Dupla Guilherme Salas e Francisco Lara vence abertura da Porsche XP Private Cup Endurance Series em Interlagos

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Lucas Salles e Rafael Suzuki celebram triunfo entre os carros 3.8

A abertura da Porsche XP Private Cup Endurance Series em Interlagos neste sábado foi um dia de recordes. Com 36 carros inscritos, o evento teve seu maior grid para corridas de longa duração. E, pela primeira vez, foi repetido um vencedor na bandeira quadriculada. Correndo ao lado de Guilherme Salas, Francisco Lara repetiu o triunfo da etapa final de 2020 em São Paulo. A dupla do carro #3 ergueu também o troféu de primeiro lugar na classe Sport.

A vitória na GT3 Cup 3.8 ficou com a dupla formada por Rafael Suzuki e Lucas Salles, autores da pole na véspera.

O segundo lugar no geral ficou com o Porsche #73, comandado por Enzo Elias e Jeff Giassi. A dupla do mais jovem campeão com os carros de competição mais produzidos no planeta e o maior nome da história do automobilismo virtual do Brasil levantou também a vitória na classe Trophy e o segundo lugar na Sport.

Depois de superar dificuldades no quali, a dupla Werner Neugebauer e Fabio Carbone fechou em terceiro lugar. O pódio foi completado por outras duas tripulações da classe Sport: Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande; e Renan Pizii e Danilo Dirani.

Já pela categoria dos carros de motor 3.8, o pódio geral, além da dupla do carro #19, teve o #87 (Nelson Monteiro e Alan Hellmeister), o #888 (Lineu Pires e Beto Gresse vencendo inclusive na classe Sport), o #22 (Caio Castro e Tony Kanaan) e o #145 (Carlos Renaux e Vitor Baptista). Em sexto no geral, o #45, de Paulo Totaro e Marcio Mauro, foi o vencedor na divisão Trophy.

A abertura do Endurance Series marcou a estreia do tema “O Vencedor”, composta e produzida por Rick Bonadio. A música foi acionada quando o carro #3 vinha para a bandeirada e promete ser a nova trilha sonora dos momentos decisivos da Porsche XP Private Cup em 2021.

A categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta retorna às pistas nos dias 11 e 12 de setembro, para a quarta etapa de sprint em Curitiba.

A corrida

Guilherme Salas cravou a largada de forma precisa saltando de quarto para primeiro, ultrapassando o pole Renan Pizii por fora no contorno do S do Senna. O carro #16 teve que se contentar com o segundo lugar, seguido por Paludo, Feldmann e Neuguebauer.

Outros destaques da largada foram Enzo Elias, com o carro #73, saltando de décimo para sexto, e Pietro Fittipaldi, com o #29, avançando de 14º para oitavo.

O carro de segurança foi acionado no fim da primeira volta, para resgate do carro #555.

Na GT3 Cup, o maior salto no início foi de Sergio Jimenez com o #12, de 23º para 18º e assumindo a liderança tanto no geral quanto na Sport e Trophy. O carro pole, #19, partiu com Lucas Salles e vinha logo atrás do #12.

Já Leo Sanchez, que era o segundo do grid dos carros de motor 3.8, sequer largou. Entre as voltas de apresentação ele levou o Porsche #15 para a área de serviço e o carro passou por reparos.

A relargada na quarta volta viu Salas abrir vantagem, enquanto Paludo atacava Pizii; Werner buscava cada milímetro de pista para levar vantagem sobre Feldmann; e Pietro emparelhava com Boesel no setor mais travado da pista.

Paludo desenhou a manobra para assumir o segundo lugar desde o Bico de Pato até o final da reta principal. A vantagem de Salas sobre o carro #7 já era superior a 3s àquela altura.

Feldmann repetiu a manobra de Paludo sobre Pizii na volta seguinte. E Werner o fez na abertura da volta 10.

Nesse mesmo giro Galid Osman chegou a ultrapassar Jimenez pela liderança da GT3, mas o #12 conseguiu dar o troco. Raphael Abbate, com #440, vinha imediatamente atrás.

Na volta 15 Enzo Elias, líder da Trophy, passou Pizii no Bico de Pato e assumiu o quinto lugar no geral. Salas seguia abrindo vantagem na frente, com mais de 8s de margem sobre Paludo, liderando na Sport também.

Pela GT3 os três primeiros eram, nesta ordem Jimenez (liderando também na Sport e na Trophy), Galid e Salles.

A primeira janela de pits foi aberta entre as voltas 18 e 19. Entre os carros do top10, os primeiros a pararem foram o #8 e o #11. Já pela GT3 quem abriu os boxes foi o #440.

Salas levou o #3 para os pits no fim da volta 21.

Com 45 minutos de prova ficou claro que alguns competidores optariam por estender o stint inicial até as 28 voltas mandatórias para cada piloto, casos de Paludo, Feldmann, Enzo, Azevedo, Giaffone, Nelson Marcondes e Lucas Salles.

A entrada dos ponteiros no box coincidiu com o início da garoa em Interlagos. Os carros que estavam na pista de slick logo acusaram o piso molhando, com aumento no tempo de voltas e algumas escapadas.

Na volta 30 Dennis saiu dos pits com o #7, seguido por Thiago Camilo no #1. Mas a liderança era do #3, com Fran Lara, com mais de 12s de margem.

Com 34 voltas completadas, Lara trouxe o #3 para o segundo pit, bem como Neugebauer, Frangulis, Pedro Aguiar e Guilherme Bottura. Dennis herdou a liderança, com 12s de vantagem sobre Camilo. Este vinha bastante pressionado por Jeff Giassi com o carro #73.

Pela GT3, com metade da prova realizada, a liderança era da dupla do carro #17, de Matheus Iorio e Ricardo Fontanari –em um respeitável 15º lugar no geral da corrida. Suzuki vinha a seguir com o #19 e logo depois Vitor Baptista com o #145. Pela classe Trophy o mais bem colocado era Marcio Mauro, com 18º na prova.

Na volta 43, o carro #16 precisou de serviço no box de apoio. Na pista, Dennis tentava manter a vantagem sobre Camilo na casa dos 12s. Mas este conseguiu um refresco de 4s em cima de Giassi.

Cinco giros mais tarde, Dennis levou a máquina #7 para os pits. Camilo acompanhou o movimento. Na volta 50 Dirani saiu dos pits e Lara passou centímetros à sua frente na entrada da reta Oposta, para recuperar a liderança da corrida. Na passagem seguinte, Giassi ultrapassou Carbone pelo quarto lugar na freada do S do Senna.

No giro 52 Dennis colou em Lara no Bico de Pato, mas o carro #7 perdeu rendimento no Mergulho e estacionou metros depois. Lara então entrou para o terceiro e último pit obrigatório. E foi a vez de Camilo assumir a ponta e tentar colocar voltas rápidas em sequência para lutar pela vitória com o carro #1 no final. Giassi já aparecia 9s atrás dele.

Na classe GT3 Suzuki liderava com o carro #19 em 11º no geral. O #22 de Tony Kanaan e Caio Castro era o líder na GT3 Sport, enquanto Jimenez e Edson dos Reis lideravam na Trophy.

Até que na volta 54, no mesmo trecho da pista onde Dennis havia perdido rendimento, Camilo ficou lento com o #1 –e nem sequer conseguiu chegar aos pits. Giassi então assumiu a liderança.

Giassi trouxe para os pits na volta 58, seguido por Cesar Ramos e Gaetano di Mauro. Suzuki seguia na pista, liderando tanto na GT3 quanto no geral. De volta à pista, Gui Salas acelerava forte para empurrar o carro #3 de volta ao primeiro lugar com os concorrentes diretos na última parada de box.

Com o pelotão restabelecido na pista e 12 voltas para a bandeirada quadriculada, Salas reassumiu a liderança com Enzo Elias em segundo, 16s atrás. Carbone vinha em terceiro com o #8, depois Casagrande e Danilo. Pela GT3 a liderança era do #19, à frente do #12 e do #87.

Com os pits finais todos realizados, Salas liderava com mais de 20s sobre Enzo. Este sustentava margem de 5s sobre Carbone, com Casagrande e Danilo completando o top5.

Pela GT3 o top5 indicava Suzuki, Hellmeister, Gresse (liderando na Sport), Kanaan e Iorio. O líder na Trophy era o #45, de Marcio Mauro. Mas a cinco voltas do fim, o carro #17 teve um pneu furado e Iorio precisou passar novamente pelos pits, com o pódio no geral escapando de suas mãos.

Com a corrida resolvida, nas duas voltas finais o charme da prova ficou por conta de um belo duelo entre Pietro Fittipaldi e Rubens Barrichello. Eles vinham em voltas diferentes, mas emparelhavam suas máquinas em grande estilo, mostrando formidável espírito competitivo das provas de longa duração da Porsche XP Private Cup.

Com a vitória no geral, Salas levantou também o troféu de primeiro lugar na classe Sport. Em segundo, Elias venceu pela Trophy. Carbone, Casagrande e Danilo completaram o pódio. Na GT3 a vitória ficou com Suzuki, à frente de Hellmeister, Gresse (triunfando na Sport), Kanaan e Vitor Baptista. Marcio Mauro ganhou na classe Trophy, com o sexto lugar entre os carros de motor 3.8.

O que eles disseram:

“Foi um fim de semana em que não erramos nada, nada. Desde ontem no treino e hoje na prova, o trabalho foi impecável. Agora é comemorar”

Gui Salas

“Espetacular! Não poderia estar mais feliz. Gui foi excepcional, perfeito desde o quali. Fez uma largada incrível e está de parabéns. Grande prova para nosso time”

Fran Lara

“Muito feliz! Fizemos um ótimo trabalho. Maurício Ferreira traçou uma bela estratégia e Rafael guiou demais”

Lucas Salles

“Lucas colocou o gap logo de cara e foi um fim de semana quase perfeito, com pole e vitória. É muito bom começar o campeonato assim”

Rafael Suzuki

“Acho que nosso time mostrou o que tinha para mostrar na pista. Mostramos que estamos bem na categoria e no geral. Jeff foi muito bem e eu fiz o meu papel também. Somos concorrentes fortes no campeonato e isso ficou claro aqui hoje. Logo na largada conseguimos um grande posicionamento e daí para frente foi calculando o ritmo, diferença de tempo para os adversários etc. Foi muito difícil, pois num grid qualificado como este ficar entre os 5 primeiros o tempo todo é motivo de orgulho”

Enzo Elias

“Estou muito feliz, demais. Os treinos foram bem difíceis, me adaptando com o carro. Não foi fácil e trabalhamos muito. Na tomada me achei um pouco melhor e depois de muito estudo e muita dedicação, inclusive horas e horas de análise de telemetria o esforço foi recompensado com essa performance muito boa na corrida”

Jeff Giassi

“Considerando o quali, quando o Carbone teve problema na bomba de combustível e eu com pneu estourado quando achei uma volta limpa, foi bem positivo. Largamos em oitavo e tudo, mas com esse resultado estamos no campeonato. Terceiro lugar positivo demais.”

Werner Neugebauer

Fiquei um tempinho parado sem competir, então o Werner fez o convite e agradeço muito. Tivemos problemas no quali, como disse o Werner. Mas conseguimos reagir bem e sair com pontos importantes no campeonato.”

Fabio Carbone

“Não classificamos tão bem, mas a estratégia foi surreal! Fomos recuperando bem, com o Beto fazendo um trabalho excelente no final. Assim terminamos em terceiro no geral e primeiro na categoria.”

Lineu Pires

“Foi ótimo. Temos que agradecer o trabalho do Marcel Campos, que trabalhou conosco na estratégia. Colocamos a meta do Lineu fazer as 28 voltas no início em grande ritmo, constante. Ele não errou em momento nenhum e depois me entregou o carro para competir e recuperar terreno. Sou coach dele na sprint e correr junto foi uma grande experiência.”

Beto Gresse

“Foi maravilhoso. Tenho que agradecer. O Marcio, porque acreditou sempre. Os caras quando chegam na nossa idade, pra sonhar em vencer tem que correr com os ‘profissa’ e eu corri com um cara bom pra caramba, que não é profissa. Ele acreditou em mim, eu nele. E nós ganhamos!”

Paulo Totaro

“Chegamos meio desacreditados aqui. Até falei para o Totato ‘vamos com calma que vai dar pódio’ E acabou dando vitória. Foi muito legal, pois deu tudo certinho. Não cometemos nenhum erro e o Paulo pilotou demais.”

Marcio Mauro

“Já trabalho com o Alan desde 2019 e ainda não tinha acontecido a oportunidade de correr junt com ele no endurance. Além de um baita coach, é um grande amigo e a etapa só serve para evoluir cada vez mais minha performance. Lógico que queríamos o primeiro lugar, mas começar em segundo com um ritmo forte e regular só empolga mais ainda para Goiânia.”

Nelson Monteiro

“Trabalhamos juntos há um tempo e foi ótimo agora correr com o Nelson. A corrida foi ótima para nós, fizemos uma estratégia bastante conservadora em vários aspectos. A meta era pontuar e começar muito bem o campeonato. Agora vamos analisar tudo que foi feito, onde poderíamos ser mais arrojados e buscar o que faltou para as próximas duas.”

Alan Hellmeister

“Achei legal demais. É uma dinâmica de prova em que não estou acostumado, mas a maioria das corridas que eu fiz de kart eram de longa duração pois sabia da importância em pegar quilometragem. Não manjo de estratégia, mas o Tony era a pessoa certa, credenciado por 500 milhas de Indianápolis e tudo. Foi muito bacana, cada um fez o seu papel. Ficar em ação concentrado na pilotagem dentro do Porsche fazendo o meu, e ainda torcendo do lado de fora foi emocionante demais.”

Caio Castro

“Fim de semana muito legal. Tenho apenas a agradecer a todos do evento, Claro NexOn. Muito bacana correr em casa e levar esse resultado positivo.”

Tony Kanaan

“Foi incrível, muito emocionante correr em Interlagos pela primeira vez. Gostei muito é uma pista com muita história. Entrar no grid pela primeira vez e pilotando um carro muito bom foi demais. Na corrida fizemos o nosso melhor, a estratégia foi um pouco diferente e acho que os engenheiros fizeram um ótimo trabalho. Largamos de 14º e fomos para sexto. Já larguei muitas vezes em Interlagos no simulador então tinha alguma ideia e ataquei por fora, foi um risco pois acho que outro piloto não me viu e por pouco não fui para o muro, mas continuamos e deu tudo certo. O Rodrigo entrou e fez dois stints fantásticos. Então voltei e tínhamos chance de brigar pelo pódio. Estava tentando passar o Zonta no final e não consegui, faltou um pouco só de performance ali. Mas foi incrível correr de Porsche em Interlagos, tenho que agradecer ao Rodrigo e ao Nelsinho Piquet também. Desejo boa sorte para o Nelsinho Piquet no Sertões também.”

Pietro Fittipaldi

Porsche XP Private Endurance Series – Interlagos 1:

  1. #3 Francisco Lara e Guilherme Salas* 2:15:27.829
  2. #73 Enzo Elias e Jeff Giassi** +16.465
  3. #8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone +24.249
  4. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +31.080
  5. #16 Renan Pizii e Danilo Dirani* +35.577
  6. #90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +39.711
  7. #9 Franco Giaffone e Cesar Ramos** +51.560
  8. #20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +54.172
  9. #29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi* +56.942
  10. #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra** +58.779
  11. #88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +1:14.548
  12. #85 Eduardo Menossi e Diego Nunes** +1:27.725
  13. #0 Daniel Schneider e Cacá Bueno* -1 volta
  14. #121 João Barbosa e João Gonçalves** -1volta
  15. #19 Lucas Salles e Rafael Suzuki -1volta
  16. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister -2 voltas
  17. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* -2 voltas
  18. #22 Caio Castro e Tony Kanaan* -2 voltas
  19. #145 Carlos Renaux e Vitor Baptista -2 voltas
  20. #45 Paulo Totaro e Marcio Mauro** -2 voltas
  21. #817 SangHo Kim e Vitor Genz** -2 voltas
  22. #12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez** -3 voltas
  23. #17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -3 voltas
  24. #117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe* -3 voltas
  25. #32 Paulo Sousa e Galid Osman* -3 voltas
  26. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu* -3 voltas
  27. #77 Francisco Horta e William Freire** -4 voltas
  28. #10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas** -4 voltas
  29. #1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo -5 voltas
  30. #23 Marco Pisani e Vinicius Valle** -6 voltas
  31. #11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello -7 voltas
  32. #440 Carol Aranha e Raphael Abbate** -9 voltas

DNF

#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani 1:37.628

#555 Ayman Darwich e Nicolas Costa* 1:39.816

#880 Gustavo Farah e Pedro Nunes** 1:41.554

#99 Edu Guedes e Bruno Campos** 1:43.86

*Sport

**Trophy

Em itálico GT3 3.8

Os campeonatos
Carrera 4.0
1. Francisco Lara, 68 pontos
Guilherme Salas, 68
3. Enzo Elias, 61
Jeff Giassi, 61
5. Werner Neugebauer, 55
Fabio Carbone, 55
7. Rouman Ziemkiewicz, 50
Gabriel Casagrande, 50
9. Renan Pizii, 45
Danilo Dirani, 45
11. Eduardo Azevedo, 40
Ricardo Maurício, 40
13. Franco Giaffone, 36
Cesar Ramos, 36
15. Pedro Aguiar, 33
Ricardo Zonta, 33
17. Rodrigo Mello, 29
Pietro Fittipaldi, 29
19. Nelson Marcondes, 26
Renan Guerra, 26
21. Georgios Frangulis, 24
Gaetano Di Mauro, 24
23. Eduardo Menossi, 22
Diego Nunes, 22
25. Daniel Schneider, 20
Cacá Bueno, 20
27. João Barbosa, 18
João Gonçalves, 18
29. Francisco Horta, 16
William Freire, 16
31. Alceu Feldmann, 14
Thiago Camilo, 14
33. Pedro Boesel, 12
Rubens Barrichello, 12
35. Miguel Paludo, 0
Dennis Dirani, 0

Carrera Sport
1. Francisco Lara, 72 pontos
Guilherme Salas, 72
3. Enzo Elias, 60
Jeff Giassi, 60
5. Rouman Ziemkiewicz, 48
Gabriel Casagrande, 48
7. Renan Pizii, 42
Danilo Dirani, 42
9. Eduardo Azevedo, 36
Ricardo Maurício, 36
11. Franco Giaffone, 30
Cesar Ramos, 30
13. Rodrigo Mello, 24
Pietro Fittipaldi, 24
15. Nelson Marcondes, 18
Renan Guerra, 18
17. Georgios Frangulis, 12
Gaetano Di Mauro, 12
19. Eduardo Menossi, 6
Diego Nunes, 6
21. Daniel Schneider, 0
Cacá Bueno, 0
Francisco Horta, 0
William Freire, 0
João Barbosa, 0
João Gonçalves, 0

Carrera Trophy
1. Enzo Elias, 72 pontos
Jeff Giassi, 72
3. Franco Giaffone, 60
Cesar Ramos, 60
5. Nelson Marcondes, 48
Renan Guerra, 48
7. Georgios Frangulis, 42
Gaetano Di Mauro, 42
9. Eduardo Menossi, 36
Diego Nunes, 36
11. João Barbosa, 30
João Gonçalves, 30
13. Francisco Horta, 24
William Freire, 24

GT3 3.8
1. Lucas Salles, 68 pontos
Rafael Suzuki, 68
3. Nelson Monteiro, 61
Alan Hellmeister, 61
5. Lineu Pires, 55
Beto Gresse, 55
7. Caio Castro, 50
Tony Kanaan, 50
9. Carlos Renaux, 45
Vitor Baptista, 45
11. Paulo Totaro, 40
Márcio Mauro, 40
13. SangHo Kim, 36
Vitor Genz, 36
15. Edson dos Reis, 33
Sérgio Jimenez, 33
17. Ricardo Fontanari, 29
Matheus Iorio, 29
19. Guilherme Bottura, 26
Gabriel Robe, 26
21. Paulo Sousa, 24
Galid Osman, 24
23. Leonardo Sanchez, 22
Átila Abreu, 22
25. Sergio Laurentys, 20
Henrique Tielas, 20
27. Marco Pisani, 18
Vinicius Valle, 18
29. Carol Aranha, 16
Raphael Abbate, 16
31. Edu Guedes, 0
Bruno Campos, 0
Ayman Darwich, 0
Nicolas Costa, 0
Gustavo Farah, 0
Pedro Nunes, 0

GT3 Sport
1. Lineu Pires, 72 pontos
Beto Gresse, 72
3. Caio Castro, 60
Tony Kanaan, 60
5. Paulo Totaro, 48
Márcio Mauro, 48
7. SangHo Kim, 42
Vitor Genz, 42
9. Edson dos Reis, 36
Sérgio Jimenez, 36
11. Ricardo Fontanari, 30
Matheus Iorio, 30
13. Guilherme Bottura, 24
Gabriel Robe, 24
15. Paulo Sousa, 18
Galid Osman, 18
17. Leonardo Sanchez, 12
Átila Abreu, 12
19. Sergio Laurentys, 6
Henrique Tielas, 6
21. Marco Pisani, 0
Vinicius Valle, 0
Edu Guedes, 0
Bruno Campos, 0
Carol Aranha, 0
Raphael Abbate, 0
Ayman Darwich, 0
Nicolas Costa, 0
Gustavo Farah, 0
Pedro Nunes, 0

GT3 Trophy
1. Paulo Totaro, 72 pontos
Márcio Mauro, 72
3. SangHo Kim, 60
Vitor Genz, 60
5. Edson dos Reis, 48
Sérgio Jimenez, 48
7. Sergio Laurentys, 42
Henrique Tielas, 42
9. Marco Pisani, 36
Vinicius Valle, 36
11. Carol Aranha, 30
Raphael Abbate, 30
13. Edu Guedes, 0
Bruno Campos, 0
Gustavo Farah, 0
Pedro Nunes, 0

Por: Luis Ferrari

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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