Gracia Filho confirma presença na Fórmula 4 Brasil em 2022

0

Tricampeão de kart vai disputar todas as seis provas da temporada da nova categoria do automobilismo brasileiro

A volta de uma Fórmula ao Brasil marcará também a estreia de Ricardo Gracia Filho na categoria. O piloto de 16 anos, tricampeão brasileiro de Kart, estará no grid das seis corridas previstas para a temporada 2022 da FIA F4 Brazilian Championship. Desta forma, o jovem talento das pistas segue firme no seu plano de carreira para chegar à Fórmula 1.

A meta de Gracia Filho era justamente ingressar na Fórmula 4 no ano que vem, depois de duas temporadas no kart europeu. O brasileiro tem um plano bem consolidado para disputar, nos anos seguintes, a F3 e a F2 e, até 2027, chegar à categoria máxima do automobilismo internacional.

“A Fórmula Quatro é muito importante para os pilotos terem o primeiro contato com o carro de fórmula, ainda mais no Brasil, que vai ter custo mais baixo e usando os mesmos carros que os pilotos italianos usam. Será uma boa temporada para me aperfeiçoar e ajudar o automobilismo brasileiro a crescer”, acredita Gracia Filho.

Mas antes da estreia na F4, o piloto ainda tem compromissos importantes pela britânica Forza Racing. Entre os dias 16 e 19 de setembro ele disputará o WSK Open Cup de kart no Circuito South Garda, em Lonato, na Itália. E em dezembro representará o nosso país mais uma vez no Mundial de Kart da FIA, que pela primeira vez será disputado no Brasil, no kartódromo Speed Park, em Birigui (SP).

A importância da F4

A ausência de uma categoria Fórmula no Brasil sempre foi apontada como um dos entraves para os pilotos daqui, já que muitos têm de ir correr na Europa para conseguir evoluir nas categorias do automobilismo internacional. Com a F4 brasileira, nossos corredores ganham experiência e também pontos importantes para os critérios da FIA.

A categoria estará aberta a pilotos a partir dos 14 anos e o campeão ganhará 12 pontos para a superlicença da FIA. Serão seis etapas ao todo, com provas em Interlagos, Goiânia, Brasília, Velocitta (em Mogi-Guaçu, SP) e Curitiba (a capital paranaense receberá duas corridas na temporada).

Os carros da F4 brasileira usarão a segunda geração dos chassis da Tatuus. Os motores ainda serão escolhidos e um sorteio definirá as equipes, mas a previsão é que sejam quatro times com quatro modelos, cada. O campeonato terá transmissão do canal Bandsports.  

Sobre o piloto

Aos 16 anos, Ricardo Gracia Filho disputa sua segunda temporada europeia nas principais competições do kart mundial. Nascido em 30 de janeiro de 2005, em Araçatuba (SP), aos seis anos ele começou a treinar no Kartódromo de Penápolis, no interior paulista, e nunca mais parou de acelerar. 

Com apenas 10 anos foi campeão Brasileiro e Paranaense de Kart, em 2015. Em 2018, um ano após conquistar seu segundo título brasileiro, e o Campeonato Sul-Brasileiro, representou o país no CIK-FIA Academy Trophy.

Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil de Kart, em 2019, e celebrou o tricampeonato brasileiro da categoria no ano passado. 

Este ano ele estreia em nova equipe, a britânica Forza Racing, na qual corre com chassi Exprit e motor TM Racing. Ao mesmo tempo, o piloto assinou com novos patrocinadores para a temporada: Colormaq, Grupo GCB, Itapemirim Companhia Aérea e Skydome aceleram juntos com a nova promessa do automobilismo brasileiro.

Com um plano de carreira bem definido, Gracia Filho está confirmado na temporada da Fórmula 4 brasileira, em 2022. Nos dois anos seguintes, o objetivo é participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, até 2027, representar o Brasil na Fórmula 1.

A Octagon Brasil, agência que tem o empresário e ex-jogador Ronaldo como sócio majoritário, será responsável pela gestão de imagem e agenciamento da carreira do piloto, cuidando de patrocínio, novos negócios e representação em negociações do atleta.

Por: Rios Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade