O campeão voltou. Maior carateca brasileiro de todos os tempos e uma das maiores referências do esporte no planeta, Douglas Brose sagrou-se tricampeão mundial da modalidade na manhã deste sábado (20), em Dubai.
Competindo na categoria kumitê até 60kg e com um dedo da mão quebrado, Brose venceu o italiano Angelo Crescenzo, que era o atual campeão, por 3×0 e conquistou o seu terceiro título mundial.
“Viver essa sensação novamente aos 35 anos é algo inexplicável. 2021 foi um ano difícil, onde enfrentei lesões que dificultaram minha ida às Olimpíadas de Tóquio, mas eu sempre trabalhei para voltar ao meu melhor nível. Treinei muito para chegar nesse momento novamente. Só posso agradecer a torcida de todos. Recebi muitas mensagens de apoio e incentivo. Esse foi um grande combustível para que eu alcançasse esse objetivo”, analisou o carateca.
Para chegar ao título, Douglas venceu na estreia o esloveno Niklas Tamse por 4 a 2. Depois venceu por 2 a 1 Abdullah Shaaban, do Kuwait, e por 2 a 0 o sul-coreano Gu Ju Yeong. Nas quartas de final, o brasileiro superou o cazaque Kaisar Alpysbay por 3 a 0, e na semifinal foi a vez do marroquino Ali Jina Abdel por 3 a 1.
Essa foi a quinta medalha de Douglas em mundiais. O brasileiro foi ouro em 2010 (Belgrado) e 2014 (Bremen), prata em 2012 e bronze em 2008. Com o título em Dubai, Douglas Brose se consolida como um dos maiores nomes do karatê mundial.
“Queria agradecer publicamente a minha esposa e técnica, Lucélia Brose, que foi fundamental nesse período de superação, meus familiares e amigos, pelo apoio de sempre, os meus companheiros de treinamento, além de todos os meus patrocinadores e incentivadores. Sem eles, o caminho teria sido muito mais difícil”, finalizou o careteca.
A chegada de Douglas ao Brasil está programada para a próxima segunda-feira (22), quando desembarcará em Florianópolis, cidade onde reside.
Por: AV Assessoria de Imprensa