A pista do Autódromo Internacional de Adria foi o palco de estreia para Ricardo Gracia Filho na Fórmula 4. O jovem piloto de 16 anos, tricampeão brasileiro de kart, teve seu primeiro contato com o monoposto em dois dias de testes no circuito italiano, já como parte dos preparativos para a temporada 2022, quando vai disputar o FIA F4 Brazilian Championship.
Foram 120 voltas e cerca de 500 km de testes a bordo do F4 da equipe italiana Cram Motorsport. No carro com base Tatuus atual – no ano que vem a categoria usará uma segunda geração do chassi -, Gracia Filho começou sua adaptação a um modelo totalmente diferente do kart.
“A primeira sensação é que o carro é baixo e o piloto não tem o mesmo campo de visão, nem fica com o corpo tão solto. Com isso, o esforço físico também é maior. No kart usamos muito os ombros e os braços, e na Fórmula 4 você não mexe o ombro”, compara o piloto.
As frenagens são outro aspecto na Fórmula 4 que Gracia Filho destaca nesta fase de adaptação. Além do freio mais duro, o brasileiro explica que a tomada na curva é completamente diferente da que estava habituado no kart europeu.
“No fórmula, você tem de entrar mais rápido na curva, frear lá dentro com força, virar e acelerar. No kart a freada ocorre antes e logo depois é preciso acelerar para ir forte na saída da curva”, explica.
O jovem piloto conta que no primeiro dia de treinos focou bastante nesta adaptação às frenagens na pista. No segundo dia, já dominando melhor o F4, aprimorando as freadas a cada curva e com um novo jogo de pneus, virou apenas 1s04 abaixo do mais rápido do dia na bateria de testes.
“Tentamos puxar o maior limite do carro e esses dois dias de treino foram bem produtivos. Adria é uma pista de baixa velocidade, o que foi bom para aprender a fazer curvas com o F4”, diz.
Gracia Filho continuará na Europa para novos treinos na Fórmula 4 italiana, desta vez em circuitos de alta velocidade. A agenda do piloto até o fim do ano será dedicada à preparação para a disputa da temporada de estreia da F4 brasileira no ano que vem.
Os carros que disputarão o FIA F4 Brazilian Championship já serão os da segunda geração dos chassis da Tatuus. Os motores ainda serão escolhidos e um sorteio definirá as equipes – a previsão é que sejam quatro times com quatro modelos, cada. O campeonato terá transmissão do canal Bandsports.
Sobre o piloto
Aos 16 anos, Ricardo Gracia Filho disputou sua segunda temporada europeia nas principais competições do kart mundial. Nascido em 30 de janeiro de 2005, em Araçatuba (SP), aos seis anos ele começou a treinar no Kartódromo de Penápolis, no interior paulista, e nunca mais parou de acelerar.
Com apenas 10 anos foi campeão Brasileiro e Paranaense de Kart, em 2015. Em 2018, um ano após conquistar seu segundo título brasileiro, e o Campeonato Sul-Brasileiro, representou o país no CIK-FIA Academy Trophy.
Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil de Kart, em 2019, e celebrou o tricampeonato brasileiro da categoria no ano passado.
Em 2021, estreou em nova equipe, a britânica Forza Racing, na qual correu os torneios da FIA e do WSK com chassi Exprit e motor TM Racing. Ao mesmo tempo, o piloto assinou com novos patrocinadores: Colormaq, Grupo GCB, Itapemirim Companhia Aérea e Skydome aceleram juntos com a nova promessa do automobilismo brasileiro.
Com um plano de carreira bem definido, Gracia Filho está confirmado na temporada da Fórmula 4 brasileira, em 2022. Nos dois anos seguintes, o objetivo é participar da Fórmula 3 europeia. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, até 2027, representar o Brasil na Fórmula 1.
A Octagon Brasil, agência que tem o empresário e ex-jogador Ronaldo como sócio majoritário, será responsável pela gestão de imagem e agenciamento da carreira do piloto, cuidando de patrocínio, novos negócios e representação em negociações do atleta.
Por: Rios Comunicação – Fernando Miragaya