Piloto do carro #22 triunfa em sua sexta prova com os carros de competição mais produzidos no planeta e é o centésimo vencedor na história do evento
Em altíssimo estilo, a Porsche XP Private Cup encerrou sua terceira etapa de Sprint em 2021 com duas provas recheadas de fortes disputas e cheias de alternativa. Werner Neugebauer assumiu a liderança na reta Oposta e venceu pela primeira vez no ano pela Carrera Cup. Na GT3 Cup o dia foi de Caio Castro. Coroando uma trajetória iniciada em 2020 com muita dedicação nos treinos, o piloto do Porsche #22 escreveu seu nome na história como o centésimo vencedor diferente nos 16 anos do evento.
Diferentemente da véspera, as duas corridas foram realizadas em pista seca e com os carros equipados com pneus slick Michelin. Assim as largadas aconteceram sem safety-car, com os dois grids mostrando bastante apetite desde o início. As duas baterias precisaram de intervenções do carro de segurança em algum momento, e, em outro exemplo da alta segurança dos carros de competição mais produzidos no planeta, todos os competidores saíram andando das máquinas acidentadas –inclusive três pilotos que bateram perto da casa de 200 km/h na prova da Carrera Cup.
Após metade da temporada de Sprint, o hexacampeão Miguel Paludo assumiu a liderança no campeonato dos carros de motor 4.0 litros. Ele tem 103 pontos, e leva 5 de vantagem sobre Müller, vencedor de três das seis corridas do ano. Neugebauer se recuperou de um quali problemático no sábado e, com 94 tentos, segue muito vivo na disputa pelo campeonato. Alceu Feldmann, com 80, e Enzo Elias, com 77, completam o top5.
No campeonato da GT3 Cup, ao escrever o nome como o 99º vencedor diferente da categoria no sábado, Raijan Mascarello ampliou sua vantagem na dianteira. Ele tem 94 pontos e seu perseguidor mais próximo é Nelson Monteiro, com 83. Cristian Mohr tem 82, Lucas Salles 73 e Ayman Darwich completa o top5 com 64. Com a vitória, Caio Castro entrou no top10 no domingo. Ele soma 44, empatado com Leo Sanchez e Daniel Correa na oitava posição.
Quarto colocado no geral e vencedor na classe Carrera Sport no domingo, Franciso Lara lidera o subcampeonato com 46 pontos e tem quatro de margem sobre Rodrigo Mello.
Na GT3 Sport a liderança é de Darwich com 40 pontos, mas graças a duas provas muito consistentes em São Paulo, o novo vice-líder é Ricardo Fontanari, que tem 36. Vina Neves é terceiro com 33 e Caio Castro se credenciou a lutar pelo título ao atingir 29 pontos, um a mais que Leonardo Sanchez.
Já pelas classes Trophy, o domingo manteve os líderes no topo da tabela de pontos. Eduardo Menossi é o primeiro da Carrera Trophy com 41 pontos e tem vantagem de seis sobre Urubatan Junior. Na GT3 Nasser Aboultaif segue no topo, com 35 pontos, três de margem sobre Edson dos Reis e Edu Guedes.
A próxima reunião da Porsche XP Private Cup acontece novamente em Interlagos, nos dias 14 e 15 de agosto. Será a abertura do Endurance Series com a primeira prova de 300 km de 2021.
As corridas
Carrera Cup
Neugebauer atacou o pole Eloi Khouri por fora e logo atrás Enzo Elias acompanhou. Fran Lara e Paludo contornaram o S do Senna colados, mas conseguiram administrar bem o espaço. No fim da reta Oposta, Werner passou Eloi e Enzo veio junto para avançar a segundo no Laranjinha. Khouri passou a primeira volta em terceiro, bastante pressionado por Paludo –autor do melhor salto na largada, avançando de sétimo para quarto.
Na segunda volta, Marçal Müller mergulhou por dentro de Pedro Boesel no fim da reta Oposta, mas levou o X em disputa pela sexta posição. Em quinto, Fran Lara liderava na classe Sport e, em 12º, Urubatan Junior na Trophy.
Na quarta volta, Rouman Ziemkiewicz e Rena Pizii percorreram a reta Oposta lado a lado e, na freada, o #80 conseguiu a ultrapassagem por fora para assumir o décimo lugar.
Na sexta volta, contato entre Urubatan Junior e Eduardo Menossi no fim da reta abreviou a corrida de ambos. Como consequência Franco Giaffone assumiu a liderança na classe Trophy.
Miguel Paludo foi ágil para passar Eloi Khouri no fim da reta Oposta antes do acionamento do safety-car para resgate dos carros acidentados.
A relargada veio na abertura da volta 8, faltando dez minutos para o início da volta final. Werner saltou bem, assim como Enzo. Eloi se aproximou de Paludo e tentou o ataque por fora. Como consequência perdeu a melhor tangência na entrada da reta Oposta e virou presa para Fran Lara e Pedro Boesel após espalhar na descida do Lago. Marçal Müller tentou acompanhar, mas o carro #21 fechou a porta.
Na volta 10 Alceu Feldmann e Müller contornaram o S do Senna emparelhados. O #1 tinha mais ação, mas o #544 tentou se recuperar na segunda perna e os carros se tocaram espalhando na área de escape. Ziemkiewicz logo atrás acabou rodando e com isso a vice-liderança na classe Sport ficou para Renan Pizii.
Com Neugebauer em uma corrida à parte na frente do pelotão, o pega mais vistoso nas voltas 10 e 11 era entre Paludo e Enzo. O atual campeão abanava sua máquina de todos os lados, mas o jovem vice-campeão neutralizava o assédio posicionando o carro #73 no meio da pista.
A cinco minutos da bandeirada novamente foi acionado o safety-car após rodada de Nelson Marcondes que acabou coletando os carros de Frangulis e Giaffone na entrada da reta Oposta.
O acidente deixou muitos detritos na pista e não foi possível realizar a relargada, com a corrida acabando sob bandeira amarela. Neugebauer venceu, com Enzo em segundo e Paludo em terceiro. Lara, em quarto, venceu na Sport. Pedro Boesel completou o pódio. Em 13º, Francisco Horta ficou com a vitória na Trophy.
GT3 Cup
O pole André Gaidzinksi começou forte segurando a dianteira, seguido por Caio Castro. O nome da largada foi o Mascarello, saltando de oitavo para terceiro. No fim da reta Oposta Caio Castro conseguiu passar Gaidzinski para liderar pela primeira vez em sua carreira na Porsche Cup.
Na segunda volta foi acionado o safety-car para resgate do carro de Vina Neves. O top5 mostrava Castro (liderando também na Sport), Gaidzinski, Mascarello, Mohr e Fontanari. Em 12º, Bruno Campos liderava na Trophy.
Na relargada Raijan atacou Gaidzinski no S do Senna e os carros se tocaram na segunda perna, com o carro #80 catapultado após contato na lombada atrás da zebra. O líder do campeonato saiu rodando. Logo atrás, Leo Sanchez e Ayman Darwich emparelharam e também houve contato entre eles. O carro de segurança novamente foi acionado.
Duas voltas depois Caio Castro relargou novamente com autoridade. Mohr era segundo colocado, seguido por Ricardo Fontanari, Daniel Correa e Lucas Salles. Em nono, Bruno Campos sustentava a dianteira na classe Trophy.
Caio Castro veio com a melhor volta da prova na sexta volta. Mohr tentou acompanhar de perto, mas acabou espalhando na entrada do S do Senna. No fim daquele giro, a diferença entre eles era de 1.2s. Na mesma volta Daniel Correa passou Fontanari na Junção. Lucas Salles tentou acompanhar, mas o #17 fechou a porta no fim da reta Oposta.
A 7 minutos da abertura da volta final, duelo entre SangHo Kim e Edu Guedes pelo décimo lugar teve vantagem para o carro #71.
Na freada do S do Senna na volta 11, Caio Castro travou pneu e teve parte da vantagem para Mohr reduzida. Na volta 13 os líderes quase atingiram o carro #99 atravessado na subida do Café. Caio mostrou reflexo para passar por fora e Mohr por dentro.
Caio abriu a volta final 0.273 à frente de Mohr e soube posicionar o carro #22 no meio da pista na freada do S do Senna para neutralizar qualquer tentativa. Mohr atacou no Pinheirinho, Castro espalhou na Junção. Mohr atacou de novo no Café. Mas o dia era de Caio Castro, para vencer pela primeira vez na classe Sport e no geral, por 0.198. O pódio foi completado por Correa, Salles e Monteiro. Em décimo, Bruno Campos levantou a vitória na Trophy.
O que eles disseram:
“Foi uma pena que acabou com safety. Eu estava bem e o carro não estava tão fácil de guiar no miolo. Mas depois do quali de ontem e da corrida de recuperação de sábado, foi muito importante para o campeonato esse resultado de hoje. Estava batendo na trave há algum tempo e hoje a vitória veio”
Werner Neugebauer
“Que incrível! O que eu segurei em todas as voltas, eu soltei na última. Vim chorando na última volta inteira. Não adianta ter pressa, a vitória eu dedico ao meu empresário Sandro que é o aniversário dele hoje! É incrível ir para o alto desse pódio, onde já vi meus grandes ídolos pisarem”
Caio Castro
“A gente tinha um ritmo forte no começo, chegando no Werner. Mas na relargada ele teve vantagem e eu fui no instinto. Depois comecei a ter problemas com a traseira do carro, ficando bem solto. Felizmente consegui me defender e terminar em segundo, voltando a pontuar bem no campeonato.”
Enzo Elias
“A largada foi muito positiva, estou trabalhando nisso há muito tempo. Na largada o Fran não me viu por fora, peguei a zebra alta e isso me assustou pela trepidação depois da zebra. Estava com um ótimo ritmo, quase recolhi para box depois da primeira relargada, passei na sujeira e achei que tivesse furado o pneu dianteiro direito. Se tivéssemos tido mais tempo de prova sem a bandeira amarela, eu tinha ritmo para chegar no Enzo Elias. Assumimos a liderança e o foco muda para manter a liderança na segunda metade do campeonato.”
Miguel Paludo
“Super feliz com o fim de semana, foi acima do esperado. Fiz bons pontos para a geral e para a Sport, além de conquistar troféus que são sempre importantes. Agradeço muito a todos que estiveram comigo nessa jornada aqui em Interlagos.”
Fran Lara
“O fim de semana está muito bom, queria era ter vencido hoje de novo, perdi a asa dianteira na largada e isso deixou o carro muito difícil de pilotar. Ainda assim consegui salvar um P2 na Sport.”
Renan Pizii
“Ontem foi um dia ruim, sem sorte. Mas o ritmo era bom. Hoje o ritmo novamente era bom e eu iria mais para cima ainda se não tivesse o acidente no fim. Nada melhor que uma vitória depois de um dia difícil como sábado”
Francisco Horta
“Estou bem, a corrida estava muito boa e estava me divertindo. Como já dizia o ditado, corridas são corridas. Pessoal que estava na minha frente errou e não teve o que fazer, consegui desviar dos carros, mas ali a gente vira passageiro. Na entrada da oposta a gente está há uns 180 km/h para mais, é assustador, mas estou bem, o Porsche é muito seguro. Agora é bola pra frente e vamos pensar na próxima etapa.”
Georgios Frangulis
“Hoje meus filhos vieram me prestigiar e deram sorte. Dedico a vitória a eles. Comecei o fim de semana mal nos treinos, ontem melhorei e acabei perdendo a vitória para o Edu Guedes no fim em uma disputa muito bonita e limpa. Hoje felizmente tudo funcionou bem e saímos com o troféu de primeiro lugar”
Bruno Campos
“Minha corrida foi boa, o Raijan largou muito bem por fora e fiquei sem ação na largada. Vim em quarto negociando as posições. Mas, contra o Caio na subida, o lastro fazia muita diferença. Conseguia me aproximar dele nos outros setores, mas na Junção e nas retomadas ele conseguia se distanciar.”
Cristian Mohr
“Hoje foi a segunda melhor corrida da minha vida, só perde para ontem. O carro estava difícil de guiar, ficou muito dianteiro no ajuste. Mas, mesmo assim foi um dia divertido e uma ótima corrida.”
Ricardo Fontanari
“Foi muito bom! Tentei passar o pessoal e ganhar a classe, mas foi muito bom assim. Terminei muito cansado.”
Sangho Kim
Resultados***
Carrera Cup
- #8 Werner Neugebauer +27:01.805
- #73 Enzo Elias +0.342
- #7 Miguel Paludo +0.529
- #3 Francisco Lara* +1.094
- #11 Pedro Boesel +1.510
- #21 Eloi Khouri +2.149
- #20 Pedro Aguiar +2.553
- #1 Alceu Feldmann +2.759
- #16 Renan Pizii* +3.374
- #544 Marçal Müller +3.610
- #29 Rodrigo Mello* +3.988
- #19 Cristiano Piquet* +4.355
- #77 Francisco Horta** +5.161
- #5 Sylvio de Barros** +6.080
- #84 Fernando Croce +6.987
- #12 João Barbosa** +7.197
- #80 Rouman Ziekmkiewicz* +7.912
- #199 Nelson Marcondes** -3 voltas
- #9 Franco Giaffone** -3 voltas
- #88 Georgios Frangulis** -3 voltas
- #10 Paulo Borges** -4 voltas
DNF
#100 Urubatan Junior** -9 voltas
#85 Eduardo Menossi** -9 voltas
*Sport
**Trophy
GT3 Cup
- #22 Caio Castro* 26:47.830
- #3 Cristian Mohr +0.198
- #69 Daniel Correa +5.683
- #7 Lucas Salles +6.248
- #87 Nelson Monteiro +7.340
- #17 Ricardo Fontanari* +7.456
- #29 Guilherme Bottura* +15.620
- #14 Andre Gaidzinksi* +20.256
- #8 Lineu Pires* +20.347
- #33 Bruno Campos** +21.213
- #71 SangHo Kim** +21.238
- #9 Edu Guedes** +23.368
- #888 Khayam Ghazzaoui** +1:02.256
- #12 Edson dos Reis** +1:10.792
- #15 Leonardo Sanchez* +1:22.753
- #44 Carol Aranha** +1:23.574
- #80 Raijan Mascarello 28:14.494
- #99 Nasser Aboultaif** +1:02.256
DNF
#555 Ayman Darwich* +22.711
#45 Paulo Totaro* +29.371
#20 Vina Neves* +20.938
#32 Paulo Sousa* +31.658
#88 Gustavo Farah** +1:26.814
*Sport
**Trophy
***Sujeito a verificações dos comissários
Campeonatos
Carrera Cup
- Miguel Paludo 103 pontos
- Marçal Müller 98
- Werner Neugebauer 94
- Alceu Feldmann 80
- Enzo Elias 77
- Eloi Khouri 55
- Pedro Boesel 52
- Fran Lara 52
- Renan Pizii 37
- Rodrigo Mello 36
- Cristiano Piquet 33
- Matheus Iorio 32
- Rouman Ziemkiewicz 26
- Pedro Aguiar 24
- Eduardo Menossi 13
- Urubatan Jr 13
- Eduardo Azevedo 10
- Sylvio de Barros 10
- Franco Giaffone 9
- Francisco Horta 8
- Georgios Frangulis 3
- Nelson Marcondes 3
- Fernando Croce 3
- João Barbosa 2
Carrera Sport
- Francisco Lara 46 pontos
- Rodrigo Mello 42
- Cristiano Piquet 37
- Renan Pizii 32
- Rouman Ziemkiewicz 31
- Eduardo Menossi 16
- Urubatan Junior 15
- Sylvio de Barros 13
- Eduardo Azevedo 12
- Franco Giaffone 11
- Francisco Horta 10
- Nelson Marcondes 8
- Georgios Frangulis 5
- João Barbosa 4
Carrera Trophy
- Eduardo Menossi 41 pontos
- Urubatan Junior 35
- Nelson Marcondes 33
- Francisco Horta 29
- Sylvio de Barros 28
- João Barbosa 25
- Georgios Frangulis 23
- Franco Giaffone 22
- Leonardo Sanchez 7
- Paulo Borges 7
GT3 Cup
- Raijan Mascarello 94 pontos
- Nelson Monteiro 83
- Cristian Mohr 82
- Lucas Salles 73
- Ayman Darwich 64
- Ricardo Fontanari 48
- Vina Neves 47
- Caio Castro 44
- Daniel Correa 44
- Leonardo Sanchez 44
- André Gaidzinski 41
- Eduardo Menossi 28
- Lineu Pires 28
- Lucas Peres 22
- Paulo Sousa 20
- Edu Guedes 17
- Ramon Alcaraz 14
- Edson dos Reis 14
- Bruno Campos 13
- Paulo Totaro 12
- Guilherme Bottura 12
- Marcio Mauro 7
- Nasser Aboultaif 7
- Gustavo Farah 6
- SangHo Kim 5
- Khayam Ghazzaoui 3
- Carol Aranha 1
GT3 Sport
- Ayman Darwich 40 pontos
- Ricardo Fontanari 36
- Vina Neves 33
- Caio Castro 29
- Leonardo Sanchez 28
- André Gaidzinski 28
- Lineu Pires 17
- Eduardo Menossi 15
- Edson dos Reis 10
- Paulo Sousa 10
- Ramon Alcaraz 7
- Edu Guedes 6
- Guilherme Bottura 6
- Bruno Campos 6
- Nasser Aboultaif 4
- Paulo Totaro 4
- Gustavo Farah 2
- SangHo Kim 2
GT3 Trophy
- Nasser Aboultaif 35 pontos
- Edson dos Reis 32
- Edu Guedes 32
- Gustavo Farah 30
- Bruno Campos 30
- Carol Aranha 22
- SangHo Kim 21
- Paulo Totaro 12
- Khayam Ghazzaoui 10
Por: Luis Ferrari