está na quinta posição, com 38 pontos.
A teceira e última bateria da segunda etapa do campeonato tem largada programada para este domingo, às 10h20. Tessaro é o pole e Álvaro Cho parte ao seu lado.
A corrida
Os cinco primeiros colocados do grid escolheram largar com pneus novos: Carl Bennett, Matheus Callejas, Arthur Pavie, Lucca Zuccini e João Tesser. Pole no grid invertido, o americano ficou parado em sua posição, enquanto viu o grid todo o ultrapassar. Callejas assumiu a ponta, seguido por Comparatto, que ganhou cinco posições na primeira volta. Pavie se manteve em terceiro, com Vinícius Tessaro em quarto e Zucchini fechando a lista dos cinco primeiros.
Mais atrás, Alexandre Machado tentou um mergulho na primeira perna do Pinheirinho e acabou acertando o pneu traseiro de João Tesser. Com isso, teve a asa dianteira danificada e foi forçado a voltar para os boxes para efetuar a troca da peça.
No início da terceira volta, Arthur Pavie se aproveitou dos pneus mais novos, entrou mais forte na reta dos boxes, colocou de lado e fez uma bela ultrapassagem sobre Matheus Comparatto, assumindo a segunda posição da corrida. Enquanto isso, Callejas já tinha mais de dois segundos de vantagem na liderança. Comparatto também perderia a terceira posição para Zucchini, outro com pneus novos, na abertura da quarta volta.
Mais atrás, Carl Bennett, que largou atrasado, acelerava forte e vinha marcando uma série de voltas mais rápidas tentando se aproximar do pelotão. Na quinta volta, Álvaro Cho sofria para segurar os ataques de João Tesser, outro que largou com pneus novos. No início da sexta volta, Tesser colocou por fora na freada para o S do Senna e ganhou a quinta posição.
A partir da sexta volta, uma disputa envolvendo quatro carros pela oitava posição marcou a corrida. Fefo Barrichello ultrapassou Luan Lopes, que precisou se defender do ataque de Nelson Neto. Neto acabou ultrapassado por Carl Bennett, enquanto Rafaela Ferreira vinha atacando Lopes para ganhar o décimo lugar.
Na abertura da nona volta, Tesser atacou Comparatto e fez uma bela ultrapassagem por fora na primeira perna do S do Senna para ganhar a quarta posição. Mas os três primeiros, que sobem ao pódio na corrida, ainda estavam quase dois segundos mais à frente.
Na 11ª e penúltima volta, Pavie reduziu a vantagem de Callejas para apenas oito décimos e iniciou um ataque para tentar sua primeira vitória na categoria em um duelo de estreantes na Fórmula 4 Brasil. Mas Callejas conseguiu administrar a vantagem na última e venceu pela primeira vez na categoria, 0s919 à frente de Pavie, segundo colocado. Zucchini foi o terceiro após segurar a pressão de Tesser, completando o pódio.
O que eles disseram:
“Minha segunda etapa na F4, então é absurdo conseguir fazer alguma coisa assim. Vencer me deixou muito feliz. Amanhã vou largar do meio do pelotão com pneu mais velho e vamos batalhar para defender as posições contra concorrentes que vão largar de pneu zero”
Matheus Callejas
“Essa segunda corrida é muito curta e não deu para lutar pela vitória. Tenho batalhado muito por isso, com minha equipe e todos que apoiam. Minha mãe está viajando e dedico o pódio a ela”
Arthur Pavie
“Muito empolgante conseguir meu primeiro pódio. Não tive uma largada tão boa, mas consegui evoluir e chegar até a terceira colocação. Tinha pneus novos para essa corrida e vi que não ia chegar nos da frente, aí poupei os pneus para fazer uma boa corrida amanhã. Vou largar de sétimo amanhã e tentarei defender a posição ou tentar algo melhor”
Lucca Zucchini
“Muito contente pelo objetivo de ampliar a vantagem, mantendo a liderança. Podia ter sido um dia mais produtivo, mas foi bom conseguir o terceiro lugar pela manhã e agora largando de sexto terminar em sétimo. Podia ter sido melhor, pois por um erro meu acabei perdendo a terceira posição que havia conquistado na largada. Agora vamos trabalhar em cima disso para amanhã transformar a pole em vitória.”
Vinícius Tessaro
“Eu tinha um bom carro hoje, mas infelizmente tive um problema na largada e perdi muitas posições. No fim ainda fiz a melhor volta da prova, mas já não tinha como recuperar. Amanhã vamos buscar um bom resultado.”
Carl Bennett
“Nossos treinos foram excepcionais. Tessaro está muito com a mão do carro e merece ser enaltecido pelo que fez. A gente estava a 0.15s dele em média, o que era positivo. Daí na tomada tivemos problema de freio e ficamos sem ter o que fazer, porque é um componente fundamental do carro. Diagnosticamos nos gráficos, mas não encontramos no carro para solucionar. Fomos para a corrida assim e uma hora rodei porque com problema no freio não conseguia fazer o carro parar. Então, para a segunda corrida, seguimos com algum problema e na hora de parar no grid minha embreagem quebrou. Colou quando saí do box, tentamos arrumar no grid mas não deu. Aí o carro pulou na largada do jeito que era possível, foi uma largada no susto e deu certo. No fim a corrida deixou a desejar um pouco pelos problemas que tivemos, mas deu para recuperar as posições.”
Fernando Barrichello
Por: Luis Ferrari