Líderes dos campeonatos da Carrera Cup e da GT3 Cup dominam o sábado, ambos com direito a pole, melhor volta e vitórias de ponta a ponta
Os líderes lideram na Porsche XP Private Cup.
E em grande estilo.
Tanto Marçal Müller, na Carrera Cup, quanto Raijan Mascarello, na GT3 Cup, mostraram que não chegaram a Interlagos no topo da tabela de pontos das suas categorias por acaso. Alheios à mudança da condição de pista de seco nos treinos livres de sexta para molhado no quali e provas de domingo, os dois cravaram a pole-position, largaram na frente, lideraram todas as voltas e terminaram em primeiro lugar com direito a melhor volta da corrida.
Como consequência obviamente ampliaram a margem no topo da tabela de pontos a uma prova da metade da temporada 2021 no campeonato de Sprint.
Na classe Carrera Sport a vitória ficou com Renan Pizii, autor de uma performance muito consistente que rendeu também pódio no geral, atrás de Miguel Paludo e Alceu Feldmann. O pódio da Carrera Cup foi completado por outro competidor da divisão Sport, Fran Lara.
Outros dois pilotos Sport que brilharam no geral foram Leonardo Sanchez e Ricardo Fontanari, na corrida da GT3 Cup. O primeiro passou a prova toda pressionando o vice-líder Daniel Correa pelo segundo lugar, enquanto Fontanari protagonizou grande ultrapassagem, por fora, sobre Cristian Mohr e terminou a prova em quinto. Figura constante nos pódios da GT3, Nelson Monteiro foi mais uma vez ao pódio, em quarto.
Já pelas classes Trophy, a abertura da terceira etapa do campeonato registrou vencedores inéditos tanto com os carros de motor 4.0 quanto para os 3.8. Franco Giaffone levantou o primeiro lugar na Carrera Trophy, com Edu Guedes prevalecendo na GT3 Trophy.
As atividades do domingo têm início a partir das 13h20, com a segunda prova da Carrera Cup. A Band exibe ao vivo, bem como o site oficial da Porsche Cup e seus canais em mídia social –com destaque para a pioneira exibição no TikTok. Os sites parceiros oficiais da categoria mostram na internet e o Sportv exibe em VT às 20h30.
As corridas
Carrera Cup
Com os carros equipados com pneus Michelin para pista molhada, mas sem chuva no início da prova, a direção de prova determinou largada sob safety-car.
A bandeira verde veio na abertura da segunda volta e Marçal Müller sustentou a liderança, seguido por Paludo, Feldmann, Eloi e Pizii.
Na quarta volta novamente foi acionado o carro de segurança, para resgate da máquina #77 da área de escape da curva do Sol. As mudanças entre os ponteiros foram as ultrapassagens de Pizii, Enzo e Fran Lara sobre Khouri.
Mais atrás, o destaque era a escalada de Werner Neugebauer. O competidor do carro #8 foi excluído da tomada de tempo e largou de 23º e último no grid. Com apenas uma volta de bandeira verde realizada, ele já aparecia em 16º.
Na abertura da quinta volta o safety-car recolheu para box, com inúmeros carros buscando trechos úmidos para resfriar os pneus Michelin para piso molhado.
Cristiano Piquet passou Georgios Frangulis pelo nono lugar e logo partiu para o ataque sobre Rouman Ziemkiewicz.
Marçal rendia mais que Paludo nas retas, mas o hexacampeão pressionava muito no trechos mais travado de Interlagos. Chegou a emparelhar duas vezes, mas sem concretizar a manobra na volta 7. Feldmann e Pizii, favorecidos pelo duelo entre os gaúchos, chegaram também para a briga na frente do pelotão.
Imediatamente atrás, Fran Lara passou Enzo Elias e assumiu o quinto lugar.
Na abertura da volta 9, Cristiano Piquet e Ziemkiewicz se tocaram duas vezes no S do Senna em batalha pelo oitavo posto. Com isso Pedro Aguiar e Werner Neugebauer atacaram o carro #19.
Piquet ficou espremido entre Aguiar e Werner e acabou rodando, ficando atravessado na pista em posição arriscada. Franco Giaffone, com muito reflexo, conseguiu evitar a batida em T.
O carro #9 era o líder na classe Trophy. Desde o início, Pizii liderava na Sport enquanto Müller seguia reinando no geral –e catapultado pela melhor volta da prova na 11ª passagem.
Na penúltima volta a diferença entre os dois primeiros era de 1.6s. As principais disputas eram pelo terceiro lugar, com Pizii pressionando Feldmann, e pelo sexto lugar, com Eloi atacando Enzo Elias. Em oitavo após formidável recuperação, Werner acompanhava de perto.
Marçal Müller venceu novamente com direito a Grand Chelem. Paludo e Feldmann fecharam o top3. O pódio foi completado pelos destaques da Sport, Pizii e Lara. Neugebauer ainda encontrou tempo para avançar ao sétimo lugar na volta final, coroando uma senhora prova de recuperação. Em 11º, Giaffone prevaleceu na Trophy.
Depois da cerimônia de pódio, Müller sorteou o número 8, determinando a respectiva inversão de grid e a pole de domingo para Eloi Khouri.
GT3 Cup
Assim como na prova da Carrera Cup, os carros largaram sob regime de safety-car em fila indiana.
Raijan Mascarello não teve dificuldade de segurar a liderança quando veio a bandeira verde. Daniel Correa seguiu, mas sofreu assédio de Leo Sanchez. Quem brilhou na relargada foi Ricardo Fontanari, superando Lucas Salles antes do S do Senna, manobra que foi acompanhada por Cristian Mohr.
Lineu Pires e Ayman Darwich tiveram contato no fim da reta e contornaram o S do Senna pela área de escape. Edson dos Reis passou os dois por fora na reta Oposta na sequência.
Líder do campeonato e da corrida, Raijan logo foi abrindo vantagem, catapultado por voltas mais rápidas em sequência. Em segundo, Correa era muito atacado por Leo Sanchez e, com isso, Nelson Monteiro e Fontanari chegaram para a disputa.
Na sexta volta, Sanchez atacou Correa por dentro e por fora na reta Oposta. Mas o carro #69 soube se defender com eficácia na descida do Lago.
Cristian Mohr atacou Nelson Monteiro na volta 7, mas o #87 neutralizou o assédio. Ocorre que Ricardo Fontanari leu bem a manobra e soube se posicionar com habilidade para passar Mohr por fora no Laranjinha logo a seguir.
Sanchez desgarrou um pouco no fim da reta Oposta na volta 10, e Monteiro colou na traseira do carro #15. Mas tampouco conseguiu concretizar a ultrapassagem.
Pela classe Trophy a batalha era duríssima também, envolvendo o líder Bruno Campos, Gustavo Farah e Edu Guedes.
No início da volta 12, ao tentar atacar Mohr pelo sexto lugar e também pressionado por André Gaidzinski, Lucas Salles travou roda e passou reto no fim da reta. Tanto o Porsche #14 quanto o #22, de Caio Castro, aproveitaram a oportunidade para ganhar posições. Vina Neves e Ayman também superaram Salles no processo.
Na penúltima volta os pilotos da classe Trophy protagonizaram eletrizante pega. Bruno Campos tentou de todo jeito conter o ataque de Edu Guedes, mas a ultrapassagem foi inevitável no Laranjinha. Colado na dupla, Farah quase aproveitou a brecha para avançar junto.
Correa travou pneus na última freada do S do Senna e mesmo assim controlou o ataque de Sanchez.
Alheio às disputas, Raijan venceu com direito a Grand Chelem e 9.3s sobre Correa. Este ficou a 0.150 de Sanchez, o vencedor na classe Sport. Nelson Monteiro e Fontanari completaram o pódio geral. Pela classe Trophy, em 15º, Edu Guedes levantou a vitória.
Depois do pódio, Mascarello sorteou o número 8, determinando a respectiva inversão de grid. Assim Gaidzinski larga em primeiro no domingo e tem Caio Castro ao seu lado.
O que eles disseram:
“No início da prova o primeiro setor do Miguel era melhor que o meu. Eu abria no segundo e no terceiro. Daí mudei um pouco minha linha para me defender e funcionou. No final ficou mais difícil porque a pista foi secando, mas felizmente deu para levar em primeiro até o final”
Marçal Müller
“O carro estava muito bom. Falei no radio que parecia estar pilotando um autorama de brinquedo, de tão gostoso que estava. A equipe fez um setup sensacional, é um trabalho coletivo e amanhã tem mais”
Raijan Mascarello
“Foi ótimo. Um quarto com gostinho de terceiro, mas tenho que pensar no campeonato. Foi maravilhoso, uma jornada de muito trabalho. Estou cada vez mais perto dos primeiros e este é meu objetivo sempre”
Renan Pizii
“Muito feliz finalmente em chegar numa ótima posição. Primeiro na Sport e terceiro na geral. Fiz uma corrida conservadora, mesmo com meu coach Átila Abreu quase enfartando pelo rádio. Estou muito contente”
Leonardo Sanchez
“Estou muito feliz, depois de alguns anos longe da categoria. Vencer nessa condição foi muito interessante”
Franco Giaffone
“Estou muito feliz. Fechamos a prova muito bem aqui em Interlagos. É uma alegria competir de Porsche”
Edu Guedes
“Largar de último é sempre difícil, o acidente no quali foi uma pena e poderia ter sido evitado. Precisamos contar com a sorte na inversão do grid, mas foi uma corrida de estar com a faca entre os dentes o tempo todo para conseguir subir posições. Não foi a corrida que eu queria, mas foi divertida.”
Werner Neugebauer
“Foi uma ótima prova, com condições climáticas mudando a cada volta. Minha disputa com o Marçal foi muito boa e principalmente limpa. Um campeonato se constrói a cada etapa e pontuar bem é sempre importante.”
Miguel Paludo
“Foi uma corrida difícil. Ninguém esperava outra chuva e ela veio. Consegui um bom ritmo na corrida atrás de caras que estavam andando em um bom ritmo também, foi uma corrida de não cometer erros e saber controlar bem o ritmo.”
Fran Lara
“Foi uma loteria hoje, meu carro era melhor para corrida do que para o quali e consegui dois pódios! Estou feliz.”
Eduardo Menossi
“Foi uma corrida complicada, a pista começou úmida e secou ao longo da prova, com isso o acerto do carro fica errado e deixa a disputa ainda mais complicada. Estou muito contente com o resultado”
Daniel Correa
“Foi a melhor corrida da minha vida. A corrida foi limpa, todos andaram bem e largaram bem. Todos deram o seu melhor e isso me deixou muito feliz. Muito contente também em ver amigos conquistando bons resultados.”
Ricardo Fontanari
“O peso influenciou muito na corrida, meu lastro era maior que o deles e a vantagem que o Leo levava na junção era muito grande. No miolo a gente conseguia se aproximar, mas não valia arriscar os pontos por uma manobra que não era certa. Pontos importantes para o campeonato e vamos em frente que ainda tem muita corrida para acontecer.”
Nelson Monteiro
“Foi maravilhoso. Sabia que apesar do bom tempo no treino, a chuva mudaria completamente a história da corrida. Corrida de recuperação assim tem um gosto diferente, estou muito feliz com o pódio.”
Caio Castro
“A corrida foi ótima, perdi muito tempo atrás de um piloto da outra classe. O Edu Guedes é muito constante, ele aproveitou esse tempo que eu perdi e um erro ali no laranjinha e completou a manobra para conquistar a vitória. Muito bom que foi uma corrida limpa também, com boas disputas.”
Bruno Campos
Resultados***
Carrera Cup
- #544 Marçal Müller 27:37.612
- #7 Miguel Paludo +1.136
- #1 Alceu Feldmann +4.768
- #16 Renan Pizii* +6.132
- #3 Francisco Lara* +9.269
- #73 Enzo Elias +10.192
- #8 Werner Neugebauer +10.687
- #21 Eloi Khouri +11.002
- #20 Pedro Aguiar +11.839
- #11 Pedro Boesel +18.780
- #9 Franco Giaffone** +19.955
- #85 Eduardo Menossi** +25.746
- #80 Rouman Ziekmkiewicz* +30.413
- #199 Nelson Marcondes** +30.469
- #100 Urubatan Junior** +31.037
- #84 Fernando Croce +31.642
- #29 Rodrigo Mello* +32.256
- #12 João Barbosa** +34.508
- #10 Paulo Borges** +52.200
- #19 Cristiano Piquet* +1:06.630
- #88 Georgios Frangulis** -4 voltas
DNF
#5 Sylvio de Barros**
#77 Francisco Horta**
*Sport
**Trophy
GT3 Cup
- #80 Raijan Mascarello 28:14.494
- #69 Daniel Correa +9.304
- #15 Leonardo Sanchez* +9.454
- #87 Nelson Monteiro +10.107
- #17 Ricardo Fontanari* +11.018
- #3 Cristian Mohr +11.344
- #22 Caio Castro* +15.601
- #14 Andre Gaidzinksi* +18.388
- #20 Vina Neves* +20.938
- #555 Ayman Darwich* +22.711
- #45 Paulo Totaro* +29.371
- #7 Lucas Salles +30.012
- #32 Paulo Sousa* +31.658
- #29 Guilherme Bottura* +33.519
- #9 Edu Guedes** +36.465
- #33 Bruno Campos** +37.761
- #88 Gustavo Farah** +38.798
- #71 SangHo Kim** +38.883
- #12 Edson dos Reis** +44.870
- #888 Khayam Ghazzaoui** +1:11.693
- #99 Nasser Aboultaif** +1:14.907
- #44 Carol Aranha** +1:23.574
DNF
#8 Lineu Pires*
*Sport
**Trophy
***Sujeito a verificações dos comissários
Campeonatos
Carrera Cup
- Marçal Muller 92 pontos
- Miguel Paludo 87
- Werner Neugebauer 74
- Alceu Feldmann 72
- Enzo Elias 59
- Eloi Khouri 45
- Pedro Boesel 40
- Fran Lara 38
- Matheus Iorio 32
- Rodrigo Mello 31
- Renan Pizii 30
- Cristiano Piquet 29
- Rouman Ziemkiewicz 26
- Pedro Aguiar 15
- Eduardo Menossi 13
- Urubatan Jr 13
- Eduardo Azevedo 10
- Franco Giaffone 9
- Sylvio de Barros 8
- Francisco Horta 5
- Georgios Frangulis 3
- Nelson Marcondes 3
- João Barbosa 2
- Fernando Croce 2
Carrera Sport
- Francisco Lara 36 pontos
- Rodrigo Mello 36
- Cristiano Piquet 32
- Rouman Ziemkiewicz 30
- Renan Pizii 24
- Eduardo Menossi 16
- Urubatan Junior 15
- Eduardo Azevedo 12
- Franco Giaffone 11
- Sylvio de Barros 10
- Nelson Marcondes 8
- Francisco Horta 6
- Georgios Frangulis 5
- João Barbosa 2
Carrera Trophy
- Eduardo Menossi 41 pontos
- Urubatan Junior 35
- Nelson Marcondes 28
- Georgios Frangulis 20
- Sylvio de Barros 20
- Francisco Horta 19
- João Barbosa 19
- Franco Giaffone 18
- Leonardo Sanchez 7
- Paulo Borges 5
GT3 Cup
- Raijan Mascarello 94 pontos
- Nelson Monteiro 71
- Ayman Darwich 64
- Cristian Mohr 64
- Lucas Salles 59
- Vina Neves 47
- Leonardo Sanchez 43
- Ricardo Fontanari 38
- André Gaidzinski 33
- Daniel Correa 28
- Eduardo Menossi 28
- Caio Castro 24
- Lucas Peres 22
- Lineu Pires 21
- Paulo Sousa 20
- Ramon Alcaraz 14
- Edu Guedes 13
- Edson dos Reis 12
- Paulo Totaro 12
- Bruno Campos 7
- Marcio Mauro 7
- Nasser Aboultaif 7
- Gustavo Farah 6
- Guilherme Bottura 3
- Carol Aranha 1
GT3 Sport
- Ayman Darwich 39 pontos
- Vina Neves 33
- Ricardo Fontanari 28
- Leonardo Sanchez 28
- André Gaidzinski 23
- Caio Castro 19
- Eduardo Menossi 15
- Lineu Pires 13
- Edson dos Reis 10
- Paulo Sousa 10
- Ramon Alcaraz 7
- Edu Guedes 5
- Nasser Aboultaif 4
- Paulo Totaro 4
- Bruno Campos 3
- Gustavo Farah 2
GT3 Trophy
- Nasser Aboultaif 33 pontos
- Gustavo Farah 30
- Edson dos Reis 28
- Edu Guedes 26
- Bruno Campos 20
- Carol Aranha 19
- SangHo Kim 13
- Paulo Totaro 12
- Khayam Ghazzaoui 5
Porsche XP Private Cup – Etapa 3
Domingo, 18 de julho
13:22 – 13:50 – Corrida 2 – Carrera Cup (25 minutos +1 volta)
14:10 – 14:38 – Corrida 2 – GT3 Cup (25 minutos +1 volta)
Por: Luis Ferrari