Com bela ultrapassagem sobre Vinícius Tessaro, Luan Lopes vence a primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos

0

Matheus Comparatto tem bela atuação, luta pela vitória, chega em segundo e é o melhor estreante da prova

Terceiro colocado no grid, Luan Lopes venceu pela primeira vez na BRB Fórmula 4 Brasil na primeira corrida da segunda etapa da temporada 2023, realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. O piloto da equipe TMG Racing pulou para segundo logo na largada, com o problema de Álvaro Cho, que ficou parado e fez uma belíssima ultrapassagem sobre Vinícius Tessaro, líder do campeonato, logo na quarta volta, por fora, no Laranjinha.

Lopes ainda teve de segurar a pressão de Matheus Comparatto nas voltas finais para assegurar a primeira vitória da TMG Racing na atual temporada- em quatro corridas disputadas em 2023, as três equipes já subiram ao lugar mais alto do pódio. O piloto da OAKBERRY Bassani F4 chegou na segunda posição, apenas 488 milésimos atrás do vencedor, e foi o melhor estreante da prova. Em seu melhor resultado na categoria, Comparatto fez uma bela ultrapassagem sobre Tessaro, da Cavaleiro Racing, que completou a corrida na terceira posição, mas manteve a liderança do campeonato, com 69 pontos, 10 à frente de Luan Lopes.

João Tesser, da TMG Racing, terminou na quarta posição, após uma disputa equilibradíssima entre os quatro primeiros. A distância entre o líder e Tesser terminou em apenas 1s834. Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, foi o quinto; seguido por Arthur Pavie, da OAKBERRY Bassani F4; Matheus Callejas, da Cavaleiro Sports, e o americano Carl Bennett, da OAKBERRY Bassani F4, que vai largar na pole da segunda corrida deste sábado, com a inversão das oito primeiras posições desta prova.

Quem bateu na trave foi Álvaro Cho. O piloto da TMG Racing era o segundo do grid e ficou parado na largada. Quando conseguiu mexer o carro, fez uma corrida agressiva, com voltas rápidas e acabou em nono, a uma posição da inversão do grid.

Apesar de não converter a pole em vitória, Tessaro aumentou a diferença para 10 pontos, o novo vice-líder é Luan Lopes, que foi a 59 tentos. Álvaro Cho e Matheus Comparatto estão empatados na terceira posição com 49 pontos somados.

A corrida:

Na largada, Vinicius Tessaro manteve a ponta, enquanto Álvaro Cho, segundo no grid, ficou parado em sua posição. Por sorte, não foi atingido por ninguém que vinha atrás dele. Com isso, Luan Lopes subiu para a segunda posição e Matheus Comparatto, melhor estreante do grid, para terceiro.

Na quarta volta, com uma manobra ousada no Laranjinha, Luan Lopes colocou por fora de Vinícius Tessaro, segurou na freada e fez uma bela ultrapassagem para assumir a ponta da corrida. Matheus Comparatto tentou um ataque sobre Tessaro na sequência, mas perdeu ritmo e acabou perdendo a terceira posição para João Tesser no fim da reta oposta.

No início da sexta volta, Comparatto deu o troco em Tesser na primeira perna do S do Senna para recuperar a terceira posição, em uma bela disputa. Mais atrás, Fefo Barrichello, em seu retorno à categoria, subiu para a décima posição, enquanto o americano Carl Bennett perdeu três postos em relação à largada: caiu para nono.

Líder do campeonato, Tessaro começou a ser pressionado por Comparatto na oitava volta. Com isso, os dois começaram a chegar no líder Luan Lopes. Mais atrás, Nelson Neto, que fazia uma boa corrida de recuperação após largar em último e subir para sexto, recebeu um drive through por se posicionar errado no grid de largada.

Na abertura da 11ª volta, Matheus Comparatto colocou de lado na freada para o S do Senna e fez uma belíssima ultrapassagem sobre Vinícius Tessaro, e assumiu a segunda posição da corrida. Com isso, Luan Lopes, que era muito pressionado, ganhou um pequeno respiro na liderança. E Tessaro passou a se preocupar com os ataques de João Tesser, quarto colocado.

Comparatto reduziu rapidamente a vantagem de Lopes. E aumentou a pressão na 13ª volta, tentando buscar um espaço para um ataque. Mais atrás, Fefo Barrichello deu uma escapada na Descida do Lago e acabou abandonando a corrida a duas voltas do fim.

Com um bom ritmo, Luan Lopes não permitiu ataques e venceu sua primeira corrida na temporada 2023, com Matheus Comparatto em segundo, melhor estreante da corrida, apenas 488 milésimos atrpas. Líder do campeonato, Vinícius Tessaro completou o pódio na terceira posição. João Tesser foi o quarto.

O que eles disseram: 

“Muito feliz, foi uma corrida muito complicada, passamos o Tessaro logo no começo então tivemos que lidar com a pressão de andar na frente o tempo todo. Questionei a equipe a corrida inteira quanto tempo faltava, como estávamos de distância do segundo. Acabei abusando um pouco nas freadas e o Beto me alertou no rádio para não abusar tanto. Consegui manter um bom ritmo e controlar a corrida durante quase ela inteira. Vencer em Interlagos, que é minha casa, com a família presente é algo incrível!”
Luan Lopes

“Bom resultado para a corrida 1, com vitória na rookie e segundo lugar na geral. Tínhamos ritmo para brigar pela vitória, mas acabei cometendo alguns errinhos que nos custaram essa chance. Feliz com a velocidade e com o objetivo cumprido de chegar na frente do líder geral na prova. Agora vamos concentrar para seguir bem na disputa e somando bons pontos.”
Matheus Comparatto

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade