Ernani Kuhn, Viscardi e Augusto Freitas foram os pole positions da etapa. Apenas Viscardi converteu a vantagem em vitória em um sábado dos mais emotivos para Bruno Testa, vencedor da geral
O primeiro dia corrida da Copa Shell Hyundai HB20 reservou boas disputas no Autódromo José Carlo Pace, em Interlagos, em São Paulo (SP). Neste sábado (8), os pilotos participaram da classificação e da primeira corrida do fim de semana, válido pela terceira etapa da temporada 2023. Ernani Kuhn (Pro), Luciano Viscardi (Elite) e Augusto Freitas (Super) foram os mais rápidos em suas classes no classificatório e conquistaram o direito de largar da posição de honra do grid. Os vencedores da primeira corrida foram Bruno Testa (Pro), Viscardi (Elite) e Enzo Falquete (Super). A segunda corrida, a que complementa a etapa, acontece neste domingo (9).
Ernani Kuhn reagiu bem na largada lançada e conseguiu manter a liderança da prova, que teve o Safety Car acionado logo na primeira volta após um incidente envolvendo o carro #06 de Thiago Arns na reta oposta. O incidente excluiu o #69 André Pedrotti da prova.
A 13 minutos do fim, Bruno Testa e Alberto Cattucci atacaram Kuhn. Cattucci e Kuhn se tocaram e Testa aproveitou para assumir a liderança. O #808 e o #107 continuaram trocando tinta e Kuhn levou a vantagem, ficando com a segunda colocação.
Faltando três minutos de prova, os três primeiros colocados ainda estavam no mesmo ritmo brigando pela vitória. Enquanto isso, o vice-líder do campeonato Leo Rufino batalhava pela sexta colocação com o #19. Após a prova, Cattucci foi punido em 5 segundos pelo incidente com Kuhn.
A prova terminou com a vitória na Pro de Bruno Testa, com Ernani Kuhn em segundo, Bernardo Cardoso em terceiro, Alberto Cattucci em quarto e Leo Rufino em quinto, completando o pódio. Uma vitória carregada de significado e emoção para Bruno Testa, que venceu pela primeira vez na temporada.
“Foi emocionante, uma vitória mais do que especial. Há duas horas eu estava no funeral da minha avó, que era a minha maior torcedora, e quero dedicar essa vitória a ela, ela que guiou esse carro hoje aqui”, emocionou-se.
Na classe Elite a vitória ficou com Luciano Viscardi, o único entre as três classes que conseguiu converter a pole em vitória. Completaram o pódio Agostinho Ardito em segundo, Diego Vallini em terceiro, Thaline Chicoski em quarto e Rodrigo Barone em quinto.
“Interlagos é mágico para mim. Aqui eu fui campeão Brasileiro na Super em 2019, esse fim de semana está perfeito. Fui primeiro nos treinos, fiz a pole e cheguei junto com o pelotão da Pro. O carro está perfeito, acertamos a calibragem… os mecânicos com um trabalho muito bom e quero agradecer a H Racing pelo carro. É um dia para ficar na memória”, disse Viscardi.
Na Super, o líder Enzo Falquete venceu mais uma na categoria. “Foi uma corrida difícil, estamos em um fim de semana difícil. Foi uma vitória na raça e gostaria de agradecer aos meus patrocinadores”, disse Falquete. Completam o pódio da classe o piloto Vinicius Bortolozzo em segundo, Marcelo Zebra em terceiro, Eduardo Doriguel em quarto e Silvio Gatão em quinto.
A segunda prova terá inversão dos oito primeiros colocados do grid. A largada está prevista para 15h35 desde domingo com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube do Acelerados e da Hyundai Motors Brasil. A RedeTV! também transmite as provas.
Programação da terceira etapa da Copa Shell Hyundai HB20 em Interlagos:
Domingo, dia 9
15h35 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta
Calendário 2023Interlagos: 29 e 30 de abril
Tarumã: 20 e 21 de maio
Interlagos: 8 e 9 de julho
Velocitta: 5 e 6 de agosto
Goiânia: 26 e 27 de agosto
Velopark: 16 e 17 de setembro
Brasília*: 25 e 26 de novembro
Interlagos: 16 e 17 de dezembro
*Sujeito a alterações
Siga a Copa Shell Hyundai HB20 nas redes sociais:
Instagram: @copahb20
Facebook: https://www.facebook.com/copahb20/
YouTube: https://www.youtube.com/c/CopaHB20
Por: Cleber Bernuci / Caio Scafuro