Em reunião na noite desta segunda-feira (03/07), 20 clubes reafirmaram participação na próxima temporada da competição e reforçam compromisso com o desenvolvimento da modalidade
A Liga Nacional de Basquete, através de seus Clubes filiados, esclarece:
A Liga Nacional de Basquete faz parte do Sistema Nacional do Desporto conforme garantido na Lei Pelé bem como na nova Lei Geral do Esporte. Esta última, inclusive, amplia os direitos das Ligas no Brasil. Desta forma, a legalidade e a independência da Liga são reforçadas fazendo com que nosso modelo de gestão esteja cada vez mais próximo ao de entidades como a NBA e a Euroliga de Basquete, referências mundiais da modalidade.
O cronograma da próxima temporada se mantém inalterado, incluindo o NBB, Copa Super 8, LDB, Torneio Interligas (Adulto e Sub-22) e o Jogo das Estrelas, este que é hoje o maior evento de entretenimento esportivo do Brasil.
O NBB é um campeonato consolidado, que terá sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 e através dele seus Clubes reafirmam sempre o respeito a toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol brasileiro. A perspectiva agora é de uma participação mais ampla de equipes a partir da inscrição já feita por 20 clubes que assinam este comunicado.
Seguiremos atuando com os mesmos valores que norteiam a Liga desde sua fundação há quinze anos. A democracia e as decisões coletivas e transparentes dos Clubes são a base da nossa filosofia de trabalho, bem como os pilares de sustentação da nossa entidade.
Continuaremos construindo essa história cada vez mais cientes do nosso desafio em transformar e contribuir para o basquetebol no Brasil. O compromisso dos Clubes da Liga é com a modalidade e com todos os agentes que integram o nosso ecossistema, sejam estes atletas, treinadores, árbitros, profissionais, parceiros, patrocinadores, imprensa e fãs.
Assinam este comunicado:
1. Associação Atlética Unifacisa – PB
2. ABAP – Associação Basquetebol Arte de Pato Branco – PR
3. Associação Bauru Basketball Team – SP
4. Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes – Rio Claro – SP
5. Associação Desportiva de Mogi das Cruzes – SP
6. Associação Esportiva e Recreativa Cerrado – DF
7. Botafogo de Futebol e Regatas – RJ
8. Brasília Basquete – LB Produções e Eventos – DF
9. Caxias do Sul Basquete Associação Esportiva e Recreativa – RS
10. Club Athletico Paulistano – SP
11. Club de Regatas Vasco da Gama – RJ
12. Clube de Regatas do Flamengo – RJ
13. Esporte Clube Pinheiros – SP
14. Esporte Clube União Corinthians – RS
15. Fortaleza Basquete Cearense – CE
16. Minas Tênis Clube – MG
17. São José Desportivo – SP
18. São Paulo Futebol Clube – SP
19. Sesi Franca Basquete – SP
20. Sport Club Corinthians Paulista – SP
São Paulo, 04 de julho de 2023
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete