Equipe paulista colocou três pilotos no TOP10 em Cascavel
O Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel – PR, recebeu neste domingo (18) a quarta rodada da Stock Car Pro Series. A principal competição do automobilismo brasileiro alinhou os 30 carros de seu grid para as duas corridas que compuseram a etapa. O piloto carioca Cacá Bueno, competidor que mais largou na categoria e acumula cinco títulos em sua carreira, chegou na terceira posição na segunda corrida após ter se classificado na 20ª posição na tomada de tempos. Felipe Baptista foi o oitavo colocado e Guilherme Salas, o 10º.
Diante de um clima muito frio, com chuva e serração, o fim de semana em Cascavel teve início na sexta-feira com a primeira sessão de treinos livres. Pilotos e equipes da equipe KTF Sports trabalharam bastante no acerto dos carros que, a princípio, não apresentaram um bom rendimento. Com dedicação e muita análise dos dados coletados durante as sessões os engenheiros partiram na busca de um melhor entendimento da degradação dos pneus Hankook no novo asfalto da pista paranaense.
Assim, com acertos diferentes nos quatro carros do time os pilotos Cacá Bueno #0, Digo Baptista #3, Guilherme Salas #85 e Felipe Baptista #121 partiram para a sessão classificatória na tarde de sábado. Em atuações bastante diferentes o melhor piloto do time foi Guilherme Salas que, com o tempo de 1m03s512 se garantiu na 11ª posição do grid. Cacá ficou em 20º, Digo Baptista em 22º e Felipe Baptista, com problemas de pneus, foi apenas o 26º.
DOMINGO DE SOL PARA ABRIGAR AS CORRIDAS
Diferente dos dias anteriores neste domingo o tempo amanheceu aberto em Cascavel e, mesmo com baixas temperaturas, o sol brilhou intensamente. Diante de um bom público nas áreas de hospitalidade e arquibancadas os pilotos seguiram para as duas corridas do dia.
Após boa largada todos os pilotos da KTF conseguiram se manter em suas posições e seguiram para corridas de recuperação. Vindo mais de trás do pelotão o grande destaque desta prova foi Felipe Baptista que, depois de sair do 26º lugar e, numa estratégia que visava melhor resultado na segunda corrida, o piloto de 19 anos conquistou 11 posições e cruzou a linha de chegada em 15º. Guilherme Salas terminou em 10º garantindo, assim, o direito de largar na pole-position da segunda corrida. Cacá Bueno, também com estratégia voltada para a segunda corrida foi o 20º e Digo Baptista, com a bomba de óleo quebrada, abandonou a prova.
Na segunda corrida, partindo da ponta, Salas fez uma grande largada e manteve-se na frente do pelotão. Muito pressionado o piloto segurou a liderança e, mesmo após a entrada do Safety-car, na terceira volta, manteve-se na ponta na relargada. Ao mesmo tempo, vindo de trás, Cacá e Felipe Baptista faziam grandes recuperações já tendo subido várias posições. Com oito voltas completadas, porém, novo acidente ocasionou a entrada do Safety Car. Vários carros entraram para o pit-stop obrigatório e, em uma estratégia muito forte, a KTF devolveu Cacá Bueno e Guilherme Salas para a pista em condições reais de luta pela vitória. Após a saída do Safety e parada de todos os carros Cacá apareceu na segunda colocação enquanto que Salas, era o terceiro. Com o passar das voltas, porém, o carro #85 perdeu rendimento caindo para a 10ª colocação, lugar em que recebeu a bandeira. Felipe Baptista seguiu escalando o pelotão e chegou em oitavo e Cacá Bueno, após duas temporadas, voltou ao pódio da Stock Pro Series em um comemorado segundo lugar.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados que construímos neste domingo. Nosso fim de semana foi muito duro, tivemos que mudar muito o setup dos carros e realmente foi um grande trabalho em equipe. Parabenizo o Cacá pelo primeiro pódio com a KTF, mas, sem deixar de esquecer de todos os outros que tiveram grande importância nos resultados expressivos que conseguimos. Infelizmente temos de analisar exatamente o problema mecânico que aconteceu no carro do Digo, mas, em uma categoria tão competitiva como a Stock colocar três carros no Top10 realmente é um fato a se comemorar”, destacou Enzo Bortoleto – CEO da KTF Sports.
A Stock Car Pro Series deixa o Paraná e retoma o seu calendário daqui 3 semana, em Interlagos – SP, para as disputas da quinta etapa do ano no dia 9 de julho.
Por Assessoria de Comunicação da KTF Sports