Stock Car corre em Interlagos pela 150ª vez, e freios voltam a ser exigidos

0

Depois das velozes pistas de Tarumã e Cascavel, que demandam menos do sistema composto pelos discos de freio Fremax e pelas pastilhas Fras-le, chega a vez da freada mais forte do calendário na curva mais icônica do automobilismo nacional

A Stock Car Pro Series volta a Interlagos pela segunda vez na temporada 2023 e pela 150ª vez em seus 44 anos de história. A pista que mais recebeu a principal categoria do automobilismo brasileiro é o palco da quinta etapa do atual campeonato, que tem experimentado uma mudança de líder após cada prova.

Após a primeira etapa, em Goiânia, Daniel Serra ocupava a ponta da tabela com 43 pontos contra 39 de Thiago Camilo; depois do segundo encontro, em Interlagos, Ricardo Maurício subiu à liderança com 69 pontos, quatro a mais que Gabriel Casagrande. Então, a Stock Car foi à região Sul e após as corridas no circuito de Tarumã, Thiago Camilo saiu na liderança com apenas dois pontos de vantagem sobre, novamente, Casagrande. Então, chegou a vez de Cascavel, no Paraná, e então os líderes inverteram as posições.

Para a quinta etapa do campeonato, em São Paulo, Gabriel Casagrande ocupa a frente com 135 pontos, quatro a mais que Thiago Camilo. Com 115 pontos, Cesar Ramos é o terceiro colocado, seguido por Daniel Serra, com 102, e Ricardo Maurício, com 86. Felipe Fraga (86), Rubens Barrichello (83), Guilherme Salas e Bruno Baptista (81), e Rafael Suzuki, com 78 pontos, fecham os dez primeiros da tabela.

A “excursão” da Stock Car pelo Sul passou pelas pistas mais rápidas do país: Tarumã, no Rio Grande do Sul, e Cascavel, no Paraná, são pistas que pouco exigem do sistema de freios, ao contrário de Interlagos, que traz a freada mais forte de todo o calendário com o S do Senna, em que os carros reduzem de 240 km/h para cerca de 70 km/h em poucos metros em uma freada de apenas cinco segundos (confira explicação no vídeo), na maior desaceleração da temporada, com 1,5G. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro têm seu sistema de freios composto pelas pastilhas de freio da Fras-le e os discos Fremax.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

A programação da quinta etapa da Stock Car Pro Series prevê a classificação para definição do grid de largada no sábado (8) às 13 horas; no domingo (9), a partir das 13h40 a largada para as duas corridas, com transmissão por Band, canais SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube e demais canais parceiros em diversas plataformas digitais.

PROGRAMAÇÃO
(Inclui Stock Car Pro Series, F4 Brasil e Copa Shell Hyundai HB20)
Sexta-feira, 7 de julho
08h00 – Fórmula 4 – Treino Livre 1
09h20 – Stock Car Pro Series – Shakedown Grupo 1
09h40 – Stock Car Pro Series – Shakedown Grupo 2
10h05 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 1
10h40 – Fórmula 4 – Treino Livre 2
11h30 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1 Grupo 1
12h05 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1 Grupo 2
13h30 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 2
15h10 – Fórmula 4 – Classificação
15h40 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 3 (Duplas)
Sábado, 8 de julho
08h10 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 4
08h45 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2 Grupo 1
09h20 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2 Grupo 2
10h20 – Fórmula 4 – Corrida 1 (25min+1volta)
11h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Classificação
13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
14h20 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 1 (25min+1volta)
15h40 – Fórmula 4 – Corrida 2 (18min+1volta)

Domingo, 9 de julho

10h15 – Fórmula 4 – Corrida 3 (25min+1volta)
11h30 – VISITAÇÃO AOS BOXES
13h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30min+1volta)
14h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30min+1volta)

15h35 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 2 (25min+1volta)
Classificação do Campeonato (Top-10):
1. Gabriel Casagrande – 135 pontos
2. Thiago Camilo – 131
3. Cesar Ramos – 115
4. Daniel Serra – 102
5. Ricardo Maurício – 86
6. Felipe Fraga – 86
7. Rubens Barrichello – 83
8. Guilherme Salas – 81
9. Bruno Baptista – 81
10. Rafael Suzuki – 78

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade