Liderança na maior parte da prova, com a vitória escapando por detalhe, nos instantes finais. Assim foi as 6 Horas de Guaporé para os pilotos Cleiton Krause, Erikson Brum, Everton Braz e Niltão Amaral, atletas da Associação de Motociclistas e Pilotos para Treinos em Pistas (AMPTP), no último sábado, no Autódromo Internacional de Guaporé.
O time apostava num ritmo constante durante os 360 minutos de prova a bordo do Uno “Bala” #39, não necessariamente rápido, mas que garantisse a menor perda de tempo possível, tanto em incidentes de pista quanto em problemas mecânicos. E o plano estava funcionando bem até a penúltima hora de prova.
Após largar em 4º na categoria TR e 34º geral, na primeira hora de prova o Uno #39 já estava na liderança, que foi perdida na segunda e recuperada na terceira horas. Mantendo o ritmo parelho entre os pilotos, a liderança foi mantida até a quinta hora, com uma volta de vantagem, quando o desgaste de pneus obrigou a diminuir o ritmo, com a volta sendo descontada. Na última hora de prova, com um problema de embreagem que obrigou a andar só em quarta marcha, foi impossível segurar, mas a equipe conseguiu se manter na pista e ainda cruzar na 2ª posição da categoria, na mesma volta do líder, e um excelente 15º lugar geral.
Além do pódio em segundo na categoria, o time conquistou o Troféu ABRO, por ter ficado entre os cinco primeiros carros na classificação geral (exceto categorias GT e TS). Além disso, a equipe somou pontos para o campeonato na segunda posição também na passagem da segunda hora de prova, que válida também como terceira etapa, e novamente um segundo lugar com o resultado final, que valeu como quarta etapa.
“Apesar da vitória ter escapado, somamos bons pontos para o Campeonato Gaúcho de Super Turismo, e fizemos um bom trabalho. Agora vamos pra Tarumã, decidir o campeonato. Gostaríamos de agradecer ao apoio do Pro-Esporte RS, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e ao nosso patrocinador FIBRAFORM”, disse Cleiton Krause.
“Foi um excelente resultado, lideramos a prova e finalizamos em segundo, na frente de vários adversários qualificados”, disse Erikson Brum.
“Nosso trabalho de pilotagem e de box foi muito bom, fomos consistentes, faltou pouco para a vitória, mas estamos felizes com o resultado”, disse Everton Braz.
“É claro que fica um gostinho amargo por termos perdido a liderança faltando pouco para o final, mas o saldo é extremamente positivo, mantivemos nossos tempos de volta no mesmo patamar durante toda a prova e tivemos paradas perfeitas, mas nossos adversários também fizeram uma baita prova. Foi “peleado” até o final, estamos orgulhosos do nosso trabalho”, disse Niltão Amaral.
A última e decisiva etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo será disputada no dia 13 de novembro, em Tarumã (Viamão/RS).
A participação dos pilotos da AMPTP (Associação dos Motociclistas e Pilotos para Treinos em Pistas) é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), através do programa Pró-Esporte, projeto “Automóvel Clássico Gaúcho 2021”. FIBRAFORM é empresa parceira da iniciativa.
6 HORAS DE GUAPORÉ
1 Rodrigo Lemke / Marcelo Lemke (GT) – 228 voltas – 6:00.29.452
2 Toso / Kray / Caleffi / Biancini / Poeta (GT) – a 0.777
3 Júnior Victorette / Sandoval / Ventura (GT) – a 4.923
4 S. Brock / A. Gama (TS) – a 3 voltas
5 Poeta / Caleffi / Toso / Biancini / Kray (TS) – a 4 voltas
6 Niko Kreuz / Bidu Kreuz (GT) – a 5 voltas
7 A. Almeida / Klemann / Sala (PRO) – a 9 voltas
8 Toschi / Mello / Konrad (PRO) – a 11 voltas
9 J. Luís / Renato Kreuz / JB Rodrigues (TS) – a 11 voltas
10 A. Alessio / Lodi / Telmo Júnior (TS) – a 18 voltas
11 A-G Camilo / Salgado (TL) – a 22 voltas
12 A-Márcio / Thiago Martins (T2) – a 23 voltas
13 Franco Pasquale / Tiel Andrade (TS) – a 26 voltas
14 A-Weck / Barcelos / Braga / Gehrke / Horbach / Perizzollo (TR) – a 28 voltas
15 A-Krause / Amaral / Brum / Braz (TR) – a 28 voltas
16 A-F Menegaro / T. Ogino (TS) – a 30 voltas
17 Moller / Eberle / Dall´Asta (PRO) – a 32 voltas
18 A-C Vianna / F. Brock / Lopes (TR) – a 32 voltas
19 A-Messa / Bresolin / Tortelli (TL) – a 33 voltas
20 A-Juliano/Luciano/João Cardoso (TL) – a 37 voltas
21 A-Rosa / Cesinha / Costa / Deckmann (TL) – a 39 voltas
22 A-AeG Gandra / P. Ávila (T1) – a 43 voltas
23 Lacombe / Mendes / Cabelera (TS) – a 50 voltas
24 A-Pacheco / Spolador / Schneiders (TR) – a 59 voltas
25 A-Scomazzon / Antoniazi / F, C, B e B Cardoso (TL / TR) – a 61 voltas
26 A-Weck / Hoerlle / Picolli / Haag / Tagliari (TL) – a 73 voltas
27 F. Vianna / Rutzen / Wilson Júnior (GT) – a 75 voltas
28 A-Romanzini / Poletto (T1) – a 100 voltas
29 A-Gaidarji / Rosito / Gonçalves Júnior (TL) – a 106 voltas
30 Monteiro / Staudt / Schalenberger (TS) – a 106 voltas
31 Giacomello / Senger / C. Almeida (GT) – a 135 voltas
32 A-M Dieder (T2) – a 137 voltas
33 A-Erico / Edson Postal / Telmo Júnior (T1 / T2) – a 138 voltas
34 A-Gabi / Roberto Souza (TR) – a 151 voltas
35 A-Rui / Rafa Schultz / Modesti (T1) – a 173 voltas
36 Colau / Zambom / Dall´Oglio (TS) – a 180 voltas
37 Bonora / Brockveld / Taques (GT) – a 188 voltas
38 Petry / Thadeu / M. Steyer (GT) – a 198 voltas
39 Siviero / Puhl / Scarton / Tecchio (GT) – a 214 voltas
40 Ike Ramos / T. Schaedler (TR) – a 219 voltas
41 A-Santanna / C. Castro / Ramos (TL) – a 228 voltas
Por: LF Assessoria