A 1.000 dias de Paris 2024, COB alinha planejamento para o menor ciclo olímpico da história

0

Entidade já realizou três visitas à cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos e se reuniu com o Comitê Organizador do evento.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio mal acabaram, e uma nova contagem regressiva já começou: faltam 1.000 dias para Paris 2024. No ciclo mais curto de toda a história, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) se vê diante de novos desafios para a próxima edição do evento multiesportivo. Se em Tóquio 2020 a necessidade de adaptação ao fuso horário e à alimentação eram primordiais para o bom desempenho dos atletas brasileiros, na capital francesa os pontos de atenção serão outros. Um deles, sem dúvida, será a capacidade de adequar o planejamento a um ciclo menor.
“Estamos vindo do melhor resultado de nossa história em Jogos Olímpicos e sabemos que a responsabilidade será ainda maior em Paris. Como este ciclo é mais curto que os demais, o planejamento precisa ser muito bem feito. Iniciamos o nosso antes mesmo de Tóquio e temos ido regularmente à França para acertar todos os detalhes da preparação”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Há duas semanas, o COB realizou a terceira visita ao país-sede dos Jogos Olímpicos de 2024 – as outras duas ocorreram antes de Tóquio 2020. A comitiva brasileira esteve em Paris, onde se reuniu com o Comitê Organizador e vistoriou instalações que podem servir como base para a delegação nacional, semelhante ao que foi realizado em Chuo, no Japão; e também em Marselha, avaliando a operação da vela no período pré-Jogos.
“A vela é uma modalidade que costuma realizar diversos treinamentos na raia olímpica ao longo do ciclo, fora os eventos-teste. Os atletas precisam conhecer bem as condições que vão encontrar lá. Por conta disso, precisamos ter uma estrutura de suporte à equipe brasileira”, explica o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.
Enquanto alinha os últimos detalhes do planejamento, o COB se prepara também para a primeira Missão do novo ciclo. De 25 de novembro a 5 de dezembro, mais de 350 atletas disputam os Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021. A expectativa é que ao menos parte desta delegação integre o Time Brasil em Paris 2024.
Crédito foto: Paris 2024/Divulgação
Sobre o COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 107 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: Peak, Prevent Sports, TIM e XP – Patrocinadores Oficiais; Aliansce, Havaianas e Riachuelo – Apoiadores Oficiais; Ajinomoto e BRW – Parceiros Oficiais; e Boali, Max Recovery, Persono e Wöllner – Fornecedores Oficiais.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro, e com a Match Hospitality AG – Revendedora de Ingresso e Pacote Oficial para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Por: Comitê Olímpico do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade