Grau de exigência dos 4.309 metros do circuito paulistano é dos mais altos para o sistema de freios; etapa do fim de semana define o campeão de 2022 na disputa entre quatro pilotos
– Nos links a seguir você baixa vídeo explicativo sobre os principais desafios para os freios dos Stock Cars em Interlagos, com a explicação de Rubens Barrichello. Material de livre uso editorial;
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– Rubens Barrichello (298 pontos), Daniel Serra (290), Gabriel Casagrande (288) e Matías Rossi (268) são os quatro pilotos com chance de título neste domingo (11) em Interlagos. Barrichello e Casagrande buscam o bicampeonato, Serra, o tetra, e Rossi, seu primeiro título;
– Largadas da grande final da Stock Car Pro Series em Interlagos estão programadas para as 14h15 e 14h55 deste domingo (11), com transmissão ao vivo por Band, SporTV, YouTube oficial e mais plataformas digitais;
– Informações sobre a pista, previsão do tempo, programação oficial e lista de todos os vencedores da temporada 2022 da Stock Car ao final do texto.
A decisão do campeão de 2022 da Stock Car Pro Series acontece neste domingo (11) na pista mais conhecida de todo o grid da categoria: o Autódromo de Interlagos. A final da temporada tem largadas às 14h15 e 14h55 deste domingo com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV, YouTube oficial e outras plataformas digitais em uma das decisões mais espetaculares da categoria nos últimos anos.
Isso porque quatro pilotos chegam disputando o título. Rubens Barrichello ascendeu à liderança apenas após a última etapa, em Goiânia, e com os descartes ele é quem soma mais pontos no momento, com 298. Daniel Serra é o segundo com 290, apenas dois pontos à frente do atual campeão Gabriel Casagrande. Em quarto, o argentino Matías Rossi soma 268.
Curiosamente, entre os quatro postulantes ao título, Barrichello é o único que jamais venceu em Interlagos na Stock Car. Serra e Casagrande venceram duas vezes no autódromo paulistano – outra coincidência, já que eles venceram, cada um, uma edição da Corrida de Duplas (Serra com João Paulo Oliveira em 2018 e Casagrande com Gabriel Robe na edição deste ano); Rossi, que venceu em 2022 suas duas primeiras provas na Stock Car, conquistou em Interlagos o seu mais recente triunfo, durante a sétima etapa, no final de julho.
Campeão em 2014, Rubens Barrichello soma 19 vitórias em sua carreira na categoria e busca o bicampeonato. É o único piloto em todo o grid que já teve a oportunidade de correr no circuito antigo de Interlagos, de 7.960 metros: foi em 1989, ainda na Fórmula Ford. Já Daniel Serra, que também soma 19 triunfos na Stock Car, vai em busca de seu quarto título – se conseguir, supera a marca do pai, o também tricampeão Chico Serra. Casagrande, campeão em 2021, tem sete vitórias e busca seu segundo título, enquanto o argentino Rossi vai atrás de seu primeiro título no Brasil.
Na temporada, o quarteto venceu, junto, oito das 22 corridas disputadas até agora nas 11 etapas da atual temporada. Barrichello foi quem mais ganhou corridas – três -, enquanto Casagrande e Rossi venceram duas cada e Serra, apenas uma. Fora da disputa pelo título, o maior vencedor de 2022 é, por enquanto, Ricardo Maurício, com quatro vitórias. Ele é o sétimo na tabela, com 222 pontos e sem chances matemáticas de ser campeão.
Freio e Tração – Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.
Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.
Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.
As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.
O fim de semana reserva dois treinos livres na sexta-feira (9), o classificatório no sábado (10) às 14h40 e no domingo (11) a largada da primeira prova acontece às 14h15; a segunda corrida tem largada programada para as 14h55. As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Não dá pra falar do amor que eu tenho por Interlagos. Tive a oportunidade de andar no circuito antigo e logo pegar o circuito novo. Desde 1990, então andei de Fórmula Ford no [traçado] velho, andei de Fórmula 3 no novo e a partir daí andei toda a minha carreira de Fórmula 1. É um circuito extremamente técnico, com frenagens duras, então é muito importante o carro ter estabilidade na freada e ajustar o carro pra pressas freadas. Frenagem e tração em Interlagos são os quesitos mais importantes”.
(Rubens Barrichello, Full Time Sports, Toyota Corolla, #111)
A pista de Interlagos na visão da FRAS-LE & FREMAX
“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
12ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 – Final
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 30ºC, com céu de ensolarado a parcialmente nublado, de acordo com o AccuWeather.
Vencedores na temporada 2022:1ª etapa: Interlagos, Corrida de Duplas
Geral final: Gabriel Casagrande/Gabriel Robe [A-Mattheis/Vogel] C
– Corrida 1: Gabriel Casagrande (c/Gabriel Robe) [A-Mattheis/Vogel] C
– Corrida 2: Enzo Elias (c/Galid Osman) [Shell V-Power] C
2ª etapa: Goiânia (circuito oval)
Rubens Barrichello (em ambas) [Full Time Sports] T
3ª etapa: Rio de Janeiro, GP Galeão
Daniel Serra [Eurofarma-RC] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
4ª etapa: Velocitta
Ricardo Zonta [RCM Motorsport] T
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
5ª etapa: Velopark
Gabriel Casagrande [A-Mattheis/Vogel] C
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
6ª etapa: Velopark
Gaetano di Mauro [KTF Sports] C
Bruno Baptista {RCM Motorsport] T
7ª etapa: Interlagos
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
Felipe Fraga* [Eurofarma-RC] C
(*substituiu Daniel Serra na etapa)
8ª etapa: Velocitta
Felipe Lapenna [Hot Car] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
9ª etapa: Santa Cruz do Sul
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Rubens Barrichello [Full Time Sports] T
10ª etapa: Goiânia
Cesar Ramos [Ipiranga Racing] T
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
11ª etapa: Goiânia
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Diego Nunes [Blau Motorsport] C
C = Chevrolet
T = Toyota
Classificação do Campeonato (Top-10 com descartes)
1. Rubens Barrichello – 298 pontos
2. Daniel Serra – 290
3. Gabriel Casagrande – 288
4. Matías Rossi – 268
5. Ricardo Zonta – 237
6. Bruno Baptista – 232
7. Ricardo Maurício – 222
8. Thiago Camilo – 214
9. Nelsinho Piquet – 212
10. Cesar Ramos – 199
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA (Stock Car Pro Series*):
Sexta-feira, 9 de dezembro
08h05 – Shakedown
10h05 – 1º Treino Livre
14h15 – 2º Treino Livre
Sábado, 10 de dezembro
13h20 – Shakedown
14h40 – Classificação
Domingo, 11 de dezembro
14h15 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
*Programação inclui a Stock Series, BRB Fórmula 4 e Copa Shell HB20 e pode sofrer alterações sem aviso prévio
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
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Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations