Shell encerra a temporada da Stock Car com pódio de Ricardo Zonta

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Galid Osman consegue top10 na corrida 1 e Átila Abreu na corrida 2

Mais uma vez a Shell fechou a temporada da Stock Car como protagonista. O trio da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo conquistou top10s em Interlagos, com destaque para Ricardo Zonta terminando a segunda corrida em segundo lugar.

O resultado foi decisivo para impulsionar o paranaense ao quarto lugar no campeonato, apenas três pontos atrás do terceiro colocado.

Átila Abreu também encerrou o campeonato entre os dez principais pontuadores. Ele fechou a temporada em oitavo, com duas vitórias pela estreante equipe Shell V-Power.

Seu companheiro, Galid Osman, foi um dos destaques na etapa final em Interlagos. Largando em quinto na corrida 1, o piloto do Cruze #28 tinha uma estratégia perfeita para a segunda bateria. Mas acabou tocado por outro competidor enquanto liderava e foi forçado a abandonar.

A temporada 2022 da Stock Car terá início no dia 13 de fevereiro, com o retorno da badalada Corrida de Duplas.

A Shell será mais uma vez representada por Ricardo Zonta no Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM e pela dupla da equipe Shell V-Power, formada por Átila Abreu e Galid Osman.

As corridas

Galid foi espremido no S do Senna na largada e acabou cedendo três posições para evitar um acidente. O pelotão se estabilizou, com o #28 em oitavo, Zonta em 18º e Átila em 24º.

Na abertura da volta 5, o safety-car foi acionado

Na relargada Galid avançou para sétimo. Duas voltas mais tarde, Zonta protagonizava bela disputa com Chris Hahn e Rubens Barrichello.

Os ponteiros abriram a janela de pit-stops obrigatórios, e Galid seguiu na pista. Ele ultrapassou Bruno Baptista no fim da reta e, na volta 9, assumiu a liderança da corrida.

O #28 fez seu serviço de box no giro seguinte. Depois de restabelecido o pelotão com o fim do ciclo de paradas, Galid vinha em décimo, Zonta em 15º e Átila em 20º.

Nos minutos finais o trio da Shell seguiu acelerando forte: Galid subiu para nono, mas acabou ultrapassado na volta final, Zonta avançou para 12º e Átila para 13º.

Com a inversão do grid, Galid garantiu a pole para a segunda bateria.

Ele largou com segurança e sustentou a primeira posição. Zonta passou em oitavo e Átila em 11º.

Mais uma vez foi acionado o safety-car, para resgate de carros acidentados em confusões no S do Senna e no fim da reta oposta. A relargada veio na quarta volta, mais uma vez com o Chevrolet Cruze #28 firme na dianteira.

No Laranjinha outro competidor emparelhou com o piloto Shell, inclusive colocando duas rodas na grama. Os dois rodaram como resultado da tentativa de ultrapassagem. Galid ficou perigosamente com seu carro atravessado na pista, mas felizmente o pelotão passou desviando dele. Zonta subiu para sétimo lugar e Átila para oitavo.

A janela de pit-stops foi aberta. Átila entrou na segunda volta e Zonta seguiu até a volta final, entrando para sua parada em terceiro lugar.

Com um formidável trabalho da equipe Shell-RCM, o paranaense ganhou duas posições nos pits. Ele avançou para segundo lugar quando todos completaram suas paradas. Átila subiu para sexto.

E assim eles foram até a bandeirada final.

O que eles disseram:

“Estávamos entre os cinco primeiros em todas as sessões de treino durante a etapa, o resultado acabou sendo um pouco frustrante, tínhamos carro e achávamos que estaríamos entre os 10 no quali, mas surpreendentemente não consegui sequer avançar ao Q2. Fomos muito conservadores, o pneu nem chegou a desgastar.

Mudamos completamente o carro para a corrida, ele era estável, mas sabemos que largar do fundo do pelotão é sempre um risco. Nossa estratégia priorizava pontos nas duas corridas e conseguimos. Foi bom terminar com mais um pódio.

Foi um ano difícil, com alguns problemas de estratégia, deixamos escapar pontos importantes por classificações ruins e esses pontos me complicaram no campeonato. Apesar disso, terminamos o ano entre os primeiro e isso é importante pelo trabalho bem-feito de todos da equipe. Objetivo é voltar forte em 2022 para poder brigar pelo título novamente.”

Ricardo Zonta

“Realmente esquentou muito aqui em Interlagos hoje, foi a primeira vez que meu pé queimou por causa do calor nas duas corridas. Desde o começo estava com muita dor, mas me mantive na disputa.

Trocamos muitas coisas de ontem pra hoje, inclusive o motor. Mas, nossa principal dificuldade ainda tem sido conseguir um bom balanço no carro. Conseguimos melhorar, fomos mais competitivos, mas o desgaste não foi de forma homogênea, então o acerto ainda não era o ideal. O carro era traseiro, mexemos e ficou muito dianteiro. Somamos bons pontos com o sexto lugar, fizemos o dever de casa de colher boas informações sobre o carro para começarmos o ano ainda melhor. Voltamos para a corrida de duplas, ainda não vou anunciar meu parceiro, mas ele já está definido.

Espero que 2022 seja um grande ano para nós. Quero agradecer a toda a equipe, patrocinadores, a Shell. Todos acreditaram no nosso projeto e foram fundamentais para sair do papel essa equipe.”

Átila Abreu

“No Laranjinha é praticamente impossível ultrapassar. Eu sabia que ele estava próximo, mas não imaginava que atacaria ali. Foi uma manobra agressiva, mas não o vejo como culpado pelo toque. Foi uma pena porque eu tinha 8 dos 10 pushes e não precisava abastecer. Era uma chance muito boa para vencer. Mas valeu pelo desempenho. Mostramos boa performance no fim de 2021, o que anima para entrarmos fortes na temporada 2022”

Galid Osman

Stock Car – Classificação final (top10):

1. Gabriel Casagrande 378 pontos
2. Daniel Serra 354
3. Thiago Camilo 310
4. Ricardo Zonta 307
5. Ricardo Mauricio 304
6. Rubens Barrichello 282
7. Allam Khodair 270
8. Átila Abreu 255
9. Cesar Ramos 245
10. Diego Nunes 226
19. Galid Osman 132

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29.

Por: Luis Ferrari

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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