Piloto da Ipiranga foi o maior pontuador em Santa Cruz do Sul, repetiu hat trick de 2014 e saltou de 7º para 3º no campeonato.
Thiago Camilo chegou a Santa Cruz do Sul, penúltima etapa da temporada 20121 da Stock Car, como sétimo colocado no campeonato e quarto melhor entre os carros da Toyota. Depois de fazer um hat trick (pole position, vitória e volta mais rápida) na corrida principal, e chegar em 9º lugar na Corrida 2, foi o maior pontuador do fim de semana, saltou para a terceira colocação no campeonato e manteve a chance matemática de ser campeão na última rodada dupla do ano, em Interlagos, dia 12 de dezembro. Para isso, o piloto do carro #21 da Ipiranga Racing terá que fazer a pole position e vencer as duas corridas, e os dois primeiros no campeonato, Gabriel Casagrande e Daniel Serra, não podem pontuar.
“Ganhar o título é praticamente impossível, mas não é impossível, já que o Ricardo Mauricio, esse ano, já conseguiu uma pole e duas vitórias no fim de semana. Enquanto houver uma chance a gente vai lutar muito. Mas o mais importante aqui foi fazer a pole, vencer uma corrida em condições duríssimas, com um calor bem acima de ontem, o asfalto tremendamente abrasivo e um desgaste de pneus absurdo, nesse traçado que é um dos mais técnicos do Brasil. E depois adotar uma estratégia diferenciada na segunda corrida e pontuar bem. Isso mostra que a equipe chegou ao fim do ano muito competitiva, e em fevereiro já começa uma nova temporada. Vamos começar com tudo”, disse Camilo.
Na primeira corrida, Thiago Camilo largou na pole position e se manteve em primeiro, enquanto Julio Campos perdia a segunda posição para Allam Khodair. Depois do pit stop, onde a Ipiranga optou por não reabastecer e trocar o pneu mais próximo aos mecânicos (traseiro esquerdo), Camilo se manteve na ponta. Julio Campos, que trocou o pneu de apoio (traseiro direito), voltou em segundo, quatro segundo atrás, e pressionou o piloto da Ipiranga no fim, cruzando menos de meio segundo atrás.
A equipe comandada por Andreas Mattheis traçou uma estratégia ousada para a segunda corrida: largou do box, e trocou os quatro pneus. No fim do grid e mais de meia volta atrás dos ponteiros, Camilo se beneficiou de alguns acidentes e da entrada do safety car no início para ganhar posições e se juntar ao pelotão. Na saída do segundo safety car já estava em 17º e fez várias ultrapassagens para cruzar a linha de chegada em 9º, totalizando 44 pontos (2 pela pole, 30 pela vitória e 12 pelo 9º lugar).
Por: Alexandre Kacelnik