Piloto pernambucano da ORT vence três eliminatórias na etapa final em Zuera, mas acidente em uma delas complica a disputa pelo título
O pernambucano Rafael Câmara terminou o Campeonato Europeu de Kart com o vice-campeonato na manhã deste domingo em Zuera. O piloto da Oak Racing Team (ORT) foi um dos destaques da quarta e última etapa do campeonato, vencida na Espanha pelo italiano Andrea Kimi Antonelli.
O brasileiro venceu três das quatro eliminatórias e teve uma belíssima jornada de recuperação na final, avançando de 12º para quarto. Mas como foi coletado em uma das preliminares e forçado a abandonar aquela bateria, não teve condições de desafiar seu companheiro na equipe Kart Republic pelo título do campeonato.
A jornada do vice-campeão mundial de 2019 começou positiva na sexta-feira, com o terceiro melhor tempo no quali. Após as três primeiras etapas do campeonato, ele vinha em terceiro nos pontos e sabia que a meta era superar Antonelli, que é piloto de desenvolvimento da Mercedes, e o britânico Arvid Lindblad, também competidor da Kart Republic e integrante do programa júnior da Red Bull.
Largando da primeira fila em todas as eliminatórias, o pernambucano venceu as duas primeiras no sábado. Na terceira bateria, quando teve o primeiro confronto direto com Antonelli, acabou coletado em um acidente na primeira curva e foi forçado a abandonar, encerrando o sábado com um gosto amargo.
No domingo, Rafa abriu a programação em grande estilo, novamente vencendo a preliminar. Com os pontos acumulados na fase classificatória, ele ficou com o sexto lugar no grid para a final. Antonelli largou na pole e Lindblad em terceiro.
A corrida decisiva começou atribulada. Foram necessárias duas tentativas frustradas de largada até a prova ter o início validado e logo na primeira volta diversas confusões forçaram competidores a abandonar e a direção de prova a acionar a bandeira amarela em todo circuito.
Para evitar contato, o piloto ORT acabou em 12º no fim da primeira volta.
Quando a corrida relargou na terceira volta, ele veio escalando o pelotão, volta após volta. Era sexto na volta 6 e, na 9 das 18 programadas, entrou no top5. Depois avançou mais uma posição e seguiu forçando até a bandeirada.
Rafa Câmara recebeu a bandeirada em quarto, empatado em pontos com Lindblad. Como venceu a etapa 1 do Europeu em Genk, o critério de desempate favoreceu o pernambucano para terminar com o vice-campeonato.
Ele agora volta a atenção para os preparativos visando o Campeonato Mundial de Kart. O mais nobre evento da modalidade no planeta pela primeira vez na história acontece em território brasileiro. O palco será a pista paulista de Birigui, no primeiro fim de semana de dezembro. Rafa conhece bem o traçado, onde em dezembro do ano passado conquistou seu bicampeonato brasileiro, justamente em sua estreia como integrante da Oak Racing Team.
O que ele disse:
“Fizemos o máximo aqui para buscar o título. Classificamos bem, ganhamos as baterias e tivemos uma boa recuperação na final depois de cair para fora do top10 no início. O abandono na terceira eliminatória atrapalhou um pouco os planos, mas o que vale foi a performance que tivemos na etapa final desde os treinos. Competi contra mais de 60 adversários em alto nível no Campeonato Europeu e fico satisfeito por colocar as cores da ORT entre os principais concorrentes. Vamos trabalhar mais ainda para fazer um bom Campeonato Mundial no Brasil”
Rafael Câmara
Campeonato Europeu de Kart – Etapa 4 (top5):
- Andrea Kimi Antonelli (ITA)
- Arvid Lindblad (GBR)
- Tuuka Taponen (FIN)
- Rafael Câmara (BRA)
- Matheus Morgatto (BRA)
Campeonato Europeu de Kart – Classificação (top5):
- Andrea Kimi Antonelli (ITA) 103 pontos
- Rafael Câmara (BRA) 80
- Arvid Lindblad (GRB) 80
- Nikola Tsolov (BUL) 63
- Arthem Severiukhin (RUS) 38
Por Luis Ferrari