Equipe de Laranjal Paulista subiu ao pódio em todas as etapas da Copa Truck
A equipe Iveco Usual Racing completou a quinta etapa da Copa Truck, em Tarumã, com dois top 10 de Felipe Giaffone na categoria PRO e pódio de Djalma Pivetta na Super Truck.
Giaffone superou um problema com o caminhão desde a metade da primeira prova para conquistar o 4º lugar na corrida 1 a nona posição na segunda prova.
Djalma Pivetta evoluiu em relação ao sábado e subiu ao pódio da corrida 2 com o quinto lugar na Super Truck.
Valmir Benavides foi 17º na primeira prova deste domingo e 12º lugar na corrida 2.
O próximo compromisso da equipe de Laranjal Paulista acontece dia 4 de setembro, em Curitiba
As corridas:
Na largada Felipe Giaffone manteve a segunda colocação conquistada no classificatório e desde o início passou a suportar os ataques de Wellington Cirino e Beto Monteiro. Já na quarta volta o multicampeão dos trucks se aproximou do líder André Marques mas ainda se defendia dos adversários.
Enquanto isso Valmir Benavides, a bordo do Iveco #2, se mantinha no top 10 quando foi penalizado com uma passagem pelos boxes por excesso de velocidade no radar e caiu para o 23º lugar. Djalma Pivetta ocupava o 22º posto na quinta volta da corrida e tentava ganhar posições.
Felipe Giaffone passou a ter problemas de motor em seu caminhão mas mesmo assim se mantinha na segunda colocação, suportando a pressão dos adversários. Na décima volta o piloto do Iveco #4 se defendeu duas vezes dos ataques de Cirino, os trucks chegaram a se tocar mas nenhum piloto foi prejudicado.
Neste momento Djalma avançava para o 19º lugar e Benavides ocupava o 21º posto na corrida.
Duas voltas mais tarde Giaffone caiu para o terceiro lugar, apesar da falha no truck o piloto fez ótimas manobras de defesa de posição. Na sequência Felipe passou a se defender dos ataques de Salustiano e mesmo uma grande diferença de desempenho nas retas o multicampeão dos caminhões usava toda sua experiência para manter o terceiro lugar.
No último minuto de prova Giaffone foi para o quarto lugar, posição em que recebeu a bandeira quadriculada. Valmir Benavides foi 17º e Djalma Pivetta vigésimo.
Na segunda bateria, largando em quinto lugar pela regra do grid invertido, Giaffone escapou das confusões e ocupava a sexta colocação no fechamento da primeira volta, Valmir Benavides ganhou três posições e vinha em 14º, Pivetta também ganhou posições e era o 18º colocado.
Na sexta volta Giaffone fez uma manobra espetacular para se defender dos ataques de Cirino desde a curva um até a curva do laço, mas no giro seguinte caiu para o sétimo lugar. Benavides vinha em 13º lugar e Djalma Pivetta em décimo sétimo.
Nas voltas finais Felipe Giaffone passou a perder ainda mais rendimento no truck mas conseguiu levar o Iveco #4 para o nono lugar da prova. Benavides recebeu a bandeira quadriculada em 12º lugar, Djalma Pivetta foi 16º lugar geral e salvou o dia da Iveco Usual Racing ao conquistar o pódio com o quinto lugar na Super Truck.
O que eles disseram:
“Viemos para Tarumã, uma pista seletiva e de alta. No começo eu não estava me achando no traçado e também estava com problemas de motor e freio. Mas viemos evoluindo o caminhão, fizemos algumas mudanças para hoje, fui o terceiro colocado no warm up e subi no pódio hoje. Então acho que foi um fim de semana muito bom e produtivo para mim.”
Djalma Pivetta
“Hoje foi um dia duro para mim, começamos o dia razoavelmente bem mas ainda perdendo bastante para alguns concorrentes,o que era imaginado. Mas na metade da primeira prova tivemos um problema, o truck começou a falhar, acho que perdemos um cilindro e tentei segurar o que dava. Foi uma pena porque para o campeonato foi ruim. Agora é pensar em Curitiba.”
Felipe Giaffone
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad