Shell mira liderança do campeonato e os três pilotos no top10 da Stock Car em Cascavel

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Atual vice-campeão, Ricardo Zonta vem de etapa dupla exuberante no Velocitta

Após a realização de um terço do campeonato 2021, a Stock Car começa a projetar a partir da quinta etapa os reais postulantes ao título. Cascavel recebe o desafio desta semana, para a corrida de velocidade média mais alta da temporada. É o palco ideal para a Shell emplacar definitivamente seus três pilotos entre os dez na classificação e mais uma vez chegar à grande final com postulantes ao título da maior categoria do esporte a motor brasileiro.

Quem puxa a fila da maior patrocinadora do automobilismo no Brasil e no mundo é Ricardo Zonta, catapultado por uma formidável rodada dupla com a equipe Shell-RCM no Velocitta. Com pole, vitória e dois segundos lugares no interior paulista, o atual vice-campeão da Stock Car saltou de 15º na tabela para terceiro com o Toyota Corolla #10.

O paranaense sabe o caminho do pódio em Cascavel. Dois de seus 22 troféus na categoria foram conquistados no Autódromo Zilmar Beux, ambos de segundo lugar em 2015 e 2016.

Em oitavo no campeonato de pilotos e também dono de um grande retrospecto na pista do oeste do Paraná aparece Átila Abreu e o Chevrolet Cruze #51. O competidor da equipe Shell V-Power sempre aponta Cascavel como uma de suas pistas favoritas no calendário da Stock Car. Ele ostenta inclusive pole-position, quatro pódios e um par de vitórias no desafiador traçado de 3.058 m (em 2018 e 2019).

Seu companheiro, Galid Osman, coleciona top10s no Zilmar Beux e já esteve muito próximo do pódio. Depois de grandes atuações na abertura do calendário em Goiânia e em Interlagos, quando liderou mais de metade da corrida, Galid estava entre os mais rápidos nos treinos livres em Mogi Guaçu. Mas o quali no sábado não foi o melhor e depois ele acabou coletado em acidentes que prejudicaram muito seu fim de semana, caindo de nono para 18º na classificação. A performance, contudo, esteve lá e o dono do carro #28 sabe que com uma corrida limpa em Cascavel conseguirá retornar ao bloco dos dez primeiros na tabela de pontos.

Depois de iniciar o campeonato muito forte sob a nova estrutura da equipe comandada pelo engenheiro Joselmo Barcik, o “Polenta”, a Shell V-Power sofreu no Velocitta. O time chegou ao interior paulista em um respeitável terceiro lugar no campeonato de equipes e saiu de lá apenas em sexto lugar.

A meta agora é trabalhar no setup estratégia de corrida para os carros #51 e #28 e proporcionar uma escalada nos pontos para Átila e Galid.

Não é tarefa fácil, uma vez que Cascavel é um traçado bastante singular.

Com curvas de alta, o destaque é a 1, o “Bacião”, uma curva para a esquerda de raio longo e tomada em descida no fim da reta dos boxes, o traçado não tem freadas fortes –o que dificulta ultrapassagens, já que as retas não são longas como em Goiânia, Curitiba ou Interlagos. Com um asfalto abrasivo e cinco das sete curvas para a esquerda, o desgaste dos pneus é um desafio adicional para os engenheiros chegarem a um ajuste que mantenha os carros equilibrados ao longo das duas baterias de 30 minutos no domingo.

O trio da Shell está elegível para o Fan Push na quinta etapa do campeonato. A enquete oficial promovida pela Stock Car confere aos seis pilotos mais votados um acionamento extra do botão de ultrapassagem no domingo.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a quinta etapa, em Cascavel, no sábado às 15h10, enquanto a corrida 1, no domingo, será ao vivo na Band e no SporTV às 12h10, com a corrida 2 às 12h48. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa.

O que eles disseram:

“Cascavel é uma pista que eu gosto muito. Já subi ao pódio algumas vezes, mas ainda me falta a vitória por lá. Meu objetivo é chegar lá pronto para ganhar a corrida, para isso é importante chegar com uma boa estratégia e com o carro muito bem acertado. O equipamento é crucial ali, a pista exige muito do piloto e do carro pelas curvas de alta. Porém, o mais importante pensando no campeonato é continuar somando bons pontos.”

Ricardo Zonta

“Cascavel é a pista mais rápida do calendário, com a maior velocidade média na categoria. Apesar disso, é uma pista que tem suas particularidades. Não usamos a sexta marcha, o freio é pouco exigido também, não tem nenhum ponto de freada muito forte. Outro cuidado que precisamos ter é com o ‘ombro’ do pneu, pois ele é muito exigido pelas curvas de alta e ondulações da pista. A categoria inclusive disponibiliza um jogo de pneu extra para a etapa. É uma das minhas pistas favoritas por sua característica, inclusive uma das minhas últimas vitórias na Stock Car foi em Cascavel. Como equipe nós precisamos voltar a pontuar depois de muita dificuldade no Velocitta. Queremos voltar a brigar por pódio e subir na classificação do campeonato.”

Átila Abreu

“É uma etapa muito importante para nós, a etapa do Velocitta não foi boa como esperávamos. Começamos o fim de semana muito bem e terminamos quase sem ponto nenhum. Cascavel é uma pista que nunca subi ao pódio, espero que seja a primeira vez para poder pontuar bem e coletar bons pontos para o campeonato.”

Galid Osman

Stock Car – Cascavel – Programação:

Sexta-feira, 9 de julho
15h55 – 16h05 – Shakedown

Sábado, 10 de julho
09h00 – 10h10 – Treino livre 1
12h05 – 13h15 – Treino livre 2
15h10 – 15h55 – Classificação

Domingo, 11 de julho
11h00 – 11h10 – Warm up
12h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h48 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Stock Car – Campeonato (top10):

  1. Daniel Serra 131 pontos
  2. Gabriel Casagrande 116
  3. Ricardo Zonta 113
  4. Cesar Ramos 112
  5. Diego Nunes 106
  6. Rubens Barrichello 97
  7. Denis Navarro 96
  8. Átila Abreu 89
  9. Guilherme Salas 87
  10. Bruno Baptista 86
  11. Galid Osman 45

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Por: Luis Ferrari

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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