Corridas quentes e grandes duelos na Turismo Nacional

0

Em Interlagos, Ernani Kuhn conquistou suas primeiras vitórias na categoria em dia que também teve um triunfo de Juninho Berlanda. Celio Vinícius e Augusto Freitas foram os nomes do sábado na divisão B

A Turismo Nacional proporcionou um grande espetáculo de velocidade neste sábado (10) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A categoria dos carros mais vendidos do Brasil entregou quatro belas provas ao longo do dia, com tudo o que o fã do automobilismo gosta: várias disputas roda a roda. Em uma delas, Ernani Kuhn definiu a vitória na linha de chegada depois de um empolgante duelo com Pablo Alves, competidor que também usa o Chevrolet New Onix.
Ernani, aliás, foi o grande nome do sábado ao vencer três das quatro corridas na classe A, subindo ao topo do pódio pela primeira vez na Turismo Nacional. A primeira prova da etapa teve vitória do líder do campeonato, Juninho Berlanda (Toyota Yaris).
“É gratificante demais!”, comemorou Kuhn. “Foi resultado de um trabalho que fizemos no carro. Só tenho de agradecer a Deus, à minha família, a todos. E deu uma animada no campeonato, diminuímos a diferença para o Berlanda, e o campeonato ainda está na metade. Ainda dá para brigar por esse título”, afirmou.
Assim como aconteceu na sexta-feira de sessões classificatórias, as glórias na divisão B foram novamente repartidas entre Celio Vinícius (Citroën C3) e Augusto Freitas (Chevrolet New Onix), que venceram duas provas cada. Ewerson Dias (Chevrolet New Onix Sedan) levou duas vitórias na Sênior, enquanto as outras duas foram conquistadas pela dupla formada por Beto Pontes e Rogério Santos (New Onix).
Líder do campeonato na B, Augusto Freitas comemorou a volta por cima depois da punição com um drive-through em razão da queima de largada na Corrida 3. “Acho que Deus coloca a gente no lugar certo e na hora certa quando somos perseverantes e lutadores. Tomei uma penalização, acho que cometi um erro, e vim em último na quarta e última prova do dia. Vim buscando e deu tudo certo. Fiquei muito contente comigo, com a equipe e com o carro. Muito feliz”, vibrou.

Como foram as corridas — As duas primeiras provas da manhã foram vencidas, na pista, por Pablo Alves na classe A. Seriam os primeiros triunfos do paraense radicado em Goiânia na Turismo Nacional nesta temporada. Entretanto, segundo o regulamento técnico da categoria, o peso mínimo dos carros da divisão é de 1.040 kg, e após as vistorias realizadas depois das provas, a pesagem detectada no Chevrolet New Onix #33 foi de 1.039,5 kg, o que decretou a desclassificação de Pablo Alves.
Dessa forma, Juninho Berlanda herdou a vitória na A após ter finalizado em segundo na pista. Ernani Kuhn foi declarado o segundo colocado, enquanto Fabrício Lançoni, Gui Sirtoli e Arthur Scherer completaram o top-5. Celio Vinícius venceu na divisão B depois de forte disputa de Augusto Freitas nas voltas finais. Iturival Neto foi o melhor colocado entre os ‘rookies’, enquanto Rogério Santos, o lendário ‘Jegue Voador’, venceu na Sênior, subdivisão destinada aos pilotos com idade igual ou superior a 54 anos.
Na Corrida 2, o mato-grossense Ernani Kuhn cruzou a linha de chegada em segundo, a apenas 0s318 de Pablo Alves, mas foi declarado vencedor da corrida em razão da desclassificação do adversário. Foi uma praova de vários pegas, sobretudo na classe B, como entre Celio Vinícius e Augusto Freitas, entre o próprio Celio e seu companheiro de equipe Jairo Andrade, além da batalha envolvendo Faruk Araújo, Junior Niju e Junior Helte e do belo duelo entre Bruna Dias e Eduardo Vale.
Juninho Berlanda somou outros pontos preciosos para o campeonato com o segundo lugar na Corrida 2, enquanto Gui Sirtoli foi o terceiro, seguido por Arthur Scherer e Fabrício Lançoni. Augusto Freitas venceu mais uma na temporada na classe B, enquanto Ewerson Dias ficou na frente na subdivisão Sênior, para os pilotos com idade igual ou superior a 54 anos. Entre os ‘rookies’, o melhor colocado foi o gaúcho Fernando Trennepohl.

Emoção até a bandeirada — Já no período da tarde, Ernani Kuhn e Pablo Alves largaram na primeira fila da Corrida 3. Mas a liderança mudou de mãos depois de somente uma volta, quando Alves fez a ultrapassagem na entrada do S do Senna em manobra arrojada. Pouco depois, um incidente envolvendo Iturival Neto e Ewerson Dias fez a direção de prova acionar o safety-car.
A relargada trouxe uma nova dinâmica de prova, com uma luta a três pela liderança entre Alves, Ernani Kuhn e Fabrício Lançoni, e Juninho Berlanda e Gui Sirtoli logo atrás. A ordem mudou justamente na abertura da volta final, quando Kuhn conseguiu fazer a ultrapassagem no fim da reta dos boxes. Os dois travaram um sensacional duelo roda com roda que durou até a bandeira quadriculada. Por apenas 0s142, Ernani Kuhn ficou com a vitória, com Pablo Alves em segundo e Lançoni em terceiro. Celio Vinícius venceu novamente na classe B, enquanto Bruna Dias triunfou entre os ‘rookies’. Beto Pontes foi o melhor na Sênior.
A última prova do dia foi um repeteco do grande duelo da corrida anterior, com Ernani Kuhn a puxar o pelotão. Entretanto, um incidente entre Bruna Dias e Jairo Andrade levou a uma nova intervenção do safety-car, o que fez juntar todos os pilotos para os minutos finais da corrida. Kuhn manteve a dianteira depois da relargada, com Pablo Alves no seu encalço e Fabrício Lançoni mais atrás, em terceiro.
Já a batalha na divisão B se mostrou intensa depois que o então líder, Celio Vinícius, enfrentou problemas e ficou para trás. Augusto Freitas escapou na frente, enquanto Junior Helte e Cesar Labrea se enroscaram e deixaram a luta pela vitória.
A volta final confirmou o terceiro triunfo seguido para Ernani Kuhn depois de Pablo Alves tentar a ultrapassagem de todas as formas. Fabrício Lançoni finalizou em terceiro, com Juninho Berlanda e Gui Sirtoli completando o top-5. Augusto Freitas garantiu mais uma vitória na divisão B, Ewerson Dias terminou em primeiro na Sênior e Felipe Pedrosa na frente entre os ‘rookies’.

Automobilismo solidário — O fim de semana de velocidade em Interlagos contempla também as etapas do TCR South America, da abertura do TCR Brasil, da GT Series e da Fiat Competizione. E assim como aconteceu em Tarumã, há duas semanas, o público poderá ter acesso às arquibancadas cobertas para acompanhar as corridas deste domingo mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos serão entregues por meio da plataforma Sympla no link a seguir e serão liberados mediante doação do alimento na bilheteria do Autódromo de Interlagos.
A jornada da Turismo Nacional será completada neste domingo com a Corrida 5, às 11h05, e a última disputa da etapa acontece às 14h05, sempre com transmissão ao vivo a partir deste sábado no canal oficial da categoria no YouTube e também na Twitch da Tribo do Gaules, com o streamer Velho Vamp, e no canal do streamer Victor Ludgero, também na Twitch. Na quarta-feira, o BandSports vai exibir os melhores momentos da etapa de Interlagos.

Corrida 1 (cinco primeiros):
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 9 voltas em 18min40s612
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 4s952
3º – Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 6s746
4º – Gui Sirtoli (A, Volkswagen Gol), a 8s238
5º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 9s524
Vencedor na B: 6º – Celio Vinícius (Citroën C3), a 11s552
Vencedor ‘rookie’: 8º – Iturival Neto (B, Volkswagen Polo), a 15s464
Vencedor Sênior: 13º – Rogério Santos/Beto Pontes (A, Chevrolet New Onix), a 29s680

Corrida 2 (cinco primeiros):
1º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), 9 voltas em 18min35s399
2º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), a 7s918
3º – Gui Sirtoli (A, Volkswagen Gol), a 14s027
4º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 16s222
5º – Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 17s770
Vencedor na B: 6º – Augusto Freitas (Chevrolet New Onix), a 18s404
Vencedor ‘rookie’: 8º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 21s875
Vencedor na Sênior: 13º – Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 28s918

Corrida 3 (cinco primeiros):
1º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), 8 voltas em 19min08s126
2º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 0s142
3º – Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 0s894
4º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), a 1s178
5º – Gui Sirtoli (A, Volkswagen Gol), a 1s543
Vencedor na B: 6º – Célio Vinícius (Citroën C3), a 5s279
Vencedora ‘rookie’: 11ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 20s338
Vencedor Sênior: 12º – Beto Pontes/Rogério Santos (A, Chevrolet New Onix), a 20s950

Corrida 4 (cinco primeiros):
1º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), 8 voltas em 18min28s018
2º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 0s521
3º – Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 6s701
4º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), a 6s872
5º – Gui Sirtoli (A, Volkswagen Gol), a 7s344
Vencedor na B: 7º – Augusto Freitas (Chevrolet New Onix), a 10s461
Vencedor ‘rookie’: 12º – Felipe Pedrosa (B, Chevrolet New Onix), a 26s189
Vencedor Sênior: 9º – Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 21s952

Classificação do campeonato
Categoria A (dez primeiros):

1º – Juninho Berlanda, 314 pontos
2º – Ernani Kuhn, 229
3º – Fabrício Lançoni, 224
4º – Arthur Scherer, 189
5º – Pablo Alves, 186
6º – Faruk Araújo/Cesar Labrea, 144
7º – Ezequiel Dall Asta/Junior Niju, 128
8º – Gui Sirtoli, 123
9º – Beto Pontes, 86
10º – Nilton Rossoni, 75

Categoria B (dez primeiros):
1º – Augusto Freitas, 290 pontos
2º – Celio Vinícius, 231
3º – Ewerson Dias, 217
4º – Jairo Andrade, 194
5º – Junior Helte, 193
6º – Fernando Trennepohl, 158
7º – Iturival Neto, 108
8º – Bruna Dias, 94
9º – Wilson Pinheiro, 73
10º – Eduardo Valle, 12
*pontuação extraoficial

Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade