Jeferson Silva e o peruano Piccolo Clemente foram os recordistas da segunda-feira
– Evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema é realizado em memória a Leo Neves
– Homens e mulheres vão disputar etapas do WSL Qualifying Series, Pro Junior e Longboard
– O Quiksilver Pro QS 3000 abre a terça-feira, as 8h00 ao vivo no WorldSurf League.com
O Saquarema Surf Festival apresentado pela Prefeitura de Saquarema teve início pela categoria Longboard, no feriadão da segunda-feira, de boas ondas de 3-4 pés e ótimo público, na Praia de Itaúna. Um total de 34 competidores de 8 países disputou a categoria masculina, enquanto na feminina foram 13 representantes de 4 nações. Foram realizadas 14 baterias dos homens e 4 das mulheres, já definindo as quartas de final das duas categorias. Os destaques do primeiro dia foram o brasileiro Jeferson Silva, o peruano Piccolo Clemente e o norte-americano Tony Silvagni. Nesta terça-feira, será dada a largada no Quiksilver Pro QS 3000, com as baterias da etapa masculina do WSL Qualifying Series, começando as 8h00, na Capital Nacional do Surf, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
O Saquarema Surf Festival está sendo realizado pela 213 Sports, em memória ao bicampeão brasileiro Léo Neves, que morava na cidade e faleceu enquanto competia nas mesmas ondas da Praia de Itaúna em 2019. Nesta semana, serão disputadas seis competições, todas valendo pontos nos rankings regionais masculino e feminino da WSL Latin America e com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. As do Longboard foram iniciadas na segunda-feira. Na terça-feira começa o Quiksilver Pro QS 3000 masculino, na quarta-feira o Roxy Pro QS 3000 feminino e na quinta-feira as duas categorias do Pro Junior Sub-20.
O primeiro destaque nas ondas da Praia de Itaúnafoi o norte-americano Tony Silvagni, que fez as marcas a serem batidas no segundo confronto do dia. Ele escolheu boas ondas nas direitas e esquerdas de Itaúna, para mostrar sua habilidade nas manobras mais tradicionais no bico do pranchão, como o “hang ten” e o “hang five”. Tony computou notas 8,25 e 7,00 na vitória por 15,25 pontos. Essa marca só foi superada na terceira fase, quando foram disputadas as vagas para as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro.
Primeiro pelo peruano Piccolo Clemente, que ganhou uma das baterias mais difíceis do campeonato. Nela estavam o também bicampeão mundial Phil Rajzman e o vice-campeão mundial de 2019 e local de Saquarema, Rodrigo Sphaier. Piccolo surfou as melhores ondas, combinando as manobras tradicionais do pranchão com as mais progressivas, como batidas e rasgadas nas esquerdas e direitas da Praia de Itaúna. Ele já tinha conseguido uma nota 8,00 em sua estreia na segunda fase e arrancou um 8,50 dos juízes nessa bateria, que somou com um 7,00 para vencer por 15,50 pontos.
O carioca Phil Rajzman foi em várias ondas, mas não conseguiu apresentar todo o seu potencial e Rodrigo Sphaier ficou com a segunda vaga para as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro. Anderson Ferreira foi eliminado junto com o bicampeão mundial. Na segunda bateria desta terceira fase, a batalha foi intensa até os últimos minutos, com os brasileiros Darlan Marques e Eduardo Bagé despachando o uruguaio Julian Schweizer e o argentino Surfiel Gil.
O norte-americano Tony Silvagni conquistou sua terceira vitória na disputa seguinte e Jeferson Silva estabeleceu novos recordes no confronto que fechou o show de longbard na segunda-feira em Saquarema. Ele fez a melhor apresentação do dia, recebendo uma nota 9,00 na última onda que surfou. Jeferson já tinha conseguido um 7,50 e totalizou 16,50 pontos. Já os outros dois brasileiros da bateria, Jefson Silva e Alexandre Escobar, foram eliminados pelo peruano William Saldana Diaz.
QUARTAS DE FINAL – O outro peruano classificado, o bicampeão mundial Piccolo Clemente, vai abrir as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro com o igualmente experiente Eduardo Bagé. A segunda batalha por vagas nas semifinais será 100% brasileira, entre Rodrigo Sphaier e um talento da nova geração, Darlan Marques, da Bahia. Na terceira bateria, o americano Tony Silvagni enfrenta o peruano William Saldaña Diaz. E na última, tem mais dois brasileiros, o recordista absoluto da segunda-feira, Jeferson da Silva, e Alex “Leco” Salazar.
Na categoria feminina, a atual campeã sul-americana da WSL Latin America e duas vezes vice-campeã mundial, Chloé Calmon, que é patrocinada pela Roxy, entra na primeira bateria com Ayllar Cinti. Na segunda, estão Mainá Thompson e Evellin Neves. Na terceira, tem a peruana Maria Fernanda Reyes e Jasmim Avelino. E a última vaga para as semifinais do Saquarema Surf Festival Longboard Pro, será disputada por Cristiana Pires e a jovem Luana Soares.
QUIKSILVER PRO QS 3000 – Nesta terça-feira, os pranchões abrem espaço para as pranchinhas. Às 8h00 será iniciado o Quiksilver Pro QS 3000, a etapa masculina do WSL Qualifying Series promovida pelo Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves. Serão disputadas 24 baterias até as 16h00, as 16 da rodada inicial e as 8 primeiras da segunda fase. Do total de 128 concorrentes ao título na Praia de Itaúna, 80 estreiam na terça-feira. Todas as baterias serão formadas por quatro surfistas, com os dois melhores em cada avançando para a próxima fase.
O surfista local de Saquarema, Raoni Monteiro, que por muitos anos defendeu o Brasil na elite do World Surf League Championship Tour, já entra na segunda bateria do dia com três surfistas bem mais jovens, os também brasileiros Ian Casal e Luiz Mendes e o uruguaio Martin Ottado. Raoni fez bonito na etapa do QS realizada na semana passada em Florianópolis. Ele também iniciou na primeira fase e foi até as quartas de final, que abriram o domingo decisivo na Praia Mole.
Quem também já compete na manhã da terça-feira na Praia de Itaúna, é o filho do homenageado pelo Saquarema Surf Festival, Valentim Neves. Ele estreia na sexta bateria do dia, com os igualmente brasileiros João Ferreira, Kayki Araujo e Denisson Santos. Nesta primeira fase, também competem surfistas da Argentina, do Peru, do Chile e do Uruguai. Entre os pré-classificados que entram na segunda fase, um dos destaques vai fechar o dia, o campeão mundial Pro Junior, Mateus Herdy.
O Saquarema Surf Festival apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema é um evento licenciado pela WSL Latin America para a 213 Sports realizar uma etapa do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para os mundiais das categorias Pro Junior e Longboard, todas para homens e mulheres competirem na Praia de Itaúna. O evento tem patrocínio da Quiksilver, ROXY, 51 ICE, Corona, apoio da Orthopride, Stanley Brasil, Monster Energy e parceria da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf de Saquarema (ASS), MegAçaí e dos sites Ricosurf e Waves. O evento será transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
SOBRE A 213 SPORTS – Fundada por Pedro Dau, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de Esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 50 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A essência da 213 Sports vê o esporte como engajamento, entretenimento e, principalmente, uma válvula de escape para as marcas que buscam atenção do consumidor final. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca por realizações como CamelBak Race, Casa ON Running, Oi Rio Pro, Pelé Academia, Praia Para Todos, Sephora Beauty Run, WSL House, entre outros.
SAQUAREMA SURF FESTIVAL LONGBOARD PRO:
RESULTADOS DA SEGUNDA-FEIRA NA PRAIA DE ITAÚNA:
PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (66 pts) e 4.o=35.o lugar (66 pts):
1.a: 1-Surfiel Gil (ARG), 2-Igor Pitasi (BRA), 3-Pedro Bento Carvalho (BRA)
2.a: 1-Tony Silvagni (EUA), 2-Wenderson Biludo (BRA), 3-Fernando Perez (ARG)
SEGUNDA FASE – 3.o=17.o lugar (200 pts) e 4.o=25.o lugar (75 pts):
1.a: 1-Piccolo Clemente (PER), 2-Surfiel Gil (ARG), 3-Pedro França (BRA), 4-Robson Santos (BRA)
2.a: 1-Rodrigo Sphaier (BRA), 2-Eduardo Bagé (BRA), 3-Jeremias Silva (BRA), 4-Romoaldo Nascimento (BRA)
3.a: 1-Julian Schweizer (URU), 2-Anderson Ferreira (BRA), 3-Leonardo E. Martins (BRA), 4-Yam Wisman (BRA)
4.a: 1-Darlan Marques (BRA), 2-Phil Rajzman (BRA), 3-Igor Pitasi (BRA), 4-Robledo Oliveira (BRA)
5.a: 1-Tony Silvagni (EUA), 2-William Saldaña Diaz (PER), 3-Carlos Bahia (BRA), 4-Oswaldo Borbor (ECU)
6.a: 1-Ignacio Pignataro (URU), 2-Jeferson Silva (BRA), 3-David Schiaffino (CAN), 4-Gabriel Cerqueira (BRA)
7.a: 1-Jefson Silva (BRA), 2-Theo Viana (BRA), 3-Tzahui Poo (MEX), 4-Gabriel Nascimento (BRA)
8.a: 1-Alexandre Escobar (BRA), 2-Alex Leco Salazar (BRA), 3-Wenderson Biludo (BRA), 4-Sebastian Cardenas Aguirre (PER)
TERCEIRA FASE – 3.o=9.o lugar (350 pts) e 4.o=13.o lugar (295 pts):
1.a: 1-Piccolo Clemente (PER), 2-Rodrigo Sphaier (BRA), 3-Phil Rajzman (BRA), 4-Anderson Ferreira (BRA)
2.a: 1-Darlan Marques (BRA), 2-Eduardo Bagé (BRA), 3-Julian Schweizer (URU), 4-Surfiel Gil (ARG)
3.a: 1-Tony Silvagni (EUA), 2-Alex Leco Salazar (BRA), 3-Ignacio Schweizer (URU), 4-Theo Viana (BRA)
4.a: 1-Jeferson Silva (BRA), William Saldaña Diaz (PER), 3-Jefson Silva (BRA), 4-Alexandre Escobar (BRA)
PRIMEIRA FASE – 3.a=9.o lugar (350 pts) e 4.a=13.o lugar (295 pts):
1.a: Chloe Calmon (BRA), Mainá Thompson (BRA), w.o-Atalanta Batista (BRA)
2.a: Evelin Neves (BRA), Ayllar Cinti (BRA), w.o-Kirra Silver (MEX)
3.a: 1-Jasmim Avelino (BRA), 2-Cristiana Pires (BRA), 3-Maria Clara Santos (BRA)
4.a: 1-Luana Soares (BRA), 2-Maria Fernanda Reyes (PER), 3-Monique Pontes (BRA), 4-Inês Beisso (URU)
QUARTAS DE FINAL DO SAQUAREMA SURF FESTIVAL LONGBOARD PRO:
CATEGORIA MASCULINA – 5.o lugar com 500 e US$ 150 de prêmio:
1.a: Piccolo Clemente (PER) x Eduardo Bagé (BRA)
2.a: Rodrigo Sphaier (BRA) x Darlan Marques (BRA)
3.a: Tony Silvagni (EUA) x William Saldaña Diaz (PER)
4.a: Jeferson Silva (BRA) x Alex Leco Salazar (BRA)
CATEGORIA FEMININA – 5.o lugar com 500 e US$ 150 de prêmio:
1.a: Chloe Calmon (BRA) x Ayllar Cinti (BRA)
2.a: Mainá Thompson (BRA) x Evelin Neves (BRA)
3.a: Maria Fernanda Reyes (PER) x Jasmim Avelino (BRA)
4.a: Cristiana Pires (BRA) x Luana Soares (BRA)
BATERIAS DO QUIKSILVER PRO QS 3000 NA TERÇA-FEIRA:
PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (60 pts) e 4.o=113.o lugar (24 pts):
1.a: Caio Costa (BRA), Renan Rodrigues (BRA), Amando Tenorio (BRA), Kainan Meira (BRA)
2.a: Raoni Monteiro (BRA), Ian Casal (BRA), Luiz Mendes (BRA), Martin Ottado (URU)
3.a: Hedieferson Junior (BRA), Gabriel André (BRA), Thiago Meneses (BRA), Belo Junior (BRA)
4.a: Felipe Alves (BRA), Felipe Ximenes (BRA), João Cypriano (BRA), Juninho Malta (BRA)
5.a: Ricardo João (BRA), Sebastian Olarte (URU), Lucas Bezerra (BRA), Giuliano Arreyes (ARG)
6.a: João Ferreira (BRA), Valentin Neves (BRA), Kayki Araujo (BRA), Denisson Santos (BRA)
7.a: Patrick Plachi (BRA), José Eduardo (BRA), Facundo Arreyes (ARG), Lucas Isaias (BRA)
8.a: Miguel Tudela (PER), Heitor Mueller (BRA), Arthur Alves (BRA), Mariano Arreyes (ARG)
9.a: Noel De La Torre (CHL), Luciano Brulher (BRA), Thiago Eduardo (BRA), Glauciano Rodrigues (BRA)
10: Samuel Igo (BRA), Fabrício Rocha (BRA), Caetano Vargas (BRA), Marcos Aurelio Alves (BRA)
11: Pericles Dimitri (BRA), Daniel Adisaka (BRA), Pedro Amorim (BRA), Pedro Araujo (BRA)
12: Theo Fresia (BRA), Israel Junior (BRA), Cauet Frazão (BRA), Gabriel Ramos (BRA)
13: Rodrigo Saldanha (BRA), Yagê Araujo (BRA), Philippe Neves (BRA), Jannifer de Sousa (BRA)
14: Eric Bahia (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Luan Ferreyra de Assis (BRA), Gustavo Henrique (BRA)
15: Alan Jhones (BRA), Daniel Templar (BRA), Wallace Vasco (BRA), Samuel José Alves (BRA)
16: Gustavo Borges (BRA), Giovani Pontes (BRA), Willian Feiden (BRA), Murilo Brandt (BRA)
SEGUNDA FASE – entrada dos 32 pré-classifcados pelo ranking da WSL:
———3.o=65.o lugar (160 pts) e 4.o=81.o lugar (120 pts)
1.a: Hizunomê Bettero (BRA), Kauê Germano (BRA)
2.a: Fernando Junior (BRA), Luan Wood (BRA)
3.a: Alan Donato (BRA), Niccolas Padaratz (BRA)
4.a: Luan Carvalho (BRA), Igor Moraes (BRA)
5.a: Gustavo Dvorquez (CHL), Leon De La Torre (CHL)
6.a: Matheus Navarro (BRA), Luan Hanada (BRA)
7.a: Krystian Kymerson (BRA), Artur Silva (BRA)
8.a: Mateus Herdy (BRA), Diego Aguiar (BRA)
9.a: Pedro Dib (BRA), Roberto Araki (CHL)
10: Ryan Kainalo (BRA), Mateus Sena (BRA)
11: Santiago Muniz (ARG), Manuel Selman (CHL)
12: Vitor Ferreira (BRA), Deyvson Santos (BRA)
13: Pedro Neves (BRA), Felipe Oliveira (BRA)
14: Wesley Leite (BRA), Kim Matheus (BRA)
15: Luel Felipe (BRA), Pedro Bianchini (BRA)
16: Cauã Costa (BRA), Douglas Silva (BRA)
TERCEIRA FASE – entrada dos 32 principais cabeças de chave:
———3.o=33.o lugar (200 pts) e 4.o=49.o lugar (180 pts)
1.a: Caio Ibelli (BRA), Lucas Vicente (BRA)
2.a: Willian Cardoso (BRA), Renan Pulga (BRA)
3.a: Weslley Dantas (BRA), Robson Santos (BRA)
4.a: Alex Ribeiro (BRA), José Gundesen (ARG)
5.a: Ian Gouveia (BRA), Leandro Usuna (ARG)
6.a: Thiago Camarão (BRA), Leo Casal (BRA)
7.a: Alejo Muniz (BRA), Rafael Teixeira (BRA)
8.a: Yago Dora (BRA), Arthur Maximo (BRA)
9.a: Adriano de Souza (BRA), Lucas Chianca (BRA)
10: Michael Rodrigues (BRA), Eduardo Motta (BRA)
11: Alonso Correa (PER), Bino Lopes (BRA)
12: João Chianca (BRA), Marcos Correa (BRA)
13: Wiggolly Dantas (BRA), Marco Fernandez (BRA)
14: Samuel Pupo (BRA), Jessé Mendes (BRA)
15: Uriel Sposaro (BRA), Victor Bernardo (BRA)
16: Jadson André (BRA), Gabriel Klaussner (BRA)
Sobre a World Surf League: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo. Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave. Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.
A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com
Por: CASA DO BOM CONTEÚDO