Piloto da Ipiranga é o maior vencedor da Stock Car e maior vencedor em Interlagos em atividade.
A classificação em segundo lugar para o grid de largada da Grande Final da Stock Car, ontem, tirou de Thiago Camilo a chance de brigar pelo título. Mas manteve acesa no piloto da Ipiranga Racing a gana de vencer, e isso pôde ser visto logo na largada da corrida principal, quando Camilo chegou à primeira perna do Esse do Senna com meio bico de vantagem para o pole position Gabriel Casagrande, contornou a primeira curva por fora, e já tomou a liderança, fazendo a segunda perna por dentro.
Daí em diante o piloto do Toyota número 21 controlou a corrida até o pit stop, quando não reabasteceu, trocou o pneu traseiro esquerdo, o mais próximo aos mecânicos, para ganhar tempo, e voltou na liderança, mas dessa vez à frente de Daniel Serra, que largou em terceiro o tomou a posição de Casagrande no pit. Daniel, que precisava desesperadamente da vitória para diminuir a vantagem de Casagrande na briga pelo título, pressionou bastante Camilo, que não cometeu um erro sequer, resistiu e cruzou a linha de chegada 220 milésimos de segundo à frente.
Essa foi a 37ª vitória de Thiago Camilo na Stock Car e a 7ª em Interlagos. O piloto paulista de 37 anos igualou-se a Cacá Bueno como maior vencedor da Stock Car em atividade e maior vencedor da Stock Car em Interlagos em atividade. Camilo também foi o melhor piloto da Toyota na temporada, e a Ipiranga Racing foi a segunda equipe no cômputo geral e melhor equipe Toyota na temporada. Cesar Ramos, companheiro de Camilo na Ipiranga, teve seu fim de semana mais complicado na temporada. Rodou ontem na classificação, largou em 31º. Sofreu com toques nas duas corridas e não pontuou. Ricardo Mauricio venceu a segunda corrida.
Thiago Camilo: “Hoje nós provamos mais uma vez o quanto a equipe, depois de um começo de ano difícil, se tornou extremamente competitiva nesse fim de temporada. Foi minha terceira vitória em três etapas consecutivas e realmente a gente sente que tirou o máximo do equipamento. Vamos para 2022 muito fortes técnica e mentalmente. Vem coisa boa aí.”
Cesar Ramos: “As últimas etapas dessa temporada não refletem o potencial que meu carro tem. Eu tinha velocidade, mas uma série de eventos de corrida me tiraram a possibilidade de pontuar bem. Importante é que eu, a equipe e o patrocinador sabemos desse potencial, acreditamos no trabalho e sabemos que vamos chegar com tudo em 2022”.
O campeonato
1 – Gabriel Casagrande – 378
2 – Daniel Serra – 354
3 – Thiago Camilo – 310
9 – Cesar Ramos – 245
As 37 vitórias de Thiago Camilo na Stock Car
· 28 de novembro de 2004 – Interlagos (SP)
· 19 de junho de 2005 – Rio de Janeiro (RJ)
· 13 de agosto de 2006 – Curitiba (PR)
· 29 de julho de 2007 – Londrina (PR)
· 13 de setembro de 2008 – Londrina (PR)
· 07 de dezembro de 2008 – Interlagos (SP)
· 04 de outubro de 2009 – Campo Grande (MS)
· 06 de dezembro de 2009 – Interlagos (SP)
· 20 de março de 2011 – Curitiba (PR)
· 07 de agosto de 2011 – Interlagos (SP) – Corrida do Milhão
· 04 de setembro de 2011 – Salvador (BA)
· 30 de setembro de 2012 – Tarumã (RS)
· 09 de dezembro de 2012 – Interlagos (SP) – Corrida do Milhão
· 11 de agosto de 2013 – Ribeirão Preto (SP)
· 10 de novembro de 2013 – Brasília (DF)
· 27 de abril de 2014 – Brasília (DF), Corrida 2
· 01 de junho de 2014 – Goiânia (GO), Corrida 2
· 28 de setembro de 2014 – Santa Cruz do Sul (RS), Corrida 1
· 16 de agosto de 2015 – Goiânia (GO), Corrida do Milhão
· 30 de agosto de 2015 – Cascavel (PR), Corrida 2
· 16 de outubro de 2016 – Curitiba (PR), Corrida 2
· 23 de abril de 2017 – Velopark (RS), Corrida 1
· 10 de setembro de 2017 – Londrina (PR), Corrida 1
· 5 de maio de 2019 – Velo Città (SP), Corrida 1
· 19 de maio de 2019 – Goiânia (GO), Corrida 1
· 9 de junho de 2019 – Londrina (PR), Corrida 1
· 11 de agosto de 2019 – Campo Grande (MS), Corrida 1
· 10 de novembro de 2019 – Velo Città (SP) – Corrida 1
· 15 de dezembro de 2019 – Interlagos (SP) – Grande Final
· 03 de outubro de 2020 – Cascavel (PR) – Corrida única
· 07 de novembro de 2020 – Curitiba (PR) – Corrida Única
· 08 de novembro de 2020 – Curitiba (PR) – Corrida 1
· 11 de julho de 2021 – Cascavel (PR) – Corrida 1
· 01 de agosto de 2021 – Curitiba (PR) – Corrida 2
· 24 de outubro de 2021 – Velocita (SP) – Corrida 2
· 21 de novembro de 2021 – Santa Cruz do Sul – Corrida 1
· 12 de dezembro de 2021 – Interlagos – Corrida 1
Por: Alexandre Kacelnik