Alceu Feldmann e Lucas Salles vencem provas da Porsche XP Private Cup em Curitiba

0

Miguel Paludo mantém a liderança na Carrera Cup, agora com Werner Neugebauer em segundo; na GT3 Cup Nelson Monteiro assume o topo da classificação

A Porsche XP Private Cup abriu a etapa em Curitiba com duas corridas emocionantes do início ao fim. As disputas foram intensas em todos os pelotões, com alternâncias de posições nas classes geral, Sport e Trophy, tanto na Carrera Cup quanto na GT3 Cup. Nas bandeiradas, prevaleceram Alceu Feldmann com o carro de motor 4.0 e Lucas Salles, dominante desde a sexta-feira com o 3.8, que largou da pole, liderou todas as voltas e venceu com o melhor giro.

Enquanto Feldmann venceu pela primeira vez na temporada, Salles foi o primeiro competidor da GT3 Cup a repetir uma vitória.

Pole na primeira passagem dos carros de competição mais produzidos no planeta pelo Autódromo Internacional de Curitiba em junho, Alceu mostrou conhecer bem a pista de sua cidade e foi muito hábil na largada. Ele assumiu a linha interna, saltando de terceiro para a liderança. O pole Pedro Aguiar se defendeu bem de Werner Neugebauer, que partiu em segundo, mas não conteve o assédio do concorrente do carro #1. Os três seguiram nesta ordem até a bandeirada, com Miguel Paludo em quarto e Renan Pizii em quinto (triunfando na classe Sport). A vitória na Trophy ficou com Franco Giaffone.

No campeonato o resultado manteve a liderança nas mãos de Miguel Paludo. Werner assumiu o segundo lugar, invertendo sua posição na tabela de pontos com Marçal Müller, sétimo colocado no AIC. Feldmann saltou bem. Ele segue em quarto na pontuação, mas agora está apenas seis tentos atrás de Müller (antes da corrida, sua desvantagem para o terceiro nos pontos era de 14).

Na classe Sport, Fran Lara manteve a dianteira com o segundo lugar (foi sexto no geral e larga na pole domingo). Com bons pontos em Curitiba, Pizii e Cristiano Piquet seguem muito vivos na divisão, bem como Rodrigo Mello, que aparece em segundo lugar.

Já a classe Trophy embolou de vez. Eduardo Menossi sustenta a liderança. Mas sua vantagem caiu de seis para apenas dois pontos sobre Urubatan Junior. Logo a seguir, Nelson Marcondes de Francisco Horta vem empatados, com apenas três tentos de vantagem sobre um Franco Giaffone que vem em alta nas últimas etapas.

O campeonato da GT3 Cup viu Raijan Mascarello ultrapassado por Nelson Monteiro no topo da tabela de pontos. Catapultado pelo Grand Chelem no AIC, Lucas Salles vem apena dois pontos atrás.

Com mais uma vitória na Sport, Ayman Darwich ampliou sua vantagem na liderança da classificação da classe Sport. Já a classe Trophy viu Edu Guedes assumir a dianteira, favorecido por mais uma vitória no AIC.

A quinta etapa tem mais duas corridas neste domingo, com o box abrindo para a Carrera Cup às 13h20. Francisco Lara larga na pole com os carros de motor 4.0. Já a pole da GT3 Cup ficou com Marcio Mauro.

A Band exibe a prova ao vivo, bem como os canais da Porsche XP Private Cup em mídia social. O Sportv 2 mostra as corridas a partir das 22h30.

As corridas

Carrera Cup

Feldmann leu muito bem o movimento da largada e saltou de terceiro para a liderança. Neugebauer forçou por fora, mas o pole Pedro Aguiar se defendeu bem e contornou a primeira curva em segundo. Renan Pizii também se posicionou bem, para assumir o quarto lugar, à frente de Miguel Paludo.

Na abertura da volta 4, Enzo Elias, que havia avançado de 12º para nono no primeiro giro, passou embutido no carro de Müller. Os dois contornaram o S de baixa lado a lado em disputa acirrada e muito respeitosa.

Já pela classe Trophy, o nome da corrida no início da prova era Francisco Horta, em 11º no geral.

Na abertura da volta 8, Pedro Aguiar enquadrou Feldmann no fim da reta e, pouco atrás, Paludo tentou o mesmo sobre Pizii. Ambos sem sucesso nas tentativas no S de baixa. Já na passagem seguinte, Eduardo Azevedo executou ultrapassagem sobre Horta neste mesmo trecho, para assumir o 11º posto.

Na 11ª volta, Paludo surpreendeu Pizii com um decidio mergulho no Pinheirinho e retornou ao quarto lugar. Muller nesta mesma volta conseguiu deixar Cristiano Piquet para trás e se livrar momentaneamente do assédio de Enzo Elias.

Na volta seguinte, por fora, Enzo passou Piquet na freada do S de baixa.

Com a corrida nos cinco minutos finais, a diferença entre os quatro ponteiros vinha estabilizada, com Feldmann, Aguiar, Neugebauer e Paludo aparentemente tranquilos. Em quinto e liderando na Sport, Pizii era desafiado por Fran Lara tanto pelo pódio geral quanto pela vitória na divisão.

Mas o pega da prova àquela altura era pelo 12º lugar no geral e pela vitória na Trophy, entre Franco Giaffone, Francisco Horta, Urubatan Junior, Georgios Frangulis e Eduardo Menossi. Urubatan passou Horta na primeira perna do S de alta, em movimento bastante arrojado.

As voltas finais reservaram pressão extrema de Müller sobre Lara e deste sobre Pizii. Elias acompanhava a disputa de muito perto, pronto para aproveitar qualquer vacilo dos concorrentes.

Feldmann venceu com autoridade em sua casa. Aguiar completou a prova em segundo, Werner em terceiro e Paludo em quarto. Pizii suportou bem a pressão e garantiu o pódio no geral e a vitória na Sport. Em 12º, Giaffone assegurou a vitória na Trophy.

Depois da cerimônia do pódio, Feldmann sorteou o número seis, determinando a respectiva inversão para o grid de domingo. Assim Fran Lara vai partir da posição de honra.

GT3 Cup

Na largada o pole Lucas Salles segurou bem a posição e viu seu companheiro de primeira fila Vina Neves perder ação. Daniel Correa então assumiu o segundo lugar, com Nelson Monteiro em terceiro, Guilherme Bottura em quarto e Ayman Darwich em quinto.

Já o carro de Leonardo Sanchez acabou no muro antes da primeira curva e voltou se arrastando para a área de pits para abandonar.

Na abertura da volta 5, contato entre os carros de Raijan Mascarello e Andre Gaidzinski deixou o então líder do campeonato atravessado no meio da pista no S de baixa. Raijan conseguiu voltar no fundo do pelotão, sem necessidade da intervenção do safety car.

Na abertura da volta 7, Darwich superou Bottura pelo quarto lugar no geral e a liderança na classe Sport. Pela classe Trophy o líder era Edu Guedes, em 14º no geral.

Na volta seguinte, o egípcio passou Nelson Monteiro e avançou para terceiro. Catapultado pela melhor volta da prova, Correa colou em Salles e buscou atacar pela liderança –sem efeito.

A dez minutos da abertura da volta final, Salles e Correa tinham boa vantagem sobre o terceiro, Darwich. Este era pressionado por Nelson Monteiro. Ricardo Fontanari vinha com um sólido quinto lugar, mas era muito atacado por Lineu Pires.

Faltando cinco minutos para a volta final, Caio Castro arriscou com muito arrojo por fora manobra sobre Marcio Mauro na curva da Vitória. Mas faltou pista para o carro #22 entrar na reta. Caio Castro teve braço para segurar sem contato na barreira de pneus, mas viu o carro #11 abrir distância no processo.

Lineu Pires acabou saindo da pista ao tentar atacar Fontanari pela posição final do pódio.

Lucas Salles levou a vitória com tranquilidade, seguido por Correa. Darwich cruzou a linha em terceiro, vencendo na Sport. Nelson Monteiro foi quarto, enquanto Fontanari, heroico, conseguiu controlar a pressão de Vina Neves para ser quinto.

Na classe Trophy Edu Guedes prevaleceu com o 11º lugar no geral, uma posição à frente de Bruno Campos.

Depois do pódio, ainda ensopado de champanhe, Lucas Salles sorteou o número 8, determinando a pole de Marcio Mauro no domingo.

O que eles disseram:

“Falei antes que a linha de dentro era boa! Foi ótimo, consegui uma boa largada depois de algumas não tão boas esse ano. Consegui pular para primeiro e manter um bom ritmo, o Pedro me ameaçava muito no setor 2 que era o melhor dele. Vamos comemorar e agradecer por essa vitória. Hora de pensar no campeonato e na corrida de amanhã.”

Alceu Feldmann

“A largada foi sensacional, arrumamos aquele acerto de carro que falamos. Corrida ótima, consegui me defender bem e manter a vitória da classe. Dedico para minha família essa vitória de hoje.”

Renan Pizii

“Feliz demais com a vitória, me classifiquei mal, esperava ir mais para a frente no grid. Consegui um bom ritmo, evoluir bem e vencer na minha classe.”

Franco Giaffone

“Fiquei muito feliz, o Daniel colocou muita pressão e tive que acelerar a prova toda. No final tinha um ponto de sujeira na pista onde eu perdi um pouco de tempo, mesmo assim consegui manter o ritmo e vencer, foi muito bom!”

Lucas Salles

“Eu fui mantendo meu ritmo, olhando só o meu traçado e tendo paciência. O carro estava muito bom e estou muito feliz, tenho sorte aqui em Curitiba.”

Ayman Darwich

“Foi bacana, eu estava andando até um pouco mais rápido do que alguns carros que estavam na frente mas tinha que controlar o Bruno que vinha logo atrás. O Bruno foi muito justo porque em alguns momentos ele tinha a possibilidade de me passar e segurou para evitar algum acidente, estou muito feliz!”

Edu Guedes

“Foi um resultado forte para o campeonato. Carregamos 50 quilos de lastro e consegui andar perto dos pilotos com carro mais leve. Na largada o Pizii me passou e gastei um pouco de borracha para passar ele. O importante do campeonato é ser consistente e pontuar novamente. Nosso ritmo de corrida é bom e conseguimos economizar bem os pneus para estar brigando até o final.”

Miguel Paludo

“Resultado final não veio, mas feliz pelo desempenho após o toque na largada que desalinhou o carro. Sétimo lugar não era o que eu queria para hoje, mas são pontos importantes para o campeonato.”

Marçal Müller

“Pro campeonato não está ruim, descontei pontos para o Marçal e o Miguel. Tomei um toque forte na largada que complicou um pouco o ritmo, talvez pudesse ter sido melhor ainda o resultado hoje.”

Werner Neugebauer

“Fizemos uma boa largada, foi uma prova complexa, um toque na roda dianteira direita desalinhou meu carro. Aqui em Curitiba é muito difícil de passar, fiquei em uma briga boa com o Marçal, negociamos boas passagens e me coloquei em uma boa posição para pontuar amanhã.”

Enzo Elias

“Foi bom dado a classificação que não foi o que eu esperava. Recuperamos bem depois de uma boa largada e bom ritmo, cheguei no Renan no fim, mas ele é um cara muito duro de se ultrapassar. Com a inversão de grid saio da primeira posição e isso me coloca em uma boa condição de vitória.”

Fran Lara

“Foi uma corrida muito legal, aproveitamos bem o tempo de pista para tirar a sensação ruim das outras etapas. Fiquei um pouco na largada, mas consegui recuperar boas posições e subir ao pódio. Foco em amanhã para conseguir outra boa posição no campeonato.”

Georgios Frangulis

“Foi uma corrida difícil porque a calibragem do pneu acabou passando um pouco e por isso da metade para o fim da prova foi mais difícil manter a performance. Mas o resultado foi bom, apesar de não ter acontecido ultrapassagens foi uma briga de tempos muito parecida.”

Daniel Correa

“Foi uma boa corrida com a segunda colocação, eu tive a chance de ultrapassar o Edu Guedes mas tinha uma bandeira amarela justamente no ponto em que eu coloquei de lado e tive que recuar para não ser punido. Mas foi bom o segundo lugar, principalmente para o campeonato.”

Bruno Campos

“Eu larguei muito bem, de quinto pulei para terceiro, consegui fugir do enrosco no “S”de baixa e manter a posição. O Ayman estava rápido, acho que com menos peso também, na entrada da reta ele conseguiu pegar meu vácuo e acabou me passando. Eu estou feliz com o quarto lugar porque é importante marcar pontos para o campeonato, mas está faltando uma vitória e eu estou perseguindo isso.”

Nelson Monteiro

“Foi uma prova bem difícil, trabalhada, o restritor muda os pontos de referência, muda o estilo de pilotar. No começo eu apanhei um pouquinho mas no decorrer da prova consegui me adaptar, mas a prova foi muito boa, limpa e isso que importa!”

Ricardo Fontanari

Porsche XP Private Cup – Curitiba 2
Carrera Cup
1. #1 Alceu Feldmann 26:47.867
2. #20 Pedro Aguiar +1.556
3. #8 Werner Neugebauer +3.270
4. #7 Miguel Paludo +4.352
5. #16 Renan Pizii* +6.287
6. #3 Fran Lara* +6.689
7. #544 Marçal Müller +7.847
8. #73 Enzo Elias +9.065
9. #19 Cristiano Piquet* +14.069
10. #29 Rodrigo Mello* +14.977
11. #90 Eduardo Azevedo* +32.049
12. #9 Franco Giaffone** +32.676
13. #100 Urubatan Jr.** +32.873
14. #77 Francisco Horta** +38.718
15. #88 Georgios Frangulis** +39.468
16. #85 Eduardo Menossi** +42.507
17. #199 Nelson Marcondes** +55.449
18. #80 Rouman Ziekmiewicz* +55.604
19. #10 Paulo Borges** -1 volta
DNF
#84 Fernando Croce*
#11 Pedro Boesel
#12 João Barbosa**
*Classe Sport
**Classe Trophy

GT3 Cup
1. #7 Lucas Salles 1:21.016
2. #69 Daniel Correa +1.681
3. #555 Ayman Darwich* +8.545
4. #87 Nelson Monteiro +15.189
5. #17 Ricardo Fontanari* +17.425
6. #20 Vina Neves* +17.749
7. #3 Cristian Mohr +29.214
8. #11 Marcio Mauro +35.249
9. #22 Caio Castro* +35.423
10. #32 Paulo Sousa* +42.533
11. #9 Edu Guedes** +42.781
12. #33 Bruno Campos** +43.294
13. #12 Edson dos Reis** +56.900
14. #80 Raijan Mascarello +1:04.249
15. #71 SangHo Kim** +1:13.865
16. #99 Nasser Aboultaif** +1:18.874
17. #88 Gustavo Farah** -1 volta
18. #44 Carol Aranha** -1 volta
19. #8 Lineu Pires* -4 voltas
DNF
#29 Guilherme Bottura*
#14 André Gaidzinski*
#15 Leonardo Sanchez*
DQ
18. #45 Paulo Totaro*
*Classe Sport
**Classe Trophy

Classificações:
Carrera Cup
1. #7 Miguel Paludo 119 pontos
2. #8 Werner Neugebauer 112
3. #544 Marçal Müller 98
4. #1 Alceu Feldmann 102
5. #73 Enzo Elias 86
6. #3 Fran Lara 64
7. #21 Eloi Khouri 55
8. #11 Pedro Boesel 52
9. #16 Renan Pizii 51
10. #20 Pedro Aguiar 44
11. #29 Rodrigo Mello 43
12. #19 Cristiano Piquet 41
13. #20 Matheus Iorio 32
14. #80 Rouman Ziekmiewicz 26
15. #100 Urubatan Jr. 17
16. #90 Eduardo Azevedo 16
17. #9 Franco Giaffone 14
18. #85 Eduardo Menossi 13
19. #77 Francisco Horta 11
20. #5 Sylvio de Barros 10
21. #88 Georgios Frangulis 5
22. #199 Nelson Marcondes 3
#84 Fernando Croce 3
24. #12 João Barbosa 2

Carrera Sport
1. #3 Fran Lara 56 pontos
2. #29 Rodrigo Mello 49
3. #19 Cristiano Piquet 45
4. #16 Renan Pizii 44
5. #80 Rouman Ziemkiewicz 31
6. #100 Urubatan Jr 19
7. #90 Eduardo Azevedo 18
8. #85 Eduardo Menossi 16
#9 Franco Giaffone 16
10. #5 Sylvio de Barros 13
#77 Francisco Horta 13
12. #199 Nelson Marcondes 8
13. #88 Georgios Frangulis 5
14. #12 João Barbosa 4

Carrera Trophy
1. #85 Eduardo Menossi 47
2. #100 Urubatan Jr 45
3. #199 Nelson Marcondes 37
#77 Francisco Horta 37
5. #9 Franco Giaffone 34
6. #5 Sylvio de Barros 28
#88 Georgios Frangulis 28
8. #12 João Barbosa 25
9. #10 Paulo Borges 11
10. #15 Leonardo Sanchez 7

GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro 99
2. #80 Raijan Mascarello 97
3. #7 Lucas Salles 95
4. #3 Crisitan Mohr 92
5. #555 Ayman Darwich 82
6. #69 Daniel Correa 64
7. #17 Ricardo Fontanari 62
8. #20 Vina Neves 59
9. #22 Caio Castro 52
10. #15 Leonardo Sanchez 45
11. #14 André Gaidzinski 38
12. #8 Lineu Pires 29
13. #85 Eduardo Menossi 28
14. #32 Paulo Sousa 27
15. #9 Edu Guedes 25
16. #79 Lucas Peres 22
17. #12 Edson dos Reis 19
#33 Bruno Campos 19
19. #11 Marcio Mauro 16
20. #50 Ramon Alcaraz 14
21. #29 Guilherme Bottura 12
#45 Paulo Totaro 12
23. #99 Nasser Aboultaif 7
24. #88 Gustavo Farah 6
25. #888 Khayam Ghazzaoui 4
26. #44 Carol Aranha 2
#71 SangHo Kim 2

GT3 Sport
1. #555 Ayman Darwich 51
2. #17 Ricardo Fontanari 46
3. #20 Vina Neves 41
4. #22 Caio Castro 36
5. #15 Leonardo Sanchez 28
6. #14 André Gaidzinksi 25
7. #8 Lineu Pires 18
8. #32 Paulo Sousa 16
9. #85 Eduardo Menossi 15
10. #12 Edson dos Reis 13
#9 Edu Guedes 13
12. #33 Bruno Campos 11
13. #50 Ramon Alcaraz 7
14. #29 Guilherme Bottura 6
15. #99 Nasser Aboultaif 4
#45 Paulo Totaro 4
17. #88 Gustavo Farah 2
18. #888 Khayam Gazzaoui 1

GT3 Trophy
1. #34 Edu Guedes 46
2. #99 Nasser Aboultaif 42
3. #12 Edson dos Reis 41
4. #33 Bruno Campos 40
5. #88 Gustavo Farah 35
6. #44 Carol Aranha 27
7. #71 Sang Ho Kim 20
8. #45 Paulo Totaro 12
9. #888 Khayam Ghazzaoui 11

Porsche XP Private Cup – Curitiba 2

Domingo, 12 de setembro

13:20 – 14:05 – Formação de grid para corrida 2 (25 min +1 volta) – Carrera Cup

14:13 – 14:53 – Formação de grid para corrida 2 (25 min +1 volta) – GT3 Cup

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade