Depois de muita chuva no domingo (4), a final da etapa do Mundial foi disputada nesta segunda-feira (5) em Santa Catarina. E o catarinense, ao lado do russo Nikita Burmakin, comemorou o título derrotando o italiano Doriano Beccaccioli e o francês Theo Irigaray
Uma segunda-feira (5) de muita comemoração para André Baran. Jogando ao lado do russo Nikita Burmakin, o catarinense conquistou o título da etapa de Laguna (SC) do Campeonato Mundial de Beach Tennis, o ITF BT 400 de Laguna. Com o resultado, alcançará o top 3 do ranking mundial, subindo da quinta para a terceira colocação, quando for divulgado o novo ranking. Já Nikita passará de nono para quinto do mundo. Baran e Nikita venceram de virada, no super tie-break: 4/6, 6/0 e 10-7, diante do italiano Doriano Beccaccioli e do francês Theo Irigaray.
Inicialmente prevista para o domingo (4), a final teve de ser adiada para esta segunda-feira (5) por causa das fortes chuvas em Laguna, inclusive com mudança de quadra. Depois de perderem o primeiro set, Baran e Nikita não deram qualquer chance para os adversários no segundo, marcando 6/0, e levando a definição para o super tie-break. Muita disputa, emoção e vitória por 10/7, valendo o título.
Baran, número 1 do Brasil e agora terceiro do mundo, não escondeu a emoção. “Muito feliz com a vitória. Só tenho que agradecer ao Nikita pelo que jogamos esta semana, trabalhamos muito para isso. Feliz demais. E parabenizar nossos adversários pela grande partida. Também fizeram um jogo incrível. Foi no detalhe. Super tie-break. Dois pontos, um ponto, muda tudo, e conseguimos reverter a situação para comemorar o título”, destacou Baran, que conta com patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife e Grupo Urca.
“Quero parabenizar o torneio, pela dificuldade que foi realizar com as chuvas. Tivemos de nos adaptar, chuva, vento, quadra alternativa. E é isso. Estamos fazendo o melhor pelo Beach Tennis. Fica aqui o meu muito obrigado a todos que torceram”, afirmou o catarinense, que não segurou as lágrimas ao mandar um beijo para a esposa, Renata. “Ela sabe o que a gente luta todos os dias”, completou.
A partir desta sexta-feira (9) e até o domingo (11), a dupla Baran e Burmakin estará disputando mais um ITF BT 400, em Garopaba, também em Santa Catarina, encerrando a temporada em busca de outro título.
O torneio em Laguna reuniu os melhores jogadores do mundo de Beach Tennis, de diferentes países. Foi chancelado pela International Tennis Federation (ITF) e pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), valendo pontos para o ranking mundial. A premiação total foi de 35 mil dólares.
Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais por equipe e nas duplas mistas, além de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Jogos Mundiais de Praia, entre outras conquistas em torneios da ITF.
Na carreira, Baran conquistou títulos importantes nas duplas masculinas, como o Mundial por equipes, na Rússia, e medalhas de ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar. Ao lado do russo Nikita Burmakin, foi vice-campeão do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, em junho deste ano, em Brasília (DF).
Nos últimos meses, Baran vem de uma sequência de títulos e bons resultados. No fim de outubro, foi campeão nas duplas masculinas e duplas mistas no Puerto Rico Beach Tennis Extravaganza 4, em San Juan, Porto Rico. Já no início do mês, o catarinense havia comemorado a conquista de dois títulos no Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, na Argentina, também em duplas masculinas e duplas mistas. Antes, em setembro, foi bicampeão nas duplas mistas e medalha de bronze nas duplas masculinas no Mundial de Beach Tennis, em Terracina, na Itália.
Mais informações:
Instagram: @andre_baran
Comercial e marketing:F: 47 99272-0119/andrebaran_assessoria@hotmail.com
Por: ZDL